ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SÁBADO  20    CAMPO GRANDE 21º

Diversão

Quem não tinha nem tênis para calçar, hoje pratica esporte de rico

ONG Recanto da Criança trabalha com crianças e adolescentes há 23 anos no Jardim Campo Belo

Aletheya Alves | 24/05/2022 07:25
Crianças da região do Bairro Campo Belo treinam tênis em ONG. (Foto: Aletheya Alves)
Crianças da região do Bairro Campo Belo treinam tênis em ONG. (Foto: Aletheya Alves)

Recebendo mais do que apenas um prato de comida, crianças e adolescentes do Jardim Campo Belo, na região norte de Campo Grande, têm aprendido a sonhar alto. Impulsionadas por ONG através de atividades que vão desde música até danças, quem não tinha nem calçado quando chegou ao espaço, hoje pratica até tênis.

Vice-diretor do Recanto da Criança, o militar aposentado Ricardo Samaniego, de 65 anos, conta que 70 crianças e adolescentes são atendidos pela ONG, que existe há 23 anos. Assim como outras organizações da cidade, o local oferece atividades em contraturno escolar, mas o principal diferencial tem sido mesmo levar o “esporte de rico” para as crianças da periferia.

Orgulhoso do projeto, Ricardo conta que foi convidado em 2017 para integrar a ONG como voluntário e, pensando sobre o que poderia oferecer, decidiu levar as raquetes para aquele público que nunca havia chegado perto do instrumento.

Praticante do esporte há anos, o militar aposentado relembra que não tinha muitos instrumentos. Por isso, na época, as 70 crianças precisavam dividir três raquetes e cinco bolas.

Crianças fazem aulas duas vezes na semana desde 2017. (Foto: Aletheya Alves)
Crianças fazem aulas duas vezes na semana desde 2017. (Foto: Aletheya Alves)

Com o passar do tempo, parceiros foram conquistados e novos instrumentos para aumentar a qualidade dos treinos passaram a integrar o cenário. Hoje, além de raquetes e bolinhas, todas as crianças treinam em uma quadra específica para o esporte.

“Você imagina como é ter aula de tênis com uma quadra coberta em uma comunidade carente, como é aqui. Quando a gente começou, nem tênis para calçar eles tinham e hoje, estão aí jogando”, explica Ricardo.

Integrantes do grupo de alunos que treinam duas vezes na semana, Josilaine, de 13 anos, e Samuel, de 15, contam que, antes de ter contato com o tênis na ONG, haviam visto o esporte apenas em filmes.

Mais experiente nos treinos, a menina detalha que nunca havia imaginado se aproximar das raquetes, mas, assim que teve a oportunidade, não quis perder a chance. “Eu treino já tem mais ou menos cinco anos e gosto mesmo. Toda vez que tem treino, eu venho”, diz.

Ailton Costa da Silva é o atual instrutor de tênis na organização. (Foto: Aletheya Alves)
Ailton Costa da Silva é o atual instrutor de tênis na organização. (Foto: Aletheya Alves)

Também dedicado ao esporte, Samuel explica que a importância do esporte vai para além da diversão. “Aqui, eu aprendo coisas diferentes, igual o tênis. Se eu não pudesse ficar aqui, ia ficar só cuidando dos meus irmãos em casa. Então, gosto mesmo de treinar”, explica.

Além dos dois, a animação com o esporte é geral. Questionados sobre a vontade de jogar e até de se tornar um profissional do tênis, cada um aproveitou para dizer que sonha com esse futuro.

Instrutor dos grupos, o professor Ailton Costa da Silva, de 46 anos, conta que acumula mais de 20 anos de experiência dando treinos de tênis e que atuar na ONG tem sido uma experiência diferente.

“Aqui, nós estamos pensando muito em formar pessoas para o futuro. Eles começam a treinar e, a partir disso, têm a possibilidade tanto de seguir essa carreira e buscar bolsas de estudo até seguir uma faculdade de Educação Física. É interessante demais”, diz.

Além do tênis, o Recanto da Criança ainda oferece oficinas de dança com balé, hip hop e jazz, aulas de música, além de oficinas de cidadania abrangendo temas transversais.

Além do esporte, crianças também têm aula de música. (Foto: Aletheya Alves)
Além do esporte, crianças também têm aula de música. (Foto: Aletheya Alves)

Para conhecer mais sobre os trabalhos oferecidos pela organização, acesse a  página no Instagram @recantodacrianca ou entre em contato através do número (67) 3354-4746.

Acompanhe o Lado B no Instagram @ladobcgoficial, Facebook e Twitter. Tem pauta para sugerir? Mande nas redes sociais ou no Direto das Ruas através do WhatsApp (67) 99669-9563 (chame aqui).

Nos siga no Google Notícias