ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, TERÇA  19    CAMPO GRANDE 26º

Diversão

De música a cinema, semana tem programação pelo Dia da Consciência Negra

Thailla Torres | 19/11/2017 07:30
Cena de um dos filmes.
Cena de um dos filmes.

Música, cinema e debates vão lembrar o Dia da Consciência Negra em 20 de novembro. A semana vai reverenciar as lutas de comunidades negras em Mato Grosso do Sul.

A programação começa amanhã (20) no Museu da Imagem e do Som, com exibições de curtas-metragens que abordam a história, a memória, as origens e a cultura das comunidades negras do Brasil. A entrada é gratuita.

Os filmes serão exibidos em duas sessões (manhã e tarde), em seguida haverá um debate com o subsecretário de Políticas Públicas para a Promoção da Igualdade Racial e Cidadania, Leonardo de Oliveira Melo e com o artista plástico e gestor da Fundação de Cultura, Galvão Pretto.

Os filmes serão o documentário "Mata…Céu… e Negros" com direção de Claudia Aguirre que pretende resgatar parte da memória dos poucos descendentes negros da região de Antônio Carlos, localidade próxima a Florianópolis, ainda segregados em algumas comunidades do município e que em outros tempos constituíram a maioria da população, quando as fazendas locais produziam com mão de obra escrava.

Da região, o "Tia Eva", narra o retrato da ex-escrava que chegou em Campo Grande em 1905, época da formação da cidade, na visão de seus descendentes que lutam para manter viva as origens e as tradições de uma comunidade quilombola. A direção é de Ana Carla Pimenta e Vânia Lúcia Duarte.

O MIS também exibe "Do Meu Lado", de Tarcísio Lara Puiati, que conta a vida de duas vizinhas, uma umbandista e uma protestante, que se cruzam quando uma infiltração abre um buraco na parede que divide suas casas.

Alba Lessa se apresenta na quarta-feira.
Alba Lessa se apresenta na quarta-feira.

Na música, quem abre a programação em alusão à “Semana da Consciência Negra”, é Alba Lessa, que se apresenta na quarta-feira, 22, com repertório de compositores e intérpretes negros da música popular brasileira.

Na quinta-feira, 23, sobe ao palco a Spiritual Jazz Band com o show "Negro Espiritual". A banda surgiu em 2013 com dois irmãos Junior (saxofonista) e Silas (trompetista) que queriam muito fazer música juntos. Depois que Junior voltou de uma viagem que fez para alguns países do continente africano trouxe com ele muitas idéias e concepções que acabaram trazendo originalidade no som e ritmo para o projeto. 

Sexta, 24, é dia de Melanina Sound Club com o show “Groove Negro, Consciência Clara”. Com estilos como Funk e Soul, no Samba, no Rap, Disco, a banda tem como propósito divulgar a sonoridade e experiência musical de um clube de amigos músicos que tem uma coisa em comum: o amor à Música.

Encerrando a programação, no sábado, 25, tem show do bluesman Zé Pretim e convidados.

O Sesc Morada dos Baís fica na Avenida Noroeste, 5140. Informações pelo telefone (67) 3311-4300. É recomendado chegar cedo porque o espaço é limitado a 350 pessoas.

Curta o Lado B no Facebook.

Nos siga no Google Notícias