ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 19º

Comportamento

Mães que há muito não têm tempo para sorrir ganham super produção em Terenos

Paula Maciulevicius | 11/04/2014 06:19
Olhos que viram de sofrimento o mesmo tanto que de indiferença, ganharam registro para exposição. (Fotos: Fabi Rezek)
Olhos que viram de sofrimento o mesmo tanto que de indiferença, ganharam registro para exposição. (Fotos: Fabi Rezek)

Poses que nunca foram feitas. Sorrisos guardados há anos pela falta de tempo que essas mulheres dispunham, até para rir. O que não custa nada, para elas têm o preço que a dedicação integral aos filhos cobra. Nesta semana, olhos que viram de sofrimento o mesmo tanto que de indiferença, ganharam cores e foram registrados para o ensaio fotográfico “Flores de Maio”. Em cena, mães e pacientes assistidos pela Pestalozzi de Terenos.

A história é longa e nem dá para descrever, ao certo, aonde foi que tudo começou. A corrente para o bem foi ganhando adeptos até formar o grupo que se encarregou de levantar a autoestima das mulheres que sacrificam há anos as próprias vontades em nome do bem- estar dos filhos. São 22 mães que deixaram o espelho de lado para viver o cuidado diário pelos filhos.

A corrente que começou por uma moradora de Campo Grande que prestes a se aposentar resolveu dispor de mais tempo para ajudar quem precisa, foi a Terenos e voltou para à Capital, pelas mãos dos fotógrafos Nilson Oliveira Júnior e Fabianne Rezek.

Ensaio foi feito pelos fotógrafos Nilson Oliveira Júnior e Fabianne Rezek.
Ensaio foi feito pelos fotógrafos Nilson Oliveira Júnior e Fabianne Rezek.

A bancária Maristela Bremm, de 52 anos, recentemente fez uma doação de roupas, inclusive vestuário de festas, para a Associação de Terenos. Em contato com a diretora de lá, teve ciência da dificuldade que era motivar essas mulheres para que se sentissem felizes. “Ela falou que as mulheres têm uma vida sofrida com os filhos especiais. Daí comecei a pensar coisas que poderiam ajuda a colocar as mães para o alto e mostrar que a vida não se resume só a isso”, compartilha Maristela.

Ela sugeriu dar uma palestra sobre motivação. No contato direto com as mães sentiu que precisava mexer com o ego delas. A partir disso, propôs à diretora da Pestalozzi um dia de beleza. “São coisas que não custam praticamente nada a não ser um pouco do nosso tempo”, afirmou a bancária.

De Maristela, a ideia passou para a diretora da Associação, Maria Freitas dos Santos Ferreira, de 51 anos. Para a gente ela descreveu a dificuldade que é incluir as mães dentro da Instituição. No contato com o presidente da Pestalozzi, Cleber Borges, o dia de beleza ganhou parceiros que fizeram da ação um ensaio fotográfico.

Imagens retratam mais do que a dedicação, a cumplicidade entre mãe e filho.
Imagens retratam mais do que a dedicação, a cumplicidade entre mãe e filho.

“É parte de uma homenagem no churrasco que vamos fazer no dia 11 de maio. A intenção é homenagear o esforço dessas mães e mostrar que de alguma forma elas são belas”, descreve Cleber.

O convite foi aceito por Fabianne Rezek. Publicitária, fotógrafa e mãe de um adolescente de 17 anos especial, ela se viu naquelas mães e abraçou a ideia. “É uma outra dedicação, quando tem uma pessoa que depende de você o tempo todo. Eu quis proporcionar um dia diferente. Essa é a minha realidade também, de lutar pela inclusão para que os nossos filhos sejam aceitos”.

As fotos foram feitas nesta terça-feira, no Parque Municipal de Terenos. Com as mães produzidas, os sorrisos foram saindo pouco a pouco e ganhando vida pela fotografia. O ensaio incluía foto das mulheres sozinhas e depois das mães, já com os filhos. Captar o sorriso e a cumplicidade dos dois foi fácil nas palavras de quem registrou. “Existe um amor supremo entre os dois”.

O ensaio fotográfico vai virar exposição surpresa no Dia das Mães, no Salão de Festas da Paróquia Santo Antônio, no Centro de Terenos, onde será realizado o churrasco para arrecadar recursos à Instituição. Os ingressos serão vendidos na hora, por R$ 15. Ao final do dia, cada mãe vai levar para casa as fotos com os filhos.

A corrente para o bem foi ganhando adeptos até formar este grupo.
A corrente para o bem foi ganhando adeptos até formar este grupo.
Nos siga no Google Notícias