ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
JUNHO, DOMINGO  28    CAMPO GRANDE 27º

Diversão

Arraiá da Assembleia reúne famílias e 32 entidades em noite de festa

Quarta edição no estacionamento da Casa de Leis deve superar o público do ano passado

Por Viviane Oliveira e Natália Olliver | 27/06/2026 19:15
Arraiá da Assembleia reúne famílias e 32 entidades em noite de festa
Arraiá da Assembleia Legislativa lotou o estacionamento recém-inaugurado (Foto: Juliano Almeida)

Ao som de música junina, entre barracas de comidas típicas e ações solidárias, a Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul recebeu o público neste sábado (27) para a 4ª edição do Arraiá ALEMS (Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul), no Parque dos Poderes, em Campo Grande.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

A Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul realizou neste sábado (27) a 4ª edição do Arraiá ALEMS, no Parque dos Poderes, em Campo Grande. O evento reuniu famílias, apresentações culturais, gastronomia e 32 entidades sociais, com expectativa de receber cerca de 3 mil visitantes, superando as 2,5 mil pessoas da edição anterior. A renda arrecadada pelas instituições participantes será destinada à manutenção de seus projetos sociais.

No estacionamento da Casa de Leis, o evento reuniu famílias, apresentações culturais, gastronomia e cerca de 32 entidades sociais. "Temos alegria, tradição, cultura e solidariedade em uma festa só", afirmou o presidente da ALEMS, deputado Gerson Claro (PP).

Arraiá da Assembleia reúne famílias e 32 entidades em noite de festa
Presidente da ALEMS, Gerson Claro, ao lado da esposa, Kátia Claro (Foto: Juliano Almeida)

Segundo o parlamentar, a proposta da festa é aproximar a Assembleia da população e reforçar a ideia de que o espaço pertence aos cidadãos. "O que tem de diferente é a alegria. A ideia é manter a Assembleia aberta para a população e mostrar que aqui é a casa do povo de verdade. É uma festa que reúne tradição, cultura, música do nosso Estado, comidas típicas e, além disso, ajuda entidades sociais", declarou.

Gerson explicou que cada deputado apoiou uma ou mais instituições participantes, que ficaram responsáveis pela venda de produtos durante o evento. A renda arrecadada será destinada à manutenção dos projetos desenvolvidos pelas entidades.

A expectativa da organização é superar o público da edição anterior. Segundo Gerson Claro, no ano passado o Arraiá ALEMS recebeu entre 2,2 mil e 2,5 mil pessoas. Para esta edição, a estimativa é de aproximadamente 3 mil visitantes.

Entre as instituições participantes está a AMA (Associação de Pais e Amigos dos Autistas), que participa do Arraiá ALEMS (Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul) desde a primeira edição. A presidente da entidade, Neide Salvador Pacheco, levou produtos como pastel, salgadinhos no copo, milho verde e maçã do amor. A expectativa é vender cerca de 300 pastéis, comercializados a R$ 12 cada.

Para Neide, a participação na festa é uma oportunidade de arrecadar recursos para auxiliar nas despesas. "A gente tem bastante dificuldade para pagar os custos da associação. Então participamos dessas festas para arrecadar fundos. E aqui tem espaço para todo mundo, porque são várias instituições que também precisam de ajuda", afirmou.

A Associação Okinawa participa pela primeira vez do Arraiá ALEMS. A representante Vera Lúcia Arakaki Ganiko, de 58 anos, levou pratos da culinária japonesa, como sobá, makisushi e onigiri. "Trouxemos 200 sobas, 100 makisushis e 100 onigiris. Estamos bem animados e otimistas para vender tudo. É uma festa linda, muito organizada, e estamos gostando bastante da experiência", contou. No cardápio da entidade, o sobá foi comercializado por R$ 30, a bandeja de makisushi por R$ 28 e o onigiri por R$ 16.

O conselheiro da Associação dos Moradores do Coopharádio, Christiano Arthur, de 47 anos, também participou da festa com a venda de espetinhos. A entidade preparou cerca de 400 unidades para comercialização durante a noite. "É a união de todos nós. Cada instituição representa um segmento e uma parte da população. Hoje conseguimos reunir todo mundo em um único local", afirmou.

Morador de Campo Grande, Leonardo Brito, de 43 anos, participou pela primeira vez do Arraiá ALEMS e aprovou a experiência. "A festa está muito boa, tem música de qualidade, várias barracas com opções diferentes e achei o atendimento muito bom. Além disso, tem gente bonita e um ambiente agradável", disse.

Confira a galeria de imagens:

  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
  • Campo Grande News

O visitante também destacou a participação das entidades sociais no evento. "Nós passamos por todas as barracas e vimos que eram de instituições diferentes. Achei muito legal por causa disso, porque acaba ajudando várias entidades. Essa é a primeira festa junina que participo neste ano e, daqui, já vou para outra", contou.

Giovana Hollander, de 40 anos, voltou ao Arraiá ALEMS pelo segundo ano consecutivo e percebeu mudanças na estrutura da festa. Segundo ela, o evento deste ano está maior e mais organizado. "Está bastante diferente, principalmente na estrutura, na organização e no espaço. Está muito bom mesmo", afirmou.

Giovana contou que costuma participar da festa acompanhada da família e que a barraca de espetinho é uma das preferidas. "Eu sempre venho com minha filha, meu marido e minha cunhada. A gente gosta muito do espetinho, principalmente o carreteiro, que é o que ela (a filha) mais gosta", pontuou.

Arraiá da Assembleia reúne famílias e 32 entidades em noite de festa
anda se prepara para animar o público do Arraiá ALEMS (Foto: Juliano Almeida)

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.