ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 28º

Diversão

Depois de 2020 em casa, casal mostra como viajar sem aglomerar

Para matar a saudade das viagens, casal apostou nas viagens de carro para conhecer lugares sem aglomeração

Thailla Torres | 28/02/2021 07:59
Uma das viagens do casal a Primavera do Leste (Foto: Arquivo Pessoal)
Uma das viagens do casal a Primavera do Leste (Foto: Arquivo Pessoal)

A maior satisfação da paulista Luciana Torezan, de 39 anos, e do sul-mato-grossense Torezan, 41 anos, é arrumar as malas e conhecer um novo destino. Mas em 2020 a pandemia do novo coronavírus surrou todos os planos deste casal, que precisou ficar em casa e até se reinventar para não enlouquecer no sofá distante da estrada.

Os dois são funcionários públicos e investem sem medo em novas experiências ao redor do mundo. Depois de inúmeras viagens, eles também criaram blog e se dedicaram nas redes sociais para compartilhar vivências e inspirar novos viajantes.

Ela é natural de Garças (SP), ele Amambai (MS). Desde que se conheceram em 2009, tinham o hábito de vir de Cuiabá, onde moram, para Mato Grosso do Sul visitar os pais do Euclides, que residem em Amambai. A sensação de estar na estrada, de contemplar as paisagens, assistir ao nascer e pôr do sol, sempre deu prazer aos dois. Mesmo nas viagens rotineiras, conheciam novos lugares, e foi assim que começaram a planejar a primeira viagem internacional para realizar o sonho de infância de Luciana: conhecer a Disney.

“Foi uma experiência incrível. Mesmo sem qualquer conhecimento da língua, nos divertimos, conhecemos lugares maravilhosos, pessoas, cultura, enfim, aprendemos muito. A partir dai, decidimos que nossa prioridade seria viajar, pois nos sentimos realizados. É aquela paixão que nos move”, diz Luciana.

Casa escolheu destinos próximos a natureza para sair de casa em 2021 (Foto: Arquivo Pessoal)
Casa escolheu destinos próximos a natureza para sair de casa em 2021 (Foto: Arquivo Pessoal)

Os dois começaram a viajar com frequência em 2014, mas eram avessos às redes sociais e não publicavam muitas fotos. “Nossa família e amigos sempre pediam para que postássemos mais fotos, pois queriam acompanhar nossas aventuras. Como eu tinha um perfil no Instagram, que sequer sabia mexer, decidimos transformá-lo em um canal para satisfazer os pedidos das pessoas mais próximas e assim, em 2016 surgiu o Casal a Bordo durante nossa primeira viagem de motorhome”, conta Euclides.

A princípio, o objetivo era fazer com que nossa família e amigos “viajassem com eles”, mas o público foi crescendo, assim como a procura por dicas e informações sobre os destinos. “Com isso, em novembro do mesmo ano colocamos no ar o blog casalabordo.com.br. O que mais nos motivou foi saber que estávamos inspirando e ajudando pessoas. Perceber esse interesse foi o combustível para tornar nosso hobby em um projeto de vida”, acrescenta Luciana.

O casal já perdeu as contas de quantos lugares conheceram nos últimos anos. “Dizemos que colecionamos destinos. Somos adeptos do turismo de experiência, sem pressa, pois gostamos de conhecer a cultura local, visitar lugares fora do roteiro tradicional, conversar com as pessoas, enfim, mergulhar em tudo o que o destino tem a oferecer. Além disso, repetimos países e cidades sem culpa, sem nos preocupar em somar mais um para a lista".

Antes da pandemia, o casal estava com várias viagens marcadas para 2020 que tiveram que ser canceladas. Algumas delas eram viagens muito sonhadas, como visitar a Terra Santa e ir à busca da Aurora Boreal na Islândia. Além dessas, nos planos estavam Nova York e o Salar de Uyuni na Bolívia.

Viagem feita antes da pandemia para Red Canyon, Utah. (Foto: Arquivo Pessoal)
Viagem feita antes da pandemia para Red Canyon, Utah. (Foto: Arquivo Pessoal)

Mas 2020 passou praticamente em branco. O casal fez apenas uma viagem em fevereiro, durante o Carnaval, para a Serra Gaúcha, mas logo em seguida veio à pandemia. Somente em outubro voltaram para estrada, quando passaram fim de semana em Campos do Jordão. “Mas como não nos sentimos a vontade em continuar viajando, ficamos 5 meses em casa, sem passear, somente saindo para trabalhar ou indo ao mercado”, conta Luciana.

Nesse tempo, o casal criou projeto chamado Viaje de Casa, para matar a vontade de viajar. “Assim, aos sábados, escolhíamos um destino e preparávamos um jantar temático com direito a comida típica preparada por nós, música, fantasias e uma live para que nossos seguidores se divertissem conosco. Fizemos isso durante 3 meses seguidos, mas aceitação foi tão grande que até hoje os seguidores pedem para voltarmos com os jantares".

Como viajar é a paixão, o casal sentiu que era hora de fazer algo, até mesmo para manter a qualidade da saúde mental. “Mas como não estamos tranquilos em enfrentar aeroportos e atrativos lotados, optamos por uma road trip. Além de saciar nossa vontade de viajar, visamos mostrar para nossos seguidores que há outras formas de viagens com menor risco neste momento".

Ela é paulista e ele sul-mato-grossense, juntos amam viajar (Foto: Arquivo Pessoal)
Ela é paulista e ele sul-mato-grossense, juntos amam viajar (Foto: Arquivo Pessoal)

O casal saiu de de Cuiabá direto para Campo Grande. Depois, vão passar pelo Paraná com destino às Serras Catarinense e Gaúcha. “Colocamos em nosso roteiro destinos de natureza, fora de grandes centros, visando manter distância de aglomerações. Além disso, escolhemos hospedagens reservadas, como uma cabana na Montanha, chalé com vista para o vale, bem como acampamento na Rota dos Cânions".

E para realizar todos esses sonhos, o que não pode faltar é planejamento. “Colocamos as viagens como nossas prioridades. Com isso, economizamos ao máximo, fazemos tudo o que conseguimos para evitar ter que pagar, tanto que criamos o Projeto Casal a Obra com ambos colocando as mãos na massa em reformas. Deixamos de consumir bens materiais em excesso, de gastar além do que o necessário. Não é sobre privação e sim, sobre escolher bem onde gastamos nosso dinheiro”, diz Euclides.

Com o tempo, o casal aprendeu a planejar viagens de uma forma “inteligente”, a fim de economizar. “Não renunciamos ao conforto, mas conseguimos utilizar ferramentas que nos sugerem sempre a melhor opção por melhores valores. Enfim, aprendemos a viajar mais e melhor. E todo esse aprendizado, compartilhamos em nosso blog e Instagram, pois queremos que nossos leitores e seguidores também consigam fazer o mesmo”, finaliza.

Acompanhe a jornada no casal no Instagram.

Curta o Lado B no Facebook e no Instagram. Tem uma pauta bacana para sugerir? Mande pelas redes sociais, e-mail: ladob@news.com.br ou no Direto das Ruas através do WhatsApp do Campo Grande News (67) 99669-9563.

Nos siga no Google Notícias