ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 24º

Diversão

Com filmes infantis, secretaria promete retorno do Autocine

Após décadas sem funcionar, o cinema que fez sucesso nos anos 70 e 80 está de volta, mas desta vez com apenas 70 vagas

Alana Portela | 18/06/2020 14:22
Espaço onde acontecerá as programações do Autocine de Campo Grande, na UFMS. (Foto: Paulo Francis)
Espaço onde acontecerá as programações do Autocine de Campo Grande, na UFMS. (Foto: Paulo Francis)

O Autocine que foi diversão dos anos 70 e 80 está de volta em Campo Grande. Segundo a Secretaria de Cultura e Turismo, as sessões do cinema drive-in começam no dia 28 de junho, às 18h, com filme infantil para toda família assistir dentro do carro. O local é o mesmo de décadas atrás, na UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), ao lado do Estádio Morenão.

“Vai ser na UFMS mesmo e já está passando por uma limpeza. Vamos dar vida novamente ao local e relembrar as décadas de 70, 80 com o Autocine”, destaca o secretário da Sectur (Secretaria de Cultura e Turismo), Max Freitas.

O retorno do Autocine é uma ação conjunta da Sectur, com a Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul e UFMS. A programação deve conter filmes regionais e nacionais. “Amanhã é a última reunião para definir a programação de junho e julho. Como é feita a três mãos, fizemos uma curadoria dos três para melhor encaixar”, diz Max.

Carros ficavam estacionados nas vagas nos anos 80 e o público aguardava o início da sessão. (Foto: Arquivo UFMS)
Carros ficavam estacionados nas vagas nos anos 80 e o público aguardava o início da sessão. (Foto: Arquivo UFMS)

O Autocine tinha sido inaugurado em 1972, foi o primeiro e único cinema drive-in permanente de Campo Grande e funcionou até 1989. Na época, a capacidade era para 128 carros, no entanto, durante a pandemia a quantidade de vagas é reduzida.

“Com a biossegurança, vai ficar disponível para 70 carros. Vamos respeitar o decreto da prefeitura de distanciamento de 2,5 metros entre os veículos”, afirma.

A entrada é franca, porém é preciso pegar os ingressos com antecedência. “Vamos distribuir o convite de forma gratuita, mas tem que retirar duas horas antes do evento”, explica. Além disso, também é necessário chegar meia hora antes do início do evento para garantir a vaga. “Vamos abrir para a fila de espera e quem tiver lá poderá entrar e a pessoa que não chegou, perde o ingresso”.

Décadas atrás, o Autocine contava com uma arquibancada, lanchonete, sala de projeção e pátio com postes em formato de chapéus onde ficavam os alto-falantes, o telão de cinema, portaria e bilheteria.

Os recursos provenientes dos ingressos eram revertidos para a compra de livros para a Biblioteca Central e as de outras unidades da Universidade. Desde 2012 a reitoria estudava uma forma de reativar o Autocine, somente agora está certo para que o cinema drive-in volte com tudo.

Curta o Lado B no Facebook e no Instagram. Tem uma pauta bacana para sugerir? Mande pelas redes sociais, e-mail: ladob@news.com.br ou no Direto das Ruas através do WhatsApp do Campo Grande News (67) 99669-9563.

Nos siga no Google Notícias