ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 31º

Diversão

Sem alvará para música, bar Holândes Voador fecha as portas pela quarta vez

Thailla Torres | 12/07/2016 12:08
No mês de maio artistas fizeram intervenção para mudar a imagem do bar. (Foto: Marcos Ermínio)
No mês de maio artistas fizeram intervenção para mudar a imagem do bar. (Foto: Marcos Ermínio)

Reduto do estilo underground em Campo Grande, o bar Holândes Voador fechou pela quarta vez, após 10 meses de funcionamento no último endereço, na Avenida Calógeras. O espaço que dava abertura para bandas autorais de punk, hardcore e heavy metal se apresentarem, acabou fechando as portas por falta de alvará para música ao vivo. 

O proprietário George Van Der Ven, de 30 anos, comenta que até pode manter o espaço, mas apenas como bar e no silêncio. E esse não é propósito da casa que há 5 anos busca incentivar a cultura alternativa.

"Se voltar só com a bebida, vai tirar a alma do Holandês. E eu faço de tudo para que isso não aconteça, porque a gente vende a bebida para ter também uma fonte de renda para manter o espaço, mas a proposta fundamental é dar voz a essa juventude e incentivar os talentos que a gente tem", argumenta.

O bar já estava sem receber atração há um mês e para George, o que pesa é a falta de percepção para a diferença sobre o que é bar e um espaço cultural. "Há uma burocracia enorme para conseguir colocar música ao vivo aqui. Não existe um discernimento que reconheça os espaços culturais. Sei que é preciso seguir as regras, mas a fiscalização tem que reconhecer que aqui é um espaço para cultura.

O proprietário também lamenta a resistência no apoio à cultura alternativa. "Também sinto que há uma marginalização em cima dos eventos alternativos, mas é preciso reconhecer que o que acontece aqui é positivo e fechar um espaço, acaba atrasando a própria cultura do Estado. Se isso já tivesse mudado, talvez eu nem teria fechado a primeira vez", pontua. 

Por enquanto não há previsão de reabertura, mas George garante que todo sacrifício vai valer a pena até o Holândes Voador retornar. "Eu acredito que essa geração de Campo Grande ainda vai fazer uma virada cultural. Cresci vendo o potencial desses artistas e a cultura alternativa é muito rica. É onde tudo se mistura e isso enriquece muito o cenário cultural. 

Em maio, o espaço havia recebido uma intervenção, para deixar o bar de cara nova. Artistas plásticos, tatuadores, grafiteiros e realizaram a pintura, deixando o local mais colorido. 

Curta o Lado B no Facebook.

Nos siga no Google Notícias