ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 24º

Comportamento

Turma do extinto Colégio Estadual Campograndense se reúne para festa de 50 anos

Paula Maciulevicius | 24/01/2015 07:11
Turma que fez ginásio e se formou em 1969 no antigo Colégio Estadual. (Foto: Arquivo Pessoal)
Turma que fez ginásio e se formou em 1969 no antigo Colégio Estadual. (Foto: Arquivo Pessoal)

Nas fotos preto e branco eles ainda eram adolescentes. Época em que os cabelos eram pretos e ainda se faziam presentes. Cinquenta anos depois, a turma de ginasianos do extinto Colégio Estadual Campograndense está organizando um encontro de ex-alunos, gente que voltou a se ver no passado agora, através das fotos postadas pelos colegas no Facebook.

"Grupos de amigos que continuam se encontrando conforme os anos passam são uma raridade". E é mesmo. A frase é do ex-aluno, hoje engenheiro, Moacir Lacerda, de 63 anos. Ao falar a idade ele já adianta "estamos todos nesta mesma faixa etária", brinca.

O advento das redes sociais, Moacir explica que dá a ilusão de proximidade entre quem não se vê há muito tempo, mas que as tecnologias também concretizam os sentimentos e podem trabalhar a favor de fazer o tempo voltar. "No momento em que permitem que velhas turmas agendem reuniões para reencontrar os velhos companheiros. É o que está fazendo a turma de 1965 do Colégio Estadual Campograndense", explica.

Antes e depois de passados 50 anos. Rachid Waqued, Roberto Higa e Moacir Lacerda. (Foto: Arquivo Pessoal)
Antes e depois de passados 50 anos. Rachid Waqued, Roberto Higa e Moacir Lacerda. (Foto: Arquivo Pessoal)

O colégio hoje atende pelo nome de Maria Constança de Barros Machado, projeto do mestre Oscar Niemeyer, que depois de 50 anos vai receber os ex-alunos desta época no dia 1º de fevereiro. "Nós somos de uma turma que estudou lá em 65, eu sempre vinha postando algumas fotos do colégio e percebemos que seria uma data emblemática, em 2015, completa 50 anos", comenta Moacir.

A reunião será no próprio colégio e está de portas abertas para todos os antigos alunos que estudaram de 1965 a 1972. A recepção é a partir das 8h da manhã no auditório com apresentações musicais e até homenagens a professores daquela época.

Em seguida, o programa traz uma aula surpresa com histórias e causos e às 10h d amanhã, depois de uma sessão de fotos, eles vão dar início à cápsula do tempo. "Vamos enterrar cartas e objetos para serem abertos daqui 10 anos. É uma maneira de deixar história para escola também", descreve Moacir.

O cronograma termina com uma confraternização onde cada um deve levar um prato de salgados e um refrigerante 2 litros.

Dentre os organizadores do encontro estão ex-alunos e velhos conhecidos na cidade: os fotógrafos Roberto Higa e Rachid Waqued, o médico Nilo Arakaki, o historiador Celso Higa, o dentista Edilberto Reverdito, a jornalista Mirna Adri, entre tantos outros.

O Colégio Estadual Campograndense, hoje Maria Constança, fica na Rua Cândido Mariano, 458.

Lembrança do convite da época. (Foto: Arquivo Pessoal)
Lembrança do convite da época. (Foto: Arquivo Pessoal)
Festa será onde tudo começou. (Foto: Arquivo/João Garrigó)
Festa será onde tudo começou. (Foto: Arquivo/João Garrigó)
Nos siga no Google Notícias