Semana Nacional dos Museus começa com programação no Marco e MIS

Começa nesta segunda-feira (12) a 23ª Semana Nacional dos Museus, com atividades em diversas cidades do país. Em Campo Grande, a programação inclui exposições e ações educativas no Museu de Arte Contemporânea (MARCO) e no Museu da Imagem e do Som (MIS), ligados à Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul.
O tema deste ano, proposto pelo Conselho Internacional de Museus (Icom), é “O futuro dos museus em comunidades em rápida transformação”. A proposta é refletir sobre o papel dos museus em tempos de mudanças sociais e tecnológicas, destacando três eixos: juventude, patrimônio imaterial e novas tecnologias.
Um dos destaques da programação é a exposição “As várias faces de Lídia Baís”, em homenagem aos 125 anos de nascimento da artista. A mostra será aberta nesta segunda (12), às 19h, no MIS, e reúne obras do acervo do MARCO. A visitação segue até o dia 30 de junho, de segunda a sexta-feira, em horário comercial.
Além da exposição, o MARCO promove duas ações online voltadas à obra de Lídia Baís. A primeira, de 13 a 18 de maio, trará curiosidades sobre a artista nas redes sociais do museu (@marcomuseums). A segunda, entre 15 e 18 de maio, convida o público a criar releituras da obra "Última Ceia do Nosso Senhor Jesus Cristo", também de Lídia. As imagens enviadas serão compartilhadas nos stories do Instagram.
O MIS também realiza, nesta segunda-feira, o "Laboratório Cultural para Professores", voltado a docentes das redes municipal, estadual e particular. A proposta é refletir sobre o museu como espaço de aprendizagem. A atividade será oferecida em dois turnos, das 7h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h30. As inscrições são gratuitas e estão abertas online [link para inscrição].
A Semana Nacional dos Museus vai até o dia 18 de maio, data em que se comemora o Dia Internacional dos Museus.
Acompanhe o Lado B no Instagram @ladobcgoficial, Facebook e Twitter. Tem pauta para sugerir? Mande nas redes sociais ou no Direto das Ruas através do WhatsApp (67) 99669-9563 (chame aqui).
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para entrar na lista VIP do Campo Grande News.