A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Segunda-feira, 24 de Setembro de 2018

23/03/2018 08:15

Do pé de lata ao elástico, brincadeiras de infância é diversão em praças

O projeto é gratuito e vai estar em praças de Campo Grande até maio e no domingo tem no Horto Florestal

Thailla Torres
Elástico, uma das brincadeiras que mais divertiu a criançada. (Foto: Giovani Neves/Projeto Brincantes)Elástico, uma das brincadeiras que mais divertiu a criançada. (Foto: Giovani Neves/Projeto Brincantes)

No último domingo a Praça do Peixe, no Bairro Vila Boas, ficou lotada. O projeto Brincantes que leva brincadeiras, cantigas de roda e jogos tradicionais conquistou a criançada por voltar no tempo. Muitos reviveram uma infância esquecida, sem uso da tecnologia e com criação de brinquedos simples, capazes de trabalhar a interação, união e criatividade da meninada. Mas quem não foi, tem até maio para viver essa experiência ao lado dos filhos. A programação vai continuar firme pelas praças da cidade e tem mais no próximo domingo, no Horto Florestal.

A ação tem, por exemplo, bambolê, amarelinha, elástico, pé de lata e pula corda. A cada parada do projeto, aparece criança que viu pela primeira vez algumas das atividades e acaba superando desafios. Rafaela, de 7 anos, surpreendeu os pais pelo equilíbrio. De um lato para o outro ela caminhava com os pés de lata segurando uma cordinha. Apesar dos tombos, ela não desistia. "É muito legal, eu achei divertido. Olha como eu consigo", disse animada subindo mais uma vez nas latinhas.

Acompanhada da família que vive no bairro, a menina já tem como rotina aos fins de semana a diversão fora de casa. "Acho bom para tirar um pouco eles do mundo virtual", diz a mãe, Karina Duarte, de 37 anos.

Rafaela com seu pé de lata. (Foto: Thailla Torres)Rafaela com seu pé de lata. (Foto: Thailla Torres)

Impressionada com a filha, Karina diz que ficou surpresa com a inciativa na praça. "Achei incrível. Nós sempre estamos na praça, mas ter essas brincadeiras e com pessoas dispostas a promover esses eventos para a família é muito bom".

O projeto é uma iniciativa da diretora teatral Ramona Rodrigues, e nasceu em 2013, com o objetivo de retomar as brincadeiras e jogos tradicionais nas comunidades. "Há 30 anos sou arte educadora e durante as minhas aulas existem brincadeiras. Mas eu queria que isso fosse além das minhas oficinas, foi quando a gente passou a levar esse projeto para as ruas".

Neste ano o projeto conseguiu financiamento do FMIC (Fundo Municipal de Investimentos Culturais" o que possibilitou Ramona a levar outros profissionais para as praças da cidade. "Aumentamos o número de brincadeiras, de atividades lúdicas e que transformam a infância dessas crianças".

Ao mesmo tempo, faz muito pai e mãe voltar ao passado. "Ele estava querendo ir ao shopping quando eu soube do evento e viemos para a praça. É tão bom que bate uma saudade na gente, isso é a infância verdadeiramente vivida", descreve a mãe Gisele Ferreira Souza, de 38 anos que observava o filho Guilherme, de 9, brincar.

Brincadeiras que unem a criançada. (Foto: Giovani Neves)Brincadeiras que unem a criançada. (Foto: Giovani Neves)
Projeto vai rodar praças da cidade até maio. (Foto: Thailla Torres)Projeto vai rodar praças da cidade até maio. (Foto: Thailla Torres)

Em um dos quiosques da praça um grupo de mulheres apresentavam cantigas de roda e contavam histórias. Os olhinhos atentos a cada palavra e interpretação do grupo provaram que as crianças merecem a alegria e a liberdade de uma praça e das brincadeiras.

A dentista Larissa Martins, chegou pela primeira vez encantada. "Achei lindo, acho que as nossas crianças precisam desse momento e mesmo que seja fora do projeto, acho interessante os pais também ensinarem o que fez parte da nossa infância. O efeito disso está na alegria deles".

No próximo domingo (25) a edição será no Horto Florestal das 9h ao meio dia. Confira outras datas:

08 de abril - Praça República da Bolívia
15 de abril - Praça do Peixe
22 de abril - Horto Florestal
13 de maio - Praça República da Bolívia
20 de maio - Praça do Peixe
27 de maio - Horto Florestal

Curta o Lado B no Facebook e Instagram.

 

Do pé de lata ao elástico, brincadeiras de infância é diversão em  praças


imagem transparente

Classificados


Copyright © 2018 - Campo Grande News - Todos os direitos reservados.