ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 24º

Comportamento

Bicicleta acabou com a rotina no sofá e salvou casamento de 29 anos

Casal apostou na aventura após 29 anos de união e viram relacionamento ter novo sentido

Thailla Torres | 30/10/2021 07:20
Sanir e Clélia durante aventuras por Mato Grosso do Sul. (Foto: Arquivo Pessoal)
Sanir e Clélia durante aventuras por Mato Grosso do Sul. (Foto: Arquivo Pessoal)

Nos últimos 29 anos de casamento, oficial de justiça Clélia Débora de Araújo Fernandes Bacarin e o analista de sistemas Sanir Pedro Bacarin se viram em um cenário comum na vida de muitos casais: a rotina. Mas eles resolveram dar a volta por cima na monotonia abandonando a televisão para serem felizes pedalando e curtindo a natureza.

Clélia é quem narra orgulhosa a mudança. “Antes de começarmos com a bike, costumávamos sair para almoçar com amigos e visitar a família, mas alguns fins de semana eram monótonos às vezes. Como moramos em apartamento, o contato com a natureza era bem mais restrito”, lembra.

Ela sempre gostou de atividade física, especialmente academia e yoga. No entanto, como casal, não era possível fazer a conciliação dessas atividades. A bicicleta então se tornou uma paixão para os dois, tanto pela chance de fazerem uma atividade juntos quanto por viverem novas experiências. “Na verdade, meu marido diz que ele gosta de bicicleta e eu gosto de conversar, comer e ir para a cachoeira, pedalar é consequência”.

Com a bicicleta na nova rotina, o casal é enfático. “Trocamos o sofá e as séries de Netflix por passeios ao ar livre, o que nos permite, além do contato com a natureza, a integração com o grupo de amigos, a superação dos limites e interação com o imprevisível”, diz Clélia.

E o que não falta é novidade. “Uma paisagem inusitada, coisas engraçadas, uma bicicleta estragada ou até mesmo, acidentes”.

Casal virou inspiração para amigos e conhecidos pela disposição em praticar atividade juntos. (Foto: Arquivo Pessoal)
Casal virou inspiração para amigos e conhecidos pela disposição em praticar atividade juntos. (Foto: Arquivo Pessoal)
Uma das cachoeiras que o casal encontrou pelo caminho. (Foto: Arquivo Pessoal)
Uma das cachoeiras que o casal encontrou pelo caminho. (Foto: Arquivo Pessoal)

Mas o que mais conta para o casal é as pessoas e os lugares incríveis que encontram pelo caminho. “Por mais que façamos, às vezes, as mesmas trilhas, elas nunca são iguais. Por conta das mudanças climáticas, a paisagem é sempre diferente. Nosso grupo de pedal, o Vai Quem Quer - VQQ é muito animado e integrado e, por isso, sempre há novidades”, conta.

Além disso, os dois participam das atividades que o Firebikers – hoje considerada a maior associação de atletas do ciclismo – e têm evoluído ainda mais no ciclismo.

“A transformação é evidente para quem convive com a gente. Até o relacionamento ficou mais leve e animado. Além do emagrecimento, que é uma consequência natural da atividade, a interação social que a bike traz faz muito bem ao casal. O nível de estresse diminuiu demais e, além disso, fizemos muitos amigos em comum”, explica Clélia.

Entre os passeios prediletos, está o Vale Europeu, em Santa Catarina. “Foi desafiador, por conta das elevadas altitudes, ao qual não estávamos acostumados. Além disso, as paisagens são deslumbrantes, especialmente na região dos Lagos”.

Agora, o casal é inspiração para amigos e conhecidos. “A bicicleta, além de ser uma atividade aeróbica que trabalha praticamente o corpo todo, permite essa mobilidade que nos transporta para lugares incríveis, a integração com um grupo solidário e sempre disposto, o contato com a natureza e a superação de seus limites”, finaliza a esposa.

Casal ao lado do filho durante um dos passeios de bike. (Foto: Arquivo Pessoal)
Casal ao lado do filho durante um dos passeios de bike. (Foto: Arquivo Pessoal)

Curta o Lado B no Facebook. Tem uma pauta bacana para sugerir? Mande pelas redes sociais, e-mail: ladob@news.com.br ou no Direto das Ruas através do WhatsApp do Campo Grande News (67) 99669-9563.

Nos siga no Google Notícias