ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 25º

Diversão

MP recebe proposta para manter Carnaval, mas folia na Esplanada ainda é incerta

Projeto sugere retorno da festa que era realizada pela prefeitura ao mesmo tempo em que fosse mantido a folia dos blocos na Esplanada. Com duas opções de festa, a medida teria como objetivo evitar a superlotação da região histórica

Adriano Fernandes | 11/01/2019 21:48
Centenas de pessoas que lotaram o Carnaval na Esplanada. (Foto: Vaca Azul)
Centenas de pessoas que lotaram o Carnaval na Esplanada. (Foto: Vaca Azul)

A decisão sobre a liberação ou o fim da festa dos blocos durante o Carnaval de Campo Grande na região da Esplanada Ferroviária, deve ser decidida nos próximos dias. Pelo menos é o que esperam os representantes dos blocos - assim como os foliões.

Em reunião nesta sexta-feira (11) a secretária municipal de cultura e turismo, Nilde Brun apresentou a promotora Luz Marina Borges Maciel Pinheiro – responsável pela ação que tenta acabar com o Carnaval na Esplanada-, um projeto para desafogar a festa na região da Esplanada. 

A proposta sugere o retorno do Carnaval que antes era realizado na Fernando Corrêa da Costa, mas que agora, passaria a ser realizada na Avenida Interlagos. Ao mesmo tempo, seria mantido a folia de blocos como o o Cordão Valu e o Capivara Blasé, na Esplanada.

Com duas opções de Carnaval de rua, a medida teria como objetivo diminuir a superlotação de pessoas na região histórica. No encontro também esteve presente a deputada estadual Mara Caseiro (PSDB), já na função de secretária de Cultura do Estado, assegurando junto a secretária municipal as garantias de que a prefeitura e o Estado, darão apoio para que ambas as festas sejam realizadas.

Em nota, o Cordão Valu, um dos mais tradicionais e que mais recebe foliões no Carnaval, ressaltou o tom de otimismo ao final do encontro. De acordo com a própria secretária de cultura municipal, “a promotora teria ficado bem impressionada com o projeto apresentado”.

Luz Marina, no entanto, não disse quando vai tomar a decisão. A reportagem também não conseguiu contato com a promotora.

Fim da folia - Em setembro do ano passado, o MPMS (Ministério Público de Mato Grosso do Sul) pediu o fim da realização da festa na Esplanada, alegando risco ao patrimônio, uma vez que a área é tombada.

Representantes dos blocos, o Instituto do Patrimônio Histórico Artístico Nacional do Estado, a Sectur e a Secretaria da Cultura do Estado, na oportunidade, apresentaram defesa, e a promotora Luz Marina ficou de decidir sobre a questão.

Nos siga no Google Notícias