ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  17    CAMPO GRANDE 24º

Comportamento

Como ninguém resolve, alguém quis “devolver” pé do Manoel de Barros

Alguém teve uma ideia mais prática e colocou uma bota no pé que foi 'furtado' do poeta

Gustavo Bonotto | 18/07/2023 23:41
Sem pé, escultura de Manoel de Barros ganha bota marrom. (Foto: Paulo Francis)
Sem pé, escultura de Manoel de Barros ganha bota marrom. (Foto: Paulo Francis)

Sem o pé direito há mais de dois anos, uma bota marrom foi deixada no monumento de bronze que homenageia o poeta cuiabano Manoel de Barros, instalado na região central de Campo Grande - entre o cruzamento da Avenida Afonso Pena com as ruas Pedro Celestino e Rui Barbosa - durante a noite desta terça-feira (18).

A situação do patrimônio municipal foi encaminhada ao Campo Grande News pelo canal Direto das Ruas. "Como ninguém resolve, alguém teve a brilhante ideia, ainda mais prática, para devolver o pé do poeta", disse o leitor que preferiu não se identificar enquanto passava pelo local.

O pé roubado é o da perna que Manoel cruza na pose esculturada pelo artista plástico campo-grandense Ique Woitschach. Pesando aproximadamente 400 quilos, a escultura de bronze mede 1,38 metros de altura e 1,60 m de largura. Foi montada em dezembro de 2017 como forma de comemorar os 101 anos de nascimento do artista mato-grossense.

Em abril deste ano, a FCMS (Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul) enviou nota dizendo que estava tentando negociar com a Energisa a restauração do monumento, que deverá receber investimento de aproximadamente R$ 140 mil.

Por enquanto, o 'patrocínio casado’ com a empresa ainda não foi fechado e não há previsão de quando deve ser oficializado. Com o valor do patrocínio, a FCMS planeja fazer o restauro do pé vandalizado, os óculos, além de pintar novamente a estátua do poeta.

"Sorridente", Manoel de Barros fica sob árvore na Avenida Afonso Pena. (Foto: Paulo Francis)
"Sorridente", Manoel de Barros fica sob árvore na Avenida Afonso Pena. (Foto: Paulo Francis)

Acompanhe o Lado B no Instagram @ladobcgoficial, Facebook e Twitter. Tem pauta para sugerir? Mande nas redes sociais ou no Direto das Ruas através do WhatsApp (67) 99669-9563 (chame aqui).

Nos siga no Google Notícias