A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sábado, 20 de Julho de 2019

08/04/2019 08:22

Após coletores, disco demaquilante de crochê é o novo jeito de ser sustentável

Iniciativas para minimizar os impactos ao planeta são metas de vida para muitas pessoas

Danielle Valentim
Kits contam com cinco disquinhos para usar de segunda à sexta. (Foto: Henrique Kawaminami)Kits contam com cinco disquinhos para usar de segunda à sexta. (Foto: Henrique Kawaminami)

Mais do que sustentabilidade, escolher reduzir lixo é meta de vida para muitas pessoas. Entre diversas tentativas de salvar o planeta e minimizar os descartes, como o uso dos coletores menstruais, por exemplo, chegou a vez dos discos demaquilantes de crochê, para dar adeus ao algodão, aos lencinhos e demais descartáveis usados remover a make.

O que começou como forma de terapia para reduzir os picos de ansiedade, se tornou renda extra para a jornalista e artesã Maressa Mendonça. Ela conta que durante pesquisas na internet descobriu que trabalhos manuais são ansiolíticos naturais e opção para controlar as preocupações intensas cotidianas.

“Eu fazia terapia com psicólogo, mas todos sabem que são tratamentos caros. Em estudos e pesquisas na internet encontrei outros meios de terapia, no caso, os trabalhos manuais”, conta.

E pasmem, Maressa nunca tinha pegado em uma agulha de crochê antes. Tudo foi aprendido em vídeo-aulas no Youtube. “Minha avó fazia crochê, mas tudo que estou fazendo aprendi na internet", reforça.

Produtos não servem apenas como demaquilantes, mas para tudo que se usa um algodão ou lencinho para aplicar ou remover. (Foto: Henrique Kawaminami)Produtos não servem apenas como demaquilantes, mas para tudo que se usa um algodão ou lencinho para aplicar ou remover. (Foto: Henrique Kawaminami)
Os kits são entregues em pacotinhos fofos e são ótimas opções para presentes. (Foto: Henrique Kawaminami)Os kits são entregues em pacotinhos fofos e são ótimas opções para presentes. (Foto: Henrique Kawaminami)

Com longa vida útil, afinal é só lavar e usar novamente, o material é específico para não machucar o rosto. "É 100% algodão. Existem vários tipos de barbantes, mas esses produtos só podem ser feitos com barbante 100% algodão. Dependendo do cuidado podem durar anos”, explica.

A ideia – A jornalista já tinha visto os discos à venda na internet, mas não comprava por achar o frete caro. Até que uma amiga pediu e Maressa não parou mais de receber encomendas. “Na primeira remessa fiz um pra mim, e outros dois para duas amigas. Elas já me deram o feedback que deu certo e continuei”, conta.

Quem não deixa o disquinho de jeito nenhum é a jornalista Cássia Modena, de 27 anos. A busca por produtos e objetos sustentáveis começou a partir de um questionamento interior: De onde vem, para onde vai, o que posso fazer a respeito?

Cássia pontua que reduzir o lixo vai além da economia financeira é um processo de transformação. “A gente acaba questionando a forma como é fabricado, se pode ser reciclado, para onde vai depois do uso. A questão não é só diminuir o uso do algodão, mas do plástico e até cosméticos”, frisou.

Já em busca dos discos na internet, Modena viu a produção de Maressa e em princípio comprou para estimular, mas em seguida comprou para presentear uma amiga.

"Eu já tinha visto em lojas de belezaa sustentável e até pensei em aprender, mas vi que ela estava fazendo perguntei o preço e comprei para mim e de aniversário para uma amiga do trabalho. Quando comprei veio um bilhetinho e achei muito legal. Uso um por dia da semana e já lavo”, conta.

Maressa trabalha com kits de cinco peças cada um. Produtos a pronta entrega saem no barbante cru, aquele begezinho, mas os interessados podem pedir a cor que preferir. Detalhe, os produtos não servem apenas como demaquilantes, mas para tudo que se usa um algodão ou lencinho para aplicar ou remover.

No Instagram Maressa Crocheteira você conhece todos os trabalhos feitos pela artesã.

Curta também o Lado B, no Facebook e Instagram.

Este é o disquinho que substitui algodão para tirar a make. (Foto: Henrique Kawaminami)Este é o disquinho que substitui algodão para tirar a make. (Foto: Henrique Kawaminami)
imagem transparente

Classificados


Copyright © 2019 - Campo Grande News - Todos os direitos reservados.