ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 28º

Diversão

Gratidão e luta pelo parto humanizado atrai público ao primeiro arraial de julho

Thailla Torres | 02/07/2018 09:05
"Festa Julina" reuniu público neste domingo no estacionamento da Maternidade Cândido Mariano. (Foto: Marina Pacheco)
"Festa Julina" reuniu público neste domingo no estacionamento da Maternidade Cândido Mariano. (Foto: Marina Pacheco)

As festas juninas também são tradição no mês de julho e, pela primeira vez, no estacionamento da Maternidade Cândido Mariano, agradou quem costuma frequentar a festa e atraiu o público para um ato de solidariedade. Quem pôde se divertir com as atrações e se deliciar com os quitutes típicos em um só lugar, ressalta que valeu a pena a iniciativa pensada para a reestruturação de salas de parto do hospital.

O pecuarista Humberto César Fiori Filho, de 61 anos, foi só elogios e lágrimas ao ajudar a maternidade que durante meses lutou pelas suas trigêmeas que chegaram em 2016, prematuras, e precisaram de muito cuidado. "Me chamam de chorão, mas é impossível não se emocionar. Porque quando elas nasceram, tinham chances de não sobreviver e aqui fizeram de tudo por elas. O que ficou pra gente é uma gratidão muito grande".

Criançada aproveitou os brinquedos. (Foto: Marina Pacheco)
Criançada aproveitou os brinquedos. (Foto: Marina Pacheco)

As meninas hoje estão com dois anos. Carmen, Suelena e Valentina chamaram atenção pela alegria durante o evento e os pais torcem para que as mudanças cheguem o quanto antes, para ajudar muitas outras mamães. "É um momento muito importante na vida da família, especialmente, na vida da mulher. Então a gente acredita que ajudar só vai trazer benefícios", diz Humberto.

A funcionária pública Karen Furtado, de 29 anos, está gestante e vem seguindo o protocolo humanizado há meses para que consiga ter parto normal. Ao saber da campanha realizada por um grupo de médicos da maternidade, não pensou duas vezes em apoiar. "Eu acho muito importante, porque como a maternidade tem é antiga, acaba ficando uma estrutura defasada. E ter essa restruturação ajuda as mães e os próprios funcionários que vão poder dar um conforto maior as gestantes".

O evento foi organizado pela ginecologista e obstetra Rúbia Borges Loureiro, percebendo a necessidade de proporcionar um local mais adequado e agradável para as pacientes em trabalho de parto. "A ideia inicial foi instalar uma banheiro, nós já temos uma banheira na sala de parto, mas foi tomando uma proporção maior e a gente viu que poderia fazer uma festa maior para uma reforma".

Rúbia é idealizadora da campanha para reforma.  (Foto: Marina Pacheco)
Rúbia é idealizadora da campanha para reforma. (Foto: Marina Pacheco)
Gestante, Karen comemora a iniciativa.  (Foto: Marina Pacheco)
Gestante, Karen comemora a iniciativa. (Foto: Marina Pacheco)

Com a repercussão da vaquinha solidária realizada por Rúbia, já foram doadas duas novas banheiras para as salas. "Com esse valor arrecadado vamos instalar as banheiras, reformar toda as estrutura e deixar o ambiente mais acolhedor. A banheira contribui, principalmente, para o alívio da dor e a imersão na água morna é um recurso que a gente pode usar".

O evento de hoje pretende arrecadar recursos para reformar as quatro salas de parto da maternidade, com custo estimado em R$ 150 mil. A última reforma realizada na instituição aconteceu há 15 anos.

As salas atendem hoje tanto planos de saúde, quanto paciente do SUS (Sistema Único de Saúde). Para se ter uma média, só para a instalação de uma banheira o custo é de R$ 15 mil com o encanamento.

Convidada e colaboradora com os docinhos da festa, a doula e integrante da Associação de Doulas de Mato Grosso do Sul, Angela Rios comemora a iniciativa."Isso mostra o quanto esse assunto interessa pra gente, queremos melhores ambientes de parto e acreditamos nesta causa. Quanto melhor o ambiente, melhor o nascimento dos bebês e a chance das mães se sentirem seguras".

A festa foi até às 21h com comidinhas e apresentações musicais. Mas quem não conseguiu ir ao arraial e sente vontade de colaborar, pode fazer uma doação via depósito ou transferência bancária para a conta do Bradesco, agência 1387 e conta poupança 1004730-7 em nome de Tatiana Marinho de Oliveira.

Curta o Lado B no Facebook e Instagram.

Família fez doação em dinheiro e foi ao evento agradecer o atendimento que tiveram no nascimento das trigêmeas.  (Foto: Marina Pacheco)
Família fez doação em dinheiro e foi ao evento agradecer o atendimento que tiveram no nascimento das trigêmeas. (Foto: Marina Pacheco)
Nos siga no Google Notícias