ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  16    CAMPO GRANDE 25º

Diversão

Para virar tradição, Luiz promoveu a 1ª Festa da Guariroba em Sidrolândia

O evento ocorreu no dia 18 de agosto na Fazenda Piana e contou com 200 quilos de guariroba

Alana Portela | 21/08/2019 09:05
Com a família, os convidados aproveitaram o momento de lazer (Foto: Group Marketing Brasil)
Com a família, os convidados aproveitaram o momento de lazer (Foto: Group Marketing Brasil)

Na tentativa de criar uma tradição em Sidrolândia, a 70 quilômetros de Campo Grande, ocorreu a “1ª Festa da Guariroba”. “Assim como tem a Festa da Linguiça em Maracaju, o Porco no Rolete em São Gabriel, pretendo fazer aqui. A guariroba é um palmito amargo produzido na região e nativo também no estado de Goiás”, disse Luiz Carlos Piana.

Ele é empresário e dono da Fazenda Piana. Luiz Carlos realizou o evento no dia 18 de agosto, e contou com 200 quilos de guariroba. “O almoço foi churrasco com acompanhamentos a base de guariroba”, disse.

Conforme Luiz, em Mato Grosso do Sul tem muita guariroba. “É utilizado em muitos restaurantes e o povo sul-mato-grossense tem costumes de utilizar na culinária. Muito tradicional o frango com guariroba, arroz com guariroba e outros”, contou.

O cardápio foi preparado pela cozinheira da fazenda, que fez carne bovina, suína e frango. “Teve ainda o arroz, feijão, mandioca, farofa, arroz com guariroba, frango com guariroba. Fizemos a maionese de guariroba, 12 tipos de saladas, etc”.

Convidada servindo o almoço que estava no fogão a lenha (Foto: Group Marketing Brasil)
Convidada servindo o almoço que estava no fogão a lenha (Foto: Group Marketing Brasil)

A fazenda fica entre Campo Grande e Sidrolândia, entre os km 400 e 402. São 34 quilômetros saindo da Capital, pela rodovia BR 060 e mais seis quilômetros de estrada de chão. O local funciona desde 2007, e surgiu com a proposta de lazer. Hoje virou ponto turístico. Com um ambiente familiar, as pessoas podem se divertir e ao mesmo tempo interagir com a natureza.

Enquanto a comida ficava pronta, os convidados puderam aproveitar o espaço tomando banho na lagoa com bar molhado, se divertindo no tobogã e levando os filhos para se divertir no parquinho. Os mais aventureiros puderam curtir a tirolesa, e também jogar bola. A estrutura ainda conta com uma área camping, onde as pessoas podem acampar e desfrutar do local. O espaço ainda conta com ponte pênsil, tanques de peixes e a casa do Tarzan. 

A fazenda funciona de segunda a sexta, das 8h às 18h, mediante agendamento. Já nos finais de semana e feriados, também no mesmo horário, e não precisa de agendamento.

Após o almoço, foram realizados os sorteios de 50 mudas de guariroba. O evento foi realizado em parceria com a chácara Boi Verde. A empresária Maura Faustino Borges Santos, 62 anos, contou que estavam planejando a festa há três meses. Ela e Luiz Carlos são vizinhos de fazenda e aproveitaram a proximidade para atrair os turistas. “Conversamos na informalidade e pensamos em fazer. Depois voltamos a nos falar e combinamos”.

A fazenda conta com um parque aquático para crianças (Foto: Group Marketing Brasil)
A fazenda conta com um parque aquático para crianças (Foto: Group Marketing Brasil)

“Há 15 anos estou na área, mexendo com as guarirobas. Estamos no mercado há um tempo, tentando resgatar a cultura de comer a guariroba, que é uma nativa. Contudo, é proibido o extrativismo”, disse.

Maura relatou que as vendas das guarirobas não são constantes. “Tá difícil. Não conseguimos nos grandes mercados por ser um produto regional e isso dificulta. A festa vai ajudar a agregar esse ingrediente no prato da população. A primeira edição serviu para experiência, foram cerca de 500 pessoas”, afirmou.

Serviços - Mais informações sobre a Fazenda Piana pelo telefone (67) 3272-1081. 

Curta o Lado B no Facebook e no Istagram

De cima é possível ver a lagoa, no formato redondo, onde as pessoas tomam banho  (Foto: Group Marketing Brasil)
De cima é possível ver a lagoa, no formato redondo, onde as pessoas tomam banho (Foto: Group Marketing Brasil)
Nos siga no Google Notícias