Uma nova norma da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) possibilita que telefones piratas tenham as ligações bloqueadas pelas operadoras de celular.
Conforme informação da Folha de São Paulo, a medida valerá provavelmente a partir de 2014, e o sistema deve se criado por meio da Sinditelebrasil, associação representante do setor de teles.
Em fevereiro de 2011, o Ministério Público Federal de Guarulhos (SP) entrou com uma ação civil com objetivo de acabar com os aparelhos clandestinos. Conforme levantamento da Anatel e operadoras, cerca de 20% das linhas de telefonia móvel faziam chamadas por aparelhos piratas.
Porém, ainda não existia tecnologia que solucionasse o problema, e somente agora ela será implantada, já existindo até cronograma financiado pelas operadoras. Além de garantir a segurança dos clientes, as mudanças tendem a melhorar a qualidade dos serviços.
Telefones celulares piratas são encontrados em todos os lugares principalmente nos sites de compras, e o incrível é que alguns sites são patrocinados pelos próprios jornais que vinculam as notícias.