ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SÁBADO  20    CAMPO GRANDE 20º

Diversão

No Dia da Mulher Negra grupo se mobiliza por mais visibilidade em evento

Thaís Pimenta | 25/07/2018 08:24
Marta Cel se apresenta e é uma das personalidades que representa a luta das mulheres negras em Campo Grande. (Foto: Reprodução)
Marta Cel se apresenta e é uma das personalidades que representa a luta das mulheres negras em Campo Grande. (Foto: Reprodução)

Instituído nacionalmente, o Dia da Mulher Negra veio para trazer visibilidade a trajetória das mulheres negras brasileiras, que por mais que se encaixem e também sejam homenageadas no dia 8 de março, encontram mais representatividade em suas lutas no dia 25 de julho.

Para discutir os temas que permeiam suas realidades um grupo de mulheres negras autônomas de Campo Grande organizou um evento no Larica's, com apoio do Slam Camélias e do grupo Mulher na Roda, no fim de tarde, a partir das 17h30, com manifestações culturais, com a música de Marta Cel, roda de capoeira só com mulheres e a exibição de uma peça de teatro, baseada em uma pesquisa do Companhia Crespos, de São Paulo, com e sobre mulheres negras.

De acordo com uma das organizadoras, conhecida por Corpa Negra, "é importante destacar que as mulheres negras especificamente, possuem trajetórias sócio-históricas diferentes das mulheres brancas trazendo fatores que impactam até hoje o acesso aos direitos humanos dessas mulheres. Um exemplo disso é a diminuição do número de feminicídio de mulheres brancas (9,8%) enquanto de mulheres negras aumento em mais de 54,2%, entre os anos de 2003 e 2013, segundo o Mapa da Violência".

O evento conta ainda com uma grande roda de discussão e, finalmente, a comemoração desta data que representa a todas as mulheres resistentes presentes. A entrada é gratuita.

Curta o Lado B no Facebook  e no Instagram.

Nos siga no Google Notícias