ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 24º

Diversão

Topo do Morro Tepui de São Sebastião abre uma janela para o céu

Apaixonados por trilha já podem somar opção à lista de aventura

Danielle Valentim | 28/01/2020 07:35
A imagem é espetacular. Morro fica em Corguinho. (Foto: Trilha Extrema)
A imagem é espetacular. Morro fica em Corguinho. (Foto: Trilha Extrema)

Na classificação difícil ou "intensa", como resumem os instrutores da Trilha Extrema, seguir até o topo do Morro Tepui de São Sebastião, no município de Corguinho, tem sua recompensa: uma janela para o céu. Assim como a trama de mesmo nome, um clássico do cinema de 1975, a subida até a “recompensa” é resumida em superação e muito fôlego.

As fotos tiradas no último domingo, 26 de janeiro, mostram o espetáculo natural e o privilégio de quem foi e se deparou com a cachoeira em plena atividade. Isso porque as três veias d’água que fazem surgir a queda ficam reduzidas, principalmente, em época de estiagem.

À frente da empresa habilitada para fazer o passeio, o instrutor Cristevam Veloso, de 39 anos, que trabalha ao lado da esposa Mellânie Freire, de 37, explica que o morro tem 300 metros de altura e que a subida soma três quilômetros.

“O Morro tem o nome de Tepui porque o topo tem o formato de uma mesa. A subida não tem obstáculos, mas tem de estar preparado para subir. Em princípio, previ 40 minutos para o grupo, mas fechamos a subida em 1h20”, explica Cristevam.

Início da trilha. (Foto: Trilha Extrema)
Início da trilha. (Foto: Trilha Extrema)
Mirantes do topo do morro. (Foto: Trilha Extrema)
Mirantes do topo do morro. (Foto: Trilha Extrema)
Janela natural. (Foto: Trilha Extrema)
Janela natural. (Foto: Trilha Extrema)

O instrutor pontua que a cachoeira é a última parada, já que no topo há vários mirantes para fotos. Segundo ele, apesar de tentador, como se trata de nascente, não é permitido o banho. “Esses regos d’água são usados para abastecer oitro caixas d’água da comunidade quilombola Boa Sorte, que também fica dentro do município e Corguinho”, frisa.

Cristevam ressalta que a trilha fica dentro de uma propriedade particular e, por isso, o passeio tem de ser feito com guia ou empresa credenciada. O instrutor também pontua que todo o trajeto ao topo deve ser guiado, principalmente, pela falta de sinal telefônico e a dificuldade de comunicação caso algo aconteça.

Apesar dos registros espetaculares, os participantes da trilha se depararam com parte da mata queimada. “Fomos informados de que há duas semanas, um usuário de drogas teve um desentendimento na região e ateou fogo na área. Ainda foi possível ver os estrago da queimada, mas a natureza brotando novamente”, explica o instrutor.

Topo tem formato de mesa. (Foto: Trilha Extrema)
Topo tem formato de mesa. (Foto: Trilha Extrema)

A próxima trilha deve ser feita em março. Para quem sai de Campo Grande com destino ao morro, o trajeto é feito por Rochedo. Assim que se chega a Corguinho, a entrada para a trilha fica antes de chegar à cidade de Zigurats.

Mellânie é contadora e Cristevam publicitário. Há um ano eles decidiram deixar as funções e viver só de aventura. O casal se especializou por meio de cursos que eles fizeram com bombeiros militares. O Trilha Extrema também oferece rapel para cadeirantes, pessoas com deficiência física ou com mobilidade reduzida.

Com base em levantamento da Semagro (Secretaria Estadual de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar), confira mais trilhas em Campo Grande, Aquidauana, Sidrolândia, São Gabriel do Oeste e Rio Negro.

Campo Grande:
1 - Trilha dos Sentidos – No Parque Estadual do Prosa, em Campo Grande. Com visitas guiadas em grupos pequenos e mediante agendamento, a trilha é uma aula sobre educação ambiental. 

2 - Trilha da Usina – Tem 5 km de extensão com quatro cachoeiras, escalada e travessia do Córrego Ceroula pelo caminho. O lugar abriga o que ainda resta da primeira usina hidrelétrica da Capital.

3 - Inferninho – O local possui uma bela cachoeira com cerca de 30 metros de altura utilizada para a prática de rapel. É aberto à visitação, mas não se surpreenda com a falta de infraestrutura.

4 - Morro do Ernesto – Na Fazenda Córrego Limpo, propriedade privada a 20 km do centro de Campo Grande, a trilha tem percurso de 8 km num roteiro com uma cachoeira de quatro metros e duas corredeiras. O acesso é pela rodovia MS-080, saída para Rochedo. Há uma taxa de R$ 20 por adulto para fazer a caminhada. Crianças não pagam.

Sidrolândia:
5 - Trilha Furna da Conquista – Distante 40 km de Campo Grande e a 20 km de Sidrolândia, a trilha tem o trajeto é de 4,5 km em meio de mata nativa. O passeio passa por uma cachoeira de dois metros e duas corredeiras. Fica na fazenda Conquista e tem grau de dificuldade considerado fácil. No trajeto três cachoeiras, uma nascente e um mirante onde é possível ter uma vista privilegiada do lugar.

São Gabriel do Oeste:
6 - Trilha do Los Pagos – Com uma cachoeira de 70 metros em propriedade particular, tem fácil acesso e é um dos pontos turísticos mais visitados do município, distante 144 km de Campo Grande. Fica em uma região a 15 km do centro de São Gabriel com muitas riquezas naturais, como a nascente do Rio Aquidauana e cachoeiras.

Aquidauana:
7 - Trilha dos Mirantes – Com 2,8 km, fica em uma propriedade rural, a Chácara dos Mirantes, no distrito de Piraputanga, distante 119 km de Campo Grande.

8 - Morro do Paxixi – Também em Piraputanga, a trilha que pode ser feita de moto, a pé ou de bike tem acesso pela Estrada Parque de Piraputanga. Conhecida como trilha do pôr do sol do Paxixi, é uma verdadeira aventura ecológica.

Rio Negro:
9 - Trilha da Pintura Rupestre (Rio Negro) – Temporariamente desativada, possui cerca de 10 quilômetros incluindo ida e volta e abriga um sítio arqueológico. Situada em propriedade privada, oferece opção de rapel na cachoeira Rio do Peixe.

10 - Trilha do Córrego Rico (Rio Negro) – Com caminhada sobre pedras, apresenta nível de dificuldade médio por exigir equilíbrio. Também exige conhecimento prévio do local devido ao risco de enchente repentina. Mas tomados os devidos cuidados, recompensa os visitantes com duas cachoeiras sobrepostas e um pequeno cânion de um quilômetro.

Tem uma pauta bacana para sugerir? Mande pelas redes sociais, e-mail: ladob@news.com.br ou no Direto das Ruas através do WhatsApp do Campo Grande News (67) 99669-9563 (chame agora mesmo).

Curta o Lado B no Facebook e no Instagram.

Grupo participante neste domingo. (Foto: Trilha Extrema)
Grupo participante neste domingo. (Foto: Trilha Extrema)
Nos siga no Google Notícias