ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 24º

Comportamento

Mãe cria página no Facebook em mais uma tentativa de superar a morte do filho

Ângela Kempfer | 21/01/2014 06:19
Murilo e a mãe Denise.
Murilo e a mãe Denise.

São duas fotos postadas por dia no Facebook, mas poderiam ser 10 ou 12, caso Denise Paco atendesse a própria vontade, sem pensar no que isso significa. A dor de perder um filho aos 19 anos ela não consegue definir. “Nunca que vão conseguir dar nome pra isso”, comenta. Mas a saudade fica evidente na página criada no dia 15 de janeiro de 2014, 1 ano e 4 meses depois do acidente de carro que matou Murilo.

“Saudade é solidão acompanhada, é quando o amor ainda não foi embora, mas o amado já...” resume, usando a poesia. Tem sido meses complicados, de um sofrimento que muda os contornos, mas não diminui, diz Denise. Por isso, ela decidiu compartilhar o que sente com quem estiver disposto a ler, no Facebook.

Na página “Meu filho Murilo, saudade eterna”, a mãe fala sobre a perda, exibe imagens de quando o filho era criança, depois de adulto, lança frases como se ele pudesse ouvir e assim vai passando os dias com a lembrança.

O psicanalista dela não aprovou em nada a ideia, mas Denise resolveu que vai sofrer o quanto precisar. ”Eu vivia para ele, meu único filho. Não tem tempo que diminua, mas vou superando por etapas”, comenta a mulher de 49 anos, que mora em Itaporã.

Foi em uma estrada de terra do município, a 227 quilômetros de Campo Grande, que Murilo Paco Velozo morreu. Ele dirigia o carro quando voltava de um aniversário. Em uma das curvas, perdeu o controle do veículo. Dos 3 jovens dentro do carro, só Murilo não resistiu aos ferimentos.

“Quando você recebe uma notícia dessas, sei lá, não tem como explicar. Sou católica, me apeguei a Deus e busquei a terapia”, lembra Denise.

Uma das fotos postadas no Facebook.
Uma das fotos postadas no Facebook.

Ela estava já separada do ex-marido há 8 anos quando Murilo morreu. Em 2013 se casou de novo e há 4 meses voltou a trabalhar como inspetora de alunos. Mas só um ano depois da morte conseguiu reduzir as fotos espalhadas pela casa, com todas as fases da vida do filho, em porta-retratos e paredes. Agora, o Facebook é o álbum.

No coração há contradições, um conflito entre o que Denise é e como quer ser. “Só retornei ao trabalho quando senti que estava preparada, não me forço a nada. Faço o que tenho vontade, como a página no Facebook. Só não faço tudo, como postar 12 fotos por dia, porque sei que não é normal. Mas eu tenho vontade.”

No ano passado, o caso da mãe que entrou na Justiça para que o Facebook excluísse o perfil da filha morta ganhou repercussão, mas Denise diz nunca ter se importado com isso. “Eu acompanhava a vida toda dele, reclamava quando ele postava alguma coisa que eu achava imprópria. Então ele me bloqueou. Comecei a usar o da minha mãe, e ele bloqueou também. Depois, quando o Murilo morreu, os amigos me mostravam. Hoje não me importo que continue lá.”

Os livros de auto-ajuda que agora a acompanham, tem frases compartilhadas na rede social. São lições que serviram para Denise e que ela tem a necessidade de levar a outras pessoas com a mesma dor. “Evito ir aos velórios, mas quando quem morreu é jovem, eu faço questão de ir e tentar confortar”.

No Facebook, os amigos respondem, tentam confortar, lembram de Murilo, mas isso parece importar menos. “O que eu quero mesmo é desabafar. Nada apaga, mas ajuda a viver”, avisa.

Denise agora lembra do filho em álbuns virtuais.
Denise agora lembra do filho em álbuns virtuais.
Nos siga no Google Notícias