ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 25º

Comportamento

Da onça na fazenda, ao trânsito na Afonso Pena, site mostra imagem em tempo real

Anny Malagolini | 14/05/2014 06:43
Câmera foi instalada nos altos da avenida.
Câmera foi instalada nos altos da avenida.

Desde o mês passado, no altos da Afonso Pena, especificamente no número 5.800, uma câmera mostra em tempo real a movimentação da avenida. Como é um ponto só, não vale muito como estratégia de controle de fluxo, funciona mais como curiosidade.

O inventor da plataforma “Veja ao Vivo” se chama Cristian Aquino. Morador de Joinville, em Santa Catarina, ele criou a ferramenta em 2012 para escapar do caos de umas das ruas que tinha como caminho. Sempre que chovia na cidade, passar pelo local ficava impraticável. Por isso, resolveu se precaver antes de passar mais raiva no congestionamento.

Cristian teve a ideia de instalar uma câmera no local como um serviço público e transmitir a movimentação para alertar os condutores via internet. As imagens não são armazenadas, servem apenas para monitoramento.

A “boa ação” rendeu e o site www.vejoaovivo.com.br já transmite imagens de 90 cidades do Brasil. Para acessar, basta selecionar o estado e uma das cidades já cadastradas.

Em Mato Grosso do Sul, por exemplo, em Campo Grande a câmera foi instalada no pátio de uma concessionária, que ganha com a marca exibida 24h no vídeo.

O sistema também foi instalado em uma fazenda, no município de Itaquiraí, onde a câmera já filmou tucanos, araras, macacos e até uma onça. As imagens são feitas na Green Farm, uma fazenda de 4.654 hectares, vizinha ao Parque Nacional da Ilha Grande (PR), criada para projetos de preservação ambiental, pesquisas de espécies, solo e clima.

Pelo País, é possível ver, por exemplo, o estádio do Corinthians em São Paulo, a Forte Santa Maria em Salvador ou a Barra da Tijuca no Rio de Janeiro. O dono da ideia ganha com publicidade, contando com as visualizações dos consumidores curiosos por saber de qualquer parte do Brasil como anda determinado local lá longe, em outro extremo do País.

Na Capital, o local escolhido para a instalação do equipamento não é problema pelo fluxo e congestionamento, mas ainda estão previstos outros pontos na cidade. A ideia é de que até o final do ano, o Estado contabilize 30 câmeras instaladas.

Para acompanhar a movimentação da Avenida Afonso Pena, acesse aqui. No site todos os lugares ficam listados por siglas de estados, basta escolher sua região e ver. Também está disponível em aplicativos como iOS e Android.

Nos siga no Google Notícias