ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
SETEMBRO, SÁBADO  19    CAMPO GRANDE 25º

Comportamento

Kombi dos cachorros leva até 15 pets e rouba olhares pelas ruas

Com passageiros de quatro patas, motorista coleciona histórias e amizades pela cidade

Por Amanda Ferreira | 19/09/2026 07:24
Kombi dos cachorros leva até 15 pets e rouba olhares pelas ruas
Charles Kettenhuber dentro da Kombi adaptada para transportar os passageiros de quatro patas (Foto: Amanda Ferreira)

Quem anda pelas ruas de Campo Grande pode já ter cruzado com uma Kombi difícil de passar despercebida. Com cortinas estampadas com cachorrinhos e o interior adaptado com poltronas de casais e acolchoadas, o veículo transporta até 15 pets de uma vez pela cidade. Ao volante está Charles Kettenhuber, de 46 anos, que há dois anos trabalha buscando e levando animais de estimação para os tutores.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

Charles Kettenhuber, de 46 anos, transformou uma Kombi em transporte de pets em Campo Grande. Ex-motorista de aplicativo, ele começou a carreira ao aceitar um pedido de um veterinário e, com a demanda crescente, passou a se dedicar exclusivamente ao serviço, transportando até 15 animais por vez. Ele também criou um hotel para cães, sem uso de baias, onde os animais convivem livremente.

 A “UberDog” sobre rodas chama tanta atenção por onde passa que fisgou até a equipe do Campo Grande News, que encontrou a Kombi por acaso durante uma passagem pela rua.

Mas quem vê Charles transformando a Kombi em uma “limousine” para animais de estimação talvez não imagine que, antes dos cachorros ocuparem os bancos, quem viajava com ele eram humanos. Motorista de aplicativo, ele fazia corridas convencionais até que um pedido inesperado de um veterinário mudou o rumo do trabalho.

Apaixonado por animais, Charles recebeu uma ligação da clínica onde levava os próprios cachorros. O veterinário precisava transportar um cachorro com urgência e não encontrava quem fizesse o serviço. Perguntou se ele toparia. Charles aceitou, mesmo sem saber sequer quanto cobrar. “Eu transportava pessoas. Pet eu nunca tinha carregado”, lembra.

A primeira viagem deu certo. Depois veio uma segunda e, principalmente, o retorno dos tutores. Segundo Charles, o veterinário contou que os clientes haviam elogiado a maneira como ele tratava os animais e sugeriu que deixasse cartões na clínica para receber novas indicações.

Kombi dos cachorros leva até 15 pets e rouba olhares pelas ruas
Charles levou a equipe do Lado B para conhecer a rotina da Kombi ao lado de seus quatro cães e uma hóspede (Foto: Amanda Ferreira)

No começo, apareciam poucos chamados, enquanto Charles continuava trabalhando como motorista de aplicativo. Aos poucos, porém, as indicações aumentaram e o transporte de pets deixou de ser um serviço ocasional para virar o trabalho principal. Hoje, ele afirma que a procura já supera sua capacidade de atendimento. “Eu dispenso mais quatro, seis pessoas por dia. Não consigo atender todo mundo e o foco ficou apenas nos animal”.

O transporte abriu caminho para Charles ampliar o negócio e passar de um carro simples para uma Kombi e criar também um hotel para cães, ideia que já cultivava havia algum tempo e ganhou força com o incentivo da esposa.

A confiança conquistada entre tutores e clínicas veterinárias ajudou, mas ele conta que encarou a novidade com ainda mais responsabilidade. “O transporte é muito sério. E o hotelzinho é mais sério ainda. Você vai ficar com o filho de uma pessoa”, afirma.

Kombi dos cachorros leva até 15 pets e rouba olhares pelas ruas
Charles ao lado de Nina, uma das primeiras hóspedes do hotel para cães (Foto: Amanda Ferreira)

Uma das primeiras hóspedes foi Nina, cachorrinha de uma cliente que viajaria por cerca de 20 dias e já confiava em Charles por causa do transporte. Depois dela, outros clientes passaram a procurar a hospedagem. No local, a proposta é não usar baias: os cães ficam soltos, convivem entre si e acompanham a rotina da casa. “Aqui não tem baia. Aqui os cachorros ficam todos soltos, um perto do outro. Eles ficam lá na sala com a gente”.

Upgrade - A Kombi surgiu como um desejo antigo de Charles, mas encontrar o modelo que queria não foi tarefa fácil. Ele procurava uma 2013 e se assustou com os preços e o estado dos veículos disponíveis.

“O pessoal estava pedindo R$ 60 mil numa Kombi e você ia gastar mais R$ 60 mil para arrumar”, conta. Foi quando pediu ajuda ao amigo Fabrício, apaixonado por carros e integrante de grupos de negociação. “Ele falou: ‘Charles, eu vou achar uma Kombi para você’. Aí começou a procurar e um dia disse: ‘Achei uma Kombi top para você’.”

Quando encontrou o veículo, porém, ele ainda estava bem diferente da versão que hoje circula por Campo Grande. “Ela não era assim. A roda era preta, estava toda adesivada de azul, o insulfilm era azul e a cortina era azul”, lembra. Depois da compra, Charles começou a transformação que deu à Kombi a identidade pet e a estrutura usada atualmente para transportar os animais.

Kombi dos cachorros leva até 15 pets e rouba olhares pelas ruas
Cães ocupam as poltronas adaptadas no interior da Kombi durante passeio pela Capital (Foto: Amanda Ferreira)

Com a Kombi nas mãos, Charles começou a transformação. Antes de mexer no veículo, chegou a usar inteligência artificial para visualizar como ele ficaria com a identidade do negócio. Depois, colocou a ideia em prática: pintou o teto e os para-choques, reformou as rodas para deixá-las vermelhas, rebaixou o veículo e instalou película da mesma cor.

“Eu queria deixar ela com a cara do Pet Móvel”, conta. Para completar, vieram as cortinas estampadas com cachorrinhos. “Tinha que ser uma cortina que fosse a cara do Pet Móvel. A Amanda achou o tecido e tinha a medida certinha para fazer as cortinas. Não deu nem mais, nem menos. Eu falei: ‘Era para ser mesmo’.”

O resultado transformou a Kombi em atração por onde passa. Charles conta que recebe buzinas, elogios e olhares de crianças, adultos e idosos enquanto circula pela cidade.

“Você sai com ela e o pessoal pira. Tem gente que para no sinaleiro e fala: ‘Cara, que linda essa Kombi, parabéns’.” Além dos passageiros humanos que podem ocupar a parte da frente, a principal carga agora tem 4 patas. Segundo Charles, em um dia comum, ele transporta, em média, 7 cães.

Confira a galeria de imagens:

  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
  • Campo Grande News

Acompanhe o Lado B no Instagram @ladobcgoficial, Facebook e X. Tem pauta para sugerir? Mande nas redes sociais ou no Direto das Ruas através do WhatsApp (67) 99669-9563 (chame aqui).

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para entrar na lista VIP do Campo Grande News.