ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
AGOSTO, DOMINGO  24    CAMPO GRANDE 17º

Diversão

Com concurso de queijos, feira rural espera mais de 3 mil visitantes

Feira reúne mais de 100 expositores com artesanato, produtos regionais e espaços interativos

Por Ketlen Gomes | 22/08/2025 19:25
Com concurso de queijos, feira rural espera mais de 3 mil visitantes
Mais de 1.500 pessoas visitaram a feita na quinta-feira, e outras 1.500 são esperadas nesta sexta. (Foto: Marcos Maluf)

A Ruraltur MS movimenta a Feira Central de Campo Grande desde esta quinta-feira (21) e segue até as 22h desta sexta-feira (22), com mais de 100 estandes de empreendedores de Mato Grosso do Sul. No primeiro dia, cerca de 1,5 mil pessoas passaram pelo espaço, e a expectativa da organização é de que o público ultrapasse 3 mil visitantes até o fim do evento.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

A Ruraltur MS, feira promovida pelo Sebrae-MS na Feira Central de Campo Grande, reúne mais de 100 estandes de empreendedores sul-mato-grossenses. O evento, que começou na quinta-feira (21) e termina nesta sexta-feira (22), já recebeu cerca de 1,5 mil visitantes, com expectativa de alcançar 3 mil pessoas. A feira destaca iniciativas de inovação no campo através do espaço Inova Agro, que inclui a Smart Farm com startups do agronegócio, oficinas da Rota Rural e o primeiro concurso de queijos artesanais do Estado. O evento também promove sessões de negócios e apresentação de projetos no "Capivara Tank", aproximando produtores locais e consumidores.

Promovida pelo Sebrae-MS (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Mato Grosso do Sul), a feira também destaca iniciativas ligadas à inovação no campo, com o espaço Inova Agro. A programação inclui a Smart Farm, com startups voltadas ao agronegócio, oficinas práticas da Rota Rural e o primeiro concurso de queijos artesanais do Estado. Além disso, empreendedores participam de Sessões de Negócios e do “Capivara Tank”, uma vitrine para apresentação de projetos.

“É uma oportunidade de a gente mostrar, trazer aqui produtos de Mato Grosso do Sul que estejam ligados ao meio rural. Então a gente tem artesanato, todo o trem turístico mostrando os seus produtos. E, às vezes, a gente vai tão longe para conhecer coisas, em outros estados, e a gente deixa de conhecer Piraputanga, que está aqui do lado, com toda uma região maravilhosa. O Morro do Paxixi, Bonito, Rio Verde, Alcinópolis, quer dizer, onde você for no Estado tem alguma coisa legal para conhecer”, afirmou o diretor-superintendente do Sebrae-MS, Claudio Mendonça. Segundo ele, a feira ajuda a aproximar consumidores e produtores locais, incentivando novos negócios.

Entre os participantes está Lucimar Rezende, 68 anos, que divulga o turismo da Morada do Gavião, em Corguinho, a 110 km da Capital, além do artesanato produzido na propriedade. “Recebemos muitas visitas e entregamos panfletos. Tudo isso ajuda as pessoas a conhecerem nossos atrativos e o trabalho artesanal”, contou.

Com concurso de queijos, feira rural espera mais de 3 mil visitantes
Quejos produzidos em Paraíso das Águas estão parcitipando da primeira competição de queijos do MS. (Foto: Marcos Maluf)

Já Silvana Brum, 55 anos, exibe queijos artesanais com receita criada pelo pai e registrada no Ministério da Agricultura, por ser um produto original no mercado de queijos. A produtora relata que essa é a primeira vez que participa da Ruraltur e se surpreendeu com o volume de vendas.

“O que eu trouxe ontem, vendi tudo. Hoje, tive que mandar vir mais produtos, mas não vai durar até o fim da noite, vai acabar tudo”, disse. Silvana também vai participar da competição de queijos e relatou estar ansiosa por ser a primeira do Estado. "Nós já participamos em Araxá, em Blumenau, e conseguimos o segundo lugar lá. Agora, estamos ansiosos por essa competição", comentou.

O evento também atrai consumidores de diferentes municípios. Giovane Rocha, 46 anos, secretário de desenvolvimento de Camapuã, visitou a feira pela segunda vez. “É uma oportunidade de prestigiar produtos do nosso município e conhecer novidades do setor rural. Levei artesanatos, banana chips e, claro, queijo”, relatou.

Para o Sebrae-MS, a Ruraltur tem papel estratégico ao estimular parcerias, garantir certificações e preparar pequenos produtores para o mercado. “A feira movimenta a economia, valoriza a cultura e fortalece o turismo regional”, concluiu Claudio Mendonça.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Confira a galeria de imagens:

  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
  • Campo Grande News