ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 26º

Diversão

Dona da festa dos touros, Murtinho também quer ser cidade do Carnaval

Ângela Kempfer | 05/02/2013 06:59
Festival de Porto Murtinho, realizado no final do ano, já mostrou que cidade sabe fazer festa. (Foto: Arquivo)
Festival de Porto Murtinho, realizado no final do ano, já mostrou que cidade sabe fazer festa. (Foto: Arquivo)

A descrição sobre o município é muita parecida com a de Corumbá. Está na fronteira e com o Rio Paraguai na paisagem.  Agora, Porto Murtinho também quer conquistar a condição de cidade de Carnaval forte, assim como os conterrâneos corumbaenses.

Dono da competição anual entre os touros Bandido e Encantado, o município já mostrou que sabe fazer festa grande. Por isso, em 2013, organiza um Carnaval popular com estrutura para receber gente de toda a região e reunir, pelo menos, 6 mil pessoas.

Como as prefeituras de Bonito e Jardim desistiram da folia oficial este ano, Murtinho vai investir pesado para atrair os vizinhos. “Mas queremos também fazer um resgate histórico do nosso Carnaval, que tem muito da fronteira. Vamos mobilizar toda a comunidade”, diz o prefeito Heitor Miranda (PT).

A estrutura será montada na praça principal da cidade, com a participação de 8 blocos, bateria de escola de samba, concurso de fantasias e bandas ao vivo.Também haverá programação nos bairros, ocupando ruas e até campinho de futebol, incluindo a cidade de Carmelo Peralta, do outro lado do rio, no Paraguai.

A banda do município já começou a rodar a periferia e marcar ponto na feira da cidade para animar a população. “E todo mundo acaba contagiado,porque Murtinho tem veia musical forte”, comenta o prefeito. O som é parecido com o frevo pernambucano, mas é o "frevo cuiabano", cantado.

Os vizinhos paraguaios também são esperados. Do outro lado da fronteira é comemorado o Carnaval, mas de um jeito diferente. “Tem festa depois da nossa, mas também em fevereiro, no dia 17. Pretendemos participar das comemorações deles, mas antes, vamos receber todo mundo por aqui”, convoca Heitor Miranda.

Quem está em Campo Grande e ficou curioso para saber como será o Carnaval de Murtinho, a distância até a cidade é de 431 quilômetros. A viagem de ônibus é feita pela Viação Cruzeiro do Sul, com passagem a partir de R$ 84. As saídas ocorrem todos os dias, às 11h e 23h, exceto sábado que tem horário apenas 11h.

São mais de mil vagas em hotéis e 200 leitos em barcos. A média do valor das diárias é R$ 80,00. A festa começa dia 8 de fevereiro, próxima sexta-feira.

Nos siga no Google Notícias