ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 31º

Comportamento

Pela primeira vez, São Jorge ganha festa em igreja de Campo Grande

Ângela Kempfer e Luciana Brazil | 23/04/2014 10:21
Altar enfeitado para festa de São Jorge. (Foto: Marcelo Victor)
Altar enfeitado para festa de São Jorge. (Foto: Marcelo Victor)

São Jorge é um dos santos mais venerados pelos cristãos, mas só dá nome a uma igreja em Campo Grande. Também nunca teve uma festa aqui na cidade, até este ano.

Desde de segunda-feira, o dia do santo é comemorado no templo ortodoxo da rua 14 de Julho. “Faltava apenas a iniciativa”, comenta o monge Cristiano Lopes, que há 5 meses chegou em Campo Grande e resolveu organizar o evento.

Depois da missa, às 19h, a festa começa com danças folclóricas e comidas árabes, por conta da origem síria da Igreja Ortodoxa.

Devota, Marcella Vickye, de 31 anos, apareceu mais cedo nesta quarta-feira, Dia de São Jorge. Ela diz que nunca teve a influência da família na questão de religiosidade, escolheu o santo de devoção sozinha. “Sempre acreditei, nasceu comigo mesmo e já consegui muitas graças de São Jorge”, conta, depois de orações de agradecimento.

São Jorge é considerado um dos principais santos da igreja, conhecido como defensor da fé. “É um dos mais importantes mártires cristãos”, reforça o monsenhor Antônio Nakkoud, que há 44 anos comanda a Igreja Ortodoxa em Campo Grande. É o padroeiro da Cavalaria do Exército Brasileiro e dos escoteiros.

Os fiéis acreditam que, depois de uma carreira brilhante no exército romano, ele abandonou todas as glórias para defender o povo cristão, perseguido pelo imperador Diocleciano.

Nos últimos tempos, se transformou em um símbolo pop, inspirando até a moda. Mas o principal mérito do santo é o sincretismo. É adorado por católicos e seguidores da umbanda e candomblé, onde é apresentado como Ogum. Apesar disso, não há qualquer comemoração programada em terreiros de Campo Grande hoje.

Já na Igreja Ortodoxa, a festa de São Jorge termina nesta quarta-feira. Segundo os organizadores, cerca de 400 pessoas tem comparecido nas noites do evento.

Nos siga no Google Notícias