ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 25º

Diversão

Veja 4 bibliotecas para fugir de casa ou trabalho e poder ler em paz

As bibliotecas do Horto Florestal, da Fundação de Cultura, da UCDB e da Uniderp estão abertas para o público

Bárbara Cavalcanti | 01/09/2021 06:58
Sala Mato Grosso do Sul na Biblioteca Isaías Paim. (Foto: Bárbara Cavalcanti)
Sala Mato Grosso do Sul na Biblioteca Isaías Paim. (Foto: Bárbara Cavalcanti)

Quem ainda está de home office, com trabalho flexibilizado ou estudando em casa, tem quatro opções na cidade de bibliotecas disponíveis ao público. Elas ficam em partes diferentes da cidade, com tamanhos e estruturas diferentes, mas todas com ambiente silencioso para trabalhar ou estudar em paz.

A Biblioteca Pública Dr. Isaías Paim, fica no prédio da Fundação de Cultura, na Avenida Fernando Corrêa da Costa, 559, no Centro. Depois de um ano fechada, ela reabriu ao público ontem (31). Agora no térreo, todo acervo foi reorganizado e a biblioteca agora tem várias salas, como o espaço para crianças e a sala Mato Grosso Sul, onde ficam maior parte dos livros sobre o estado.

O wi-fi é gratuito e liberado para uso. O único lado ruim, é a escassez de tomadas, pois são apenas algumas mesas que têm tomadas próximas. O lado bom é que, como o fluxo de pessoas ainda está reduzido durante a pandemia, a chance é grande das mesas com tomadas sempre estarem disponíveis.

No salão principal, ainda há mais cadeiras disponíveis para estudar. (Foto: Bárbara Cavalcanti)
No salão principal, ainda há mais cadeiras disponíveis para estudar. (Foto: Bárbara Cavalcanti)

Para comparecer à biblioteca, é necessário agendar com antecedência, pois só são permitidas 15 pessoas por turno. Para fazer empréstimo de livros, é necessário fazer um registro, levando comprovante de residência e documento com foto. A biblioteca funciona das 8h às 17h. O telefone é (67) 3316-9161.

A Biblioteca Municipal Ana Luiza Prado Bastos fica dentro do Horto Florestal, também no centro, na Rua do Parque. Lá, o ambiente não tem ar-condicionado, mas é fresquinho, com ventiladores, amplo e ventilado com o barulho dos passarinhos de “melodia de fundo”. O esquema de empréstimo de livros também funciona mediante cadastro com documento com foto e comprovante de residência. Lá, não é necessário agendamento para sentar-se e estudar. O horário de funcionamento é de 8h às 17h e aos sábados, até 12h.

Biblioteca Ana Luiza Prado é ampla e arejada. (Foto: Bárbara Cavalcanti)
Biblioteca Ana Luiza Prado é ampla e arejada. (Foto: Bárbara Cavalcanti)

A Biblioteca Pe. Félix Zavattaro da UCDB (Universidade Católica Dom Bosco) fica na Rua Mal. Câmara, 1488, no Jardim Seminário. Uma das maiores vantagens, é que o horário da biblioteca agora funciona normalmente, inclusive, noturno, até para a comunidade que não é acadêmica. De segunda à sexta-feira, a biblioteca fica aberta das 7h20 às 21h. Por causa da pandemia, só é permitido uma pessoa por mesa ou cabine. Quem não é acadêmico da UCDB, pode apenas consultar o acervo, sem poder fazer empréstimo de livros.

A Biblioteca Central da Uniderp, na Avenida Ceará, 333, tem a sala de estudos disponível para quem não é da comunidade acadêmica. No local, também só é possível fazer consulta de livros, apenas dentro do próprio acervo, sem poder levar para a sala de estudo. Ela fica aberta das 8h às 17h, sendo fechada para almoço de 12h às 13h.

Curta o Lado B no Facebook. Tem uma pauta bacana para sugerir? Mande pelas redes sociais, e-mail: ladob@news.com.br ou no Direto das Ruas através do WhatsApp do Campo Grande News (67) 99669-9563.

Nos siga no Google Notícias