A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Terça-feira, 16 de Julho de 2019

02/10/2018 07:10

Bolo saudável é fácil de preparar para festa de aniversário da cachorrada

Receita rende uma porção de 250g e além de dar para fazer em casa, cabe em todos os bolsos

Kimberly Teodoro
Bolo salgado com petiscos de camarão é fácil de fazer e receita pode ser adaptada para outros recheios (Foto: Kimberly Teodoro)Bolo salgado com petiscos de camarão é fácil de fazer e receita pode ser adaptada para outros recheios (Foto: Kimberly Teodoro)

Porque não comemorar o aniversário do pet com festa, bolo e salgadinho? Vale quase tudo na hora de retribuir o carinho e a lealdade dos cães e gatos, que além de companheiros de todas as horas, só pedem amor em troca.

A carne pode ser tanto crua quanto cozida, tudo depende da preferência do aniversariante (Foto: Kimberly Teodoro)A carne pode ser tanto crua quanto cozida, tudo depende da preferência do aniversariante (Foto: Kimberly Teodoro)

Cada vez mais comuns, é possível encontrar bolos que utilizam desde a própria ração com sachês prontos para dar um gostinho especial, até alimentos naturais que podem virar tortas salgadas, doces, biscoitos e mini pizza. Tudo feito para o seu melhor amigo, literalmente, lamber a vasilha.

Pensando nisso, o Lado B foi atrás de receitas que podem ser feitas em casa e vão além do básico da comida pronta, cheia de conservantes. Quem ensina é o casal Mariana Capelle e Márcio Vasconcelos, especialistas em alimentação natural para pets. O passo a passo você confere no vídeo do fim da matéria.

A carinha de felicidade do Théo, de quem vai ter o bolo só para ele (Foto: Reprodução Instagram)A carinha de felicidade do Théo, de quem vai ter o bolo só para ele (Foto: Reprodução Instagram)

Os preços e quantidades de ingredientes variam de acordo com o tamanho do cachorro e número de convidados de quatro patas mas, ao contrário do que muita gente pensa, cozinhar para os pets é acessível para todos os bolsos. Em média, 250 gramas de bolo pode ser feito gastando a partir de R$ 15,00.

A massa, que depois de pronta tem uma textura semelhante a do cheesecake, serve como base tanto para recheio doce, quanto para o salgado. Importante: temperos, sal, açúcar e glúten estão definitivamente banidos do cardápio. Principalmente, o glúten que é considerado inflamatório para os bichinhos. 

Batata doce é a base do recheio, que também pode ser incrementado com frutas como maçã, banana, pera, kiwi, manga, e até caqui.

Cozinhe uma batata doce média e amasse, adicione 2 colheres de creme de nata fresco, que é possível encontrar na maioria dos supermercados ou feito em casa. Misture até o ponto de purê e reserve.

É possível encontrar nas festinhas de bolos confeitados até biscoitos de sardinha ricos em ômega 3 (Foto: Reprodução Intagram)É possível encontrar nas festinhas de bolos "confeitados" até biscoitos de sardinha ricos em ômega 3 (Foto: Reprodução Intagram)
Tortinha salgada de fígado está entre os sucessos dos cardápios nas festinhas (Foto: Reprodução Instagram)Tortinha salgada de fígado está entre os sucessos dos cardápios nas festinhas (Foto: Reprodução Instagram)

Como o glúten é proibido, a massa pode ser feita com farinha de arroz e fécula de batata e 1 colher de manteiga sem sal, para dar consistência. Amasse com a mão até a mistura ficar solta e um pouco quebradiça.

Unte uma forma de fundo móvel com manteiga e espalhe a massa pelo fundo, não é preciso cobrir as laterais, em uma temperatura baixa, leve ao forno por cerca de 10 minutos, até ela atingir uma coloração dourada e começar a cheirar.

Depois de assada e fria, cubra a massa com o purê de batata doce, que pode ou não ser colocado entre camadas de carne, que pode ser tanto crua quanto cozida ou frutas, levando em conta a preferência do aniversariante. Cubra a forma com papel filme e deixe na geladeira por pelo menos 12h.

Com o bolo pronto, é só desenformar e decorar para servir sem medo de fazer mal para os animais. Uma ideia bem legal é cortar rodelas de banana fininhas e distribuir como cobertura. Outra opção é o “glacê” feito com o creme de nata batido ou iogurte grego sem lactose, para colorir use suco de beterraba ou corantes especiais sem açúcar. No caso da torta salgada, vale até usar camarão para aquele toque final.

Para quem prefere uma opção mais prática, Mariana e Márcio montaram a Le Goût Canin, que começou para comemorar o aniversário do Ozzy, labrador da família e cresceu com os pedidos de amigos. O casal aceita encomendas e faz entregas, os pedidos podem ser feitos pelo instagram @legoutcanin.

Curta o Lado B no Facebook e no Instagram.



imagem transparente

Classificados


Copyright © 2019 - Campo Grande News - Todos os direitos reservados.