ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 20º

Diversão

Cinco parques da cidade vão receber cinema e oficina gratuitos

Projeto Transcine percorrerá parques da Capital com clássicos do cinema ao ar livre

Thailla Torres | 22/09/2021 07:47
Exibição de filmes ao ar livre do cineclube. (Foto: Aline Romero)
Exibição de filmes ao ar livre do cineclube. (Foto: Aline Romero)

Para mostrar suas linguagens e potência, o cineclube Transcine – Cinema em Trânsito inicia a edição Parques de Campo Grande, onde exibirá filmes do início da história do cinema gratuitamente em áreas de lazer públicas da Capital.

Programação - O primeiro espaço com atividades será o Parque Tarsila do Amaral, no Bairro Vida Nova. Os filmes serão apresentados no dia 1° de outubro (sexta-feira), a partir das 18 horas, e já no sábado e domingo (2 e 3 de outubro), haverá uma oficina de linguagem audiovisual, com o arte-educador Gabriel Lima, voltada a jovens que moram na região. Os interessados podem se inscrever no dia da exibição com a coordenação do evento, de forma gratuita. As vagas são limitadas.

Após o Vida Nova, a praça do José Abrão irá receber o cineclube nos dias 15, 16 e 17 de outubro, com exibição de filmes na sexta e oficina no sábado e domingo. Nos dias 29, 30 e 31 de outubro, será a vez do Memorial da Cultura Indígena Cacique Enir Terena, na aldeia urbana Marçal de Souza, situada no Bairro Tiradentes, sediar as atividades.

Em novembro, nos dias 12, 13 e 14, o Parque Ayrton Senna, no Bairro Aero Rancho, que receberá o cineclube e nos dias 26, 27 e 28, a edição Parques de Campo Grande finaliza o circuito no Parque Jacques da Luz, nas Moreninhas.

“O Transcine tem como meta ser um cinema em trânsito, não é levar o público à exibição e sim, a exibição ao público, deixando a sala escura do cinema e fazendo uma integração e ressignificação do lugar ocupado”, explica uma das idealizadoras do projeto, Cátia Santos.

Em novembro, o cineclube completa 9 anos de história e com essa edição continua cumprindo seu objetivo inicial, que é transitar pela cidade de Campo Grande e propor experiências para a população com a prática de ver e fazer cinema, valorizando os espaços públicos. “Dessa vez, descentralizamos o projeto e escolhemos parques distantes, nos bairros em que a população tem mais dificuldades de acesso ao cinema”, afirma Mariana Sena, que também idealizou o projeto.

Serão exibidos filmes do início do cinema, produções do fim do século XIX e início do século XX: documentários dos irmãos Lumiére; Viagem à Lua, de George Méliés; O Homem com a Cabeça de Borracha, de George Méliés; O Grande Roubo do Trem, de Edwin Porter; As Consequências do Feminino, de Alice Guy; O Diário de Glumov, de Sergei Eisenstein; e Um Cão Andaluz, de Luis Buñuel e Salvador Dalí.

Informações pelo Instagram @transcinecg ou Whatsapp (67) 98413-3442.

Curta o Lado B no Facebook. Tem uma pauta bacana para sugerir? Mande pelas redes sociais, e-mail: ladob@news.com.br ou no Direto das Ruas através do WhatsApp do Campo Grande News (67) 99669-9563.

Nos siga no Google Notícias