ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 25º

Diversão

Majur, Rinco Sapiência e Macaco Bong completam Festival de Inverno de Bonito

Lançamento do evento ocorre na manhã de hoje (27), no Bioparque Pantanal.

Thailla Torres e Carol Maldonado | 27/07/2022 09:08
Rincon Sapiência é rapper e poeta brasileiro, que vai se apresentar no dia 27 de agosto.
Rincon Sapiência é rapper e poeta brasileiro, que vai se apresentar no dia 27 de agosto.

A 21ª edição do Festival de Inverno de Bonito, que será realizado de 25 a 28 de agosto, terá shows de Daniel, Gaby Amarantos, Vanessa da Mata e Ira, além de estrelas da nova geração do rap, MPB e rock, como Brô MC’s, Majur, Rinco Sapiência e Macaco Bong. O anúncio foi feito na manhã de hoje durante lançamento oficial do evento no Bioparque Pantanal.

Completam a programação grandes atrações do teatro e circo como o espetáculo Mirage (Goiânia - GO), Sinap Darwin (Natal - RN), Brincos e Folias (São Paulo - SP), Auto da Compadecida (MG), Os Superficiais  (Jaboatão dos Guarapes - PE) e Yoyo (Santa Fé - Argentina).

Ao todo serão 122 convidados, sendo 93 deles (76,22%) do Mato Grosso do Sul. Serão organizadas 10 palestras, 18 oficinas e atividades variadas no decorrer de quatro dias

São dezenas de atrações por dia que envolvem música, literatura, teatro, circo e palestras. Neste ano, o tema do Festival é “Um Mergulho no Imaginário”, convidando o público a celebrar a vida, a natureza e propor alternativas para questões que envolvem arte, cultura, educação, história, turismo e meio ambiente.

Sobre a programação - O Palco das Águas irá receber os shows musicais do cantor sertanejo Daniel (SP), das musas Gaby Amarantos (PA) e Vanessa da Mata (MT) e da histórica banda de rock Ira! (SP) com abertura de artistas sul-mato-grossenses, incluindo na quinta (25/08) o espetáculo “Canta Bonito”, que reúne músicos do município bonitense.

Na sequência, acontecem as apresentações no palco do Centro de Múltiplo Uso (CMU) com o furioso trio instrumental Macaco Bong (MT), a cantora e compositora trans Majur (BA), considerada a nova sensação da música brasileira, e o rapper e poeta Rincon Sapiência (SP), também conhecido como Manicongo. Os artistas de MS marcam presença com o performer Júlio Ruschel, a slammer Alê Coelho e Bro MCs, de Dourados (MS), o primeiro grupo de rap indígena do Brasil que vem se destacando no cenário nacional.

A Praça da Liberdade, bem no centro de Bonito, vai abrigar o Palco das Artes Cênicas. Entre as atrações nacionais estão, por exemplo, o Grupo Maria Cotia (MG) com a versão teatral para “O Auto da Compadecida”, clássico de Ariano Suassuna, e Casa de Zoé (RN) com o inusitado “Sinapse Darwin”, em que o espectador é conduzido por uma viagem circense alegórica pela memória e história do evolucionista britânico Charles Darwin. Ainda se apresentam Cia. ETC (PE), Balangandança Cia. (SP), Cia. Miragem (DF) e o convidado argentino Sebastian Godoy, além de mais quatro grupos de MS.

O público também vai encontrar na Praça da Liberdade 12 espaços com várias modalidades da cultura de Mato Grosso do Sul. Na Tenda Espaço Criativo, por exemplo, haverá exposição de itens da gastronomia, feira de artes visuais, exposição de moda e produtos literários. Na Tenda do Artesanato estão previstas a exposição de trabalhos de artesãos do Ceará e de Mato Grosso do Sul, com um espaço exclusivo para os artistas de Bonito.

A Galeria das Artes vai abrigar uma exposição de obras selecionadas pelo Museu Arte Contemporânea e a Tenda dos Saberes Indígenas.

Uma cozinha show será montada na Praça da Liberdade para abrigar as oficinas de gastronomia, visando a manutenção do patrimônio imaterial de MS. Nos dias 26/08 (sexta) e 27/08 (sábado), os chefs Edu Rajala, Sylvio Trujillo, Patrícia Ayres Marques, Leonardo Zonitta, Letícia Krause e Paulo Machado irão se revezar para ensinar a fazer receitas com puro sabor sul-mato-grossense, como as deliciosas Mojica de Pintado, Croqueta de Peixe e Carne Oreada em Especiarias Pantaneiras, Mandioca em Texturas, PANCs e Alho Negro, além de iguarias inusitadas como Cheesecake de Tereré e Brownie da Floresta com Sorbet de Guavira.

Uma grande variedade de oficinas acontecem nos quatro dias do festival. Serão 18 oficinas que terão como foco diversos assuntos. O Festival também terá atividades no Distrito de Águas do Miranda, 70 km de Bonito, com as oficinas.

Serão investidos mais de R$ 10 milhões do Governo do Estado no festival, além de R$ 180 mil da Prefeitura de Bonito. Governador Reinaldo Azambuja (PSDB) pontuou sobre os investimento. "Nos últimos anos, a gente procurou fazer o maior volume de investimentos possível em Bonito, como no Corpo de Bombeiros, no aeroporto, o novo hospital, entre outras obras de infraestrutura. Foi feita uma audiência pública e teve a participação dos artistas e da cidade em tudo o que ficou programado. Isso é uma junção de esforços. A gente só conseguiu porque todos se dedicaram", declarou.

Acompanhe o Lado B no Instagram @ladobcgoficial, Facebook e Twitter. Tem pauta para sugerir? Mande nas redes sociais ou no Direto das Ruas através do WhatsApp (67) 99669-9563 (chame aqui).

Nos siga no Google Notícias