ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 27º

Comportamento

Após 3 anos de espera, Thiago emociona ao correr com prótese

Por causa de defornidade congênita, ele precisará de próteses novas todos os anos

Bárbara Cavalcanti | 08/06/2021 07:01



A alegria de Thiago Alexandre dos Santos, de 7 anos, foi motivo de emoção para toda a família e profissionais do Centro Especializado em Reabilitação da APAE de Campo Grande. O motivo foi a nova prótese que ele recebeu, e que o fez correr nos corredores de felicidade. “Foi emocionante ver meu neto assim, todo mundo chorou”, detalha a avó Sonia Maria dos Santos, de 52 anos.

Thiago é natural de Ladário tem uma condição chamada malformação congênita na perna, o que significa que ele precisa de uma prótese para conseguir se movimentar. Como é um problema de nascimento, e como ele cresce todos os anos, a prótese precisa ser ajustada à seu desenvolvimento. Infelizmente, nem sempre isso acontece no mesmo ritmo.

Thiago exibindo a prótese nova. (Foto: Ascom APAE)
Thiago exibindo a prótese nova. (Foto: Ascom APAE)

“A primeira prótese dele foi aos três anos de idade e era a que ele tinha até agora. Ele não saía, ficava com vergonha, e a gente não conseguia carregar ele, ele já é pesado. E a prótese pequena o machucava”, detalha a mãe de Thiago, Kelly Cristina dos Santos Francisco, de 36 anos. “Mas agora com essa nova, ele está muito feliz. Ele corre pra lá e pra cá e eu brigo com ele, falando que é pra andar e não correr, vai que ele estraga”, ri.

Thiago é o terceiro filho de Kelly. Ele ainda tem duas irmãs mais velhas e outra mais nova, ainda bebê, e motivo pelo qual quem o acompanhou em Campo Grande foi a avó. “Quando ele nasceu, foi um choque. A gente descobriu só na hora que ele nasceu. Ele é o único também entre os filhos que é assim.Mas graças a deus ele é bem da cabeça, é uma criança inteligente”, ainda comenta Kelly.

Thiago frequenta a Apae de Corumbá e conseguiu a nova prótese em Campo Grande. E a prótese nova veio personalizada. De acordo com Dorival Daikon Vilata, auxiliar técnico ortopédico que fez a prótese, a ideia de personalizar a prótese surgiu quando Thiago se mostrava quieto e tímido durante as consultas.

Prótese de Thiago tem um Mickey Mouse feito especialmente para ele. (Foto: Arquivo Pessoal)
Prótese de Thiago tem um Mickey Mouse feito especialmente para ele. (Foto: Arquivo Pessoal)

“Como forma de trazer alegria e levantar sua autoestima, decidi produzir uma prótese personalizada com o desenho do Mickey. No dia da entrega tive a surpresa que eu tanto esperava, o sorriso no rosto do Thiago ao ver a sua nova prótese. Foi comovente ver ele abraçando e levantando, mostrando para sua avó”, conta.

Curta o Lado B no Facebook. Tem uma pauta bacana para sugerir? Mande pelas redes sociais, e-mail: ladob@news.com.br ou no Direto das Ruas através do WhatsApp do Campo Grande News (67) 99669-9563.

Nos siga no Google Notícias