ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 22º

Comportamento

Há 5 anos, aves têm endereço na Vila Alba, com direito a casa na árvore e comida

Aline Araújo | 02/01/2015 06:45
(Foto: Marcos Ermínio)
(Foto: Marcos Ermínio)
(Foto: Marcos Ermínio)
(Foto: Marcos Ermínio)

Não tem como não chamar atenção. Os passarinhos vão chegando e se aglomerando para comer os farelos de arroz e de milho, enquanto Rubens Camargo, 73, e a esposa Atrea Camargo, de 71, ficam sentados na frente de casa observando os pássaros comerem. A cena virou rotina há cinco anos na Vila Alba.

E não é só pombinha que passa por lá, são várias espécies de passarinhos, os xodós do casal, desse jeito livre, indo e vindo, voando quando os carros passam e voltando para o asfalto para continuar a comer.

Os dois adoram aves, fizeram até casinha para elas na árvore em frente de casa. Por dia, jogam mais de três quilos de arroz para alimentar os pássaros. “Tem época que as frutas diminuem, eles ficam sem alimento, então a gente não tem dó de gastar”, comenta Rubens.

Tem joão de barro que rouba comida na cozinha e passarinho que se machuca e fica na caixa até se recuperar para voltar à natureza, o amor que o casala tem pelos passarinhos está por toda a casa. Do bebedor para o beija-flor, ao suporte para comida no alto da casa.

Endereço certo dos pássaros no fim da tarde da Vila Alba. (Foto: Marcos Ermínio)
Endereço certo dos pássaros no fim da tarde da Vila Alba. (Foto: Marcos Ermínio)

A retribuição vem cedinho. “Nós acordamos com a serenata dos pássaros e adoramos”, conta Atrea.

Casamos há 58 anos , com quatro filhos, o amor pelas aves veio do tempo que seu Rubens morou em Santa Catarina. “Lá é comum as pessoas alimentarem os pássaros na janela”, lembra.

O costume aqui começou quando a esposa colocou farelos de pão sobre o muro. Ai, começou a tradição.

Agora, em dias de sol, no entardecer, os dois levam as cadeiras para frente da casa azul na esquina da avenida Madri com Rua Berilo. Colocam comida para os passarinhos, sentam e ficam em silêncio para observar todos chegarem e fazerem a festa por ali.

“Acho que eu tenho um espirito forte, porque eles gostam de mim!”, brinca Rubens

Nos siga no Google Notícias