ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 30º

Comportamento

Quantas vezes você reclamou depois de ficar uma eternidade na fila do banco?

Aline Araújo | 16/09/2014 06:23
Dona Amália sempre reclama pelos direitos e coleciona processos no Procon, (Foto: Marcos Ermínio)
Dona Amália sempre reclama pelos direitos e coleciona processos no Procon, (Foto: Marcos Ermínio)

Ninguém gosta de esperar, mas a rotina mostra que também é difícil encontrar alguém que goste de reclamar a sério, levando até as últimas consequências um direito que é garantido em lei. Esbravejar na fila, isso muita gente faz, mas quantos realmente reagem depois de, por exemplo, ficar horas para conseguir o que precisam no banco?

Depois de um dia útil, com muita coisa para resolver na agência, a justificativa de quem se incomodou, mas deixou por isso mesmo, é a falta de esperança de alguma coisa vai mudar. “Sempre demora muito, mas eu não costumo reclamar para não estressar”, afirma a auxiliar administrativa, Claudinéia Vasques, de 23 anos, já desacreditada.

“Não compensa não, isso nunca vai mudar”, comenta o motorista Alessando Tomás, de 24 anos. Ele acredita, ou melhor, não acredita mais que revindicar pode resolver o problema definitivamente. Para Alessandro, como depende do banco, é melhor aceitar o que é ofertado. É o senso comum, ficar na zona de "desconforto", se acomodar, até mesmo com o que incomoda.

Para fugir da dor de cabeça, Claudinéia nem reclama.  (Foto: Marcos Ermínio)
Para fugir da dor de cabeça, Claudinéia nem reclama. (Foto: Marcos Ermínio)
Alessandro já se acostumou com as filas.  (Foto: Marcos Ermínio)
Alessandro já se acostumou com as filas. (Foto: Marcos Ermínio)

Mas nem tudo está perdido. No ir e vir da porta giratória, sempre sai alguém que não desiste de tentar e alguns até colecionam processos no Procon (Superintendência da Orientação e Defesa do Consumidor). A aposentada Amália Araújo, 74 anos, é uma das pessoas que não têm tempo ruim na hora de reclamar. “Na lei é uma coisa, mas na prática é outra. E eu reclamo mesmo. Já fui até no Procon reclamar de problema com o banco. E acho que todas as pessoas que foram mal atendidas tem ir até a justiça procurar os seus direitos”, ensina.

Ela não quis dizer o nome do banco, mas contou que já foi destratada e por isso acionou a justiça. “Eles tiveram que fazer um documento pedindo desculpas”, garante. Ela deve ter a fama de encrenqueira, como tantas outras pessoas que partem para o ataque quando se sentem prejudicados. Mas não se intimida não, e lamenta que poucas pessoas têm a mesma postura na hora de exigir o que é de direito.

“O sul-mato-grossense que me desculpe, eu sou daqui também, mas quando se trata de ir para o 'abraço', buscar os direitos, ele inventa uma desculpa. É eu tenho que levar a filha no médico pra lá, eu tenho prova amanhã para cá e na maioria é mentira”, protesta a senhora que fala que sempre incentiva os amigos a reclamarem e explica como funcionam as leis.

Casal está indignado por ter ficado em fila e depois não ter sido atendido no Procon.  (Foto: Marcos Ermínio)
Casal está indignado por ter ficado em fila e depois não ter sido atendido no Procon. (Foto: Marcos Ermínio)

“Se todo mundo reclamasse as coisas seriam melhores. Meu pai me ensinou desde pequena, cidadania a gente tem que ter em cima da regra”, conclui.

Mas as vezes quem reclama e busca pelos direitos também diz ser vitima da indiferença de quem deveria ajudar. "A última vez que a gente foi no banco esperou mais de duas horas. No próprio Procon acontece o mesmo. A gente chegou às 13h30, foi ser atendido às 15h30 e eles ainda mandaram a gente voltar outro dia, porque não tinham nenhum consultor disponível”, explica, revoltado, o técnico em enfermagem Marcelo Gonçalves, de 30 anos.

Nos siga no Google Notícias