ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 26º

Diversão

Otávio trocou festão de 18 anos por viagem de trem com os avós até Santa Cruz

Ao lado dos avós e amigos, o jovem comemorou a maior idade em Santa Cruz de La Sierra, na Bolívia

Thailla Torres | 08/01/2019 08:51
Foto ao lado dos avós e amigos em viagem para comemoração de aniversário. (Foto: Arquivo Pessoal)
Foto ao lado dos avós e amigos em viagem para comemoração de aniversário. (Foto: Arquivo Pessoal)

Há alguns meses, Otávio Augusto dos Santos Rios tinha liberdade para fazer a festa dos sonhos ou comprar um eletrônico novo, em comemoração à chegada da maior idade. Mas ele abandonou algumas horas de festa por uma experiência maior. Partiu para comemorar seus 18 anos de mochila nas costas. A escolha trouxe ao estudante momentos riso e nostalgia, principalmente, porque decidiu viajar de trem com os avós que há décadas não viam os trilhos.

E a viagem não foi daquelas bem planejada, Otávio precisou resolver todos em detalhes em menos de um mês. A alegria foi que, além dos avós, ele contou com a parceria de amigos que encararam a aventura só para cantarem parabéns a ele na cidade mais populosa da Bolívia. “Um mês antes tive aula Espanhol, minha professora contou sobre sua viagem de trem a Bolívia, especialmente, sobre como foi incrível conhecer Santa Cruz de La Sierra. Na hora me interessei porque tenho uma professora de Matemática que viveu a mesma experiência”.

Em casa, Otávio contou sobre a ideia de fazer uma viagem de trem aos avós. Os dois logo deram forças ao neto. “Meus avós sempre viajaram, eu também sempre quis, mas tornou-se obsoleto, sem saídas de trem”.

Visita à Basílica de São Lourenço. (Foto: Arquivo Pessoal)
Visita à Basílica de São Lourenço. (Foto: Arquivo Pessoal)
Otávio durante comemoração.
Otávio durante comemoração.
Exposição em uma das praças de Santa Cruz.
Exposição em uma das praças de Santa Cruz.

Depois do apoio dos avós, Otávio fez o convite aos amigos. Maioria achou que o estava brincando, até que parte da turma foi confirmando a viagem. “Eles e a minha avó gostara tanto da ideia que passei a olhar hotel, informações e roteiros.

Como o objetivo era fazer uma viagem rápida, entre tantas cidades Otávio escolheu Santa Cruz de La Sierra pela diversidade. “Achei interessante porque tem tudo. Muita cultura, zoológico, parque aquático e, visando pouco tempo para a viagem, o interessante seria escolher um lugar que eu não precisasse gastar tanto”.

Uma das vantagens é não precisar de passaporte para entrar no país, no entanto, Otávio precisou correr atrás da documentação exigida por ser menor de idade. “Viajei três dias antes do meu aniversário, mesmo assim um documento com assinatura reconhecida em cartório, emitida pelos meus pais, foi necessário. Também pedem a carteira nacional de vacinação com certificado da febre amarela. Atualmente, esse certificado é vital”.

Otávio e os amigos.
Otávio e os amigos.

Com documentação em mãos, Otávio procurou a empresa de trem pela internet, mas abriu mão da compra do cartão crédito só para viver a emoção de comprar o próprio ticket na estação. “O mais interessante é que há dois tipos de trem, climatizados, com ar condicionado e horários fixos”.

Ele, os avós e quatro amigos encaram a aventura como uma grande novidade. Em Santa Cruz de La Sierra, Otávio programou um roteiro cheio de passeios em pontos turísticos, lojas e locais de entretenimento. “O que mais me chamou atenção fora as pessoas bolivianas, trajadas tipicamente, além de prédios históricos lindos e bem conservados, como a Catedral Basílica de São Lourenço e monumentos”.

“Outro detalhe interessante é que todos os empreendimentos emitem nota fiscal, inclusive os banheiros públicos, onde são pagas taxas mínimas, em torno de R$ 0,50 e R$ 1”.

Depois de dois dias de muitas fotos e passeios, Otávio ganhou uma surpresa dos avós e os amigos. “Após saírem do zoológico, eles foram até o Hard Rock Café, em segredo, em busca de uma reserva. No momento dos parabéns todos os funcionários são mobilizados para cantar e homenagear o aniversariante. Foi muito especial”.

Curta o Lado B no Facebook e Instagram.

Nos siga no Google Notícias