ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 32º

Diversão

Dedicado aos índios e amigos, show de Milton emociona Festival

Apresentação teve canções clássicas e homenagem às amizades que cultivou ao longo da carreira.

Anahi Gurgel | 29/07/2018 14:45
Milton Nascimento durante show na noite deste sábado (28), em Bonito. (Foto: Eduardo Medeiro/Divulgação FIB)
Milton Nascimento durante show na noite deste sábado (28), em Bonito. (Foto: Eduardo Medeiro/Divulgação FIB)

Foi um show emocionante – mais do que já se imaginava – o de Milton Nascimento, o Bituca, na noite deste sábado (28), na 19ª edição do Festival de Inverno de Bonito. O show “Semente da Terra”, relacionado ao encontro com indígenas de Mato Grosso do Sul há 8 anos, levou o público a uma verdadeira viagem com clássicos como Coração de Estudante e Canção da América.

O repertório do espetáculo foi montado em 2017, marcando o retorno do cantor mineiro aos palcos, após 1 ano de afastamento. Aos 75 anos, Bituca enfrenta problemas de saúde que o tiraram das apresentações entre 2014 e 2015.

Também foram aplaudidas músicas como Maria Maria, Encontro e Despedidas, Cio da Terra, San Vicent, Milagre dos Peixes, Sentinela, Sueno Com Serpientes, Nos Bailes da Vida.

O show tem forte inspiração nos índios garani-kaiowá. Aliás, sua ligação com o povo indígena vem de longa data. Em 2010, por exemplo, o cantor foi “batizado” durante encontro com 37 lideranças espirituais indígenas da tribo no estado.

Milton recebeu o nome de "Ana Nheyayru Ivi Yvy Renhoi", que significa “Semente Ancestral que Germina na Terra", em guarani-kaiowá.

Essa relação gerou, ainda, o disco Txai, lançado em 1990, em apoio a Aliança dos Povos da Floresta. No festival, o cantor citou a morte de Marçal de Souza e das minorias do Brasil.

Milton Nascimento postou no Instagram opasseio que fez com o filho, em Bonito. (Foto: Reprodução/Instagram)
Milton Nascimento postou no Instagram opasseio que fez com o filho, em Bonito. (Foto: Reprodução/Instagram)

Durante o show, em momento dos mais emocionantes, Milton Nascimento dedicou a música Coração de Estudante a Marielle Franco, vereadora assassinada no Rio de Janeiro.

Também fez homenagem a amigos como Agustinho Sales, Wagner Tizo, Caetano, Chico, Gilberto Gil, Mercedes Sosa, Elis Regina e Naná Vasconcelos. 

Ligação com Bonito - Milton Nascimento é apaixonado pela natureza de Mato Grosso do Sul e sempre que consegue "estica" a viagem por aqui. Augusto Kesrouani, filho adotivo do cantor, é campo-grandense, mas entrou na vida de Milton ainda criança, em Juiz de Fora (MG).

Milton chegou ao município de Bonito na quarta-feira (25), acompanhado do filho, pois além da apresentação, queria conhecer várias atrações turísticas e passeios da cidade.

Ele chegou a postar, na sexta-feira (27), uma foto no Instagram, ao lado de Augusto, durante flutuação no Rio Sucuri e fazendo um chamado para a apresentação do dia seguinte.

"Conhecendo as incríveis paisagens de Bonito ao lado filho! Amanhã tem show no Festival de Inverno. Nos vemos lá". 

Todos aceitaram o convite, em uma noite em que a saudade, amizade e respeito ao próximo foram instrumentos da verdade de Milton. 

Nos siga no Google Notícias