ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 24º

Faz Bem!

Aula mescla técnicas do Mat Pilates, com balé e dança contemporânea

Pilates Dance é uma modalidade nova que chega a Campo Grande em abril

Thaís Pimenta | 28/02/2018 07:24
Marcela Piston foi quem criou a nova modalidade de dança e pilates. (Foto: Divulgação)
Marcela Piston foi quem criou a nova modalidade de dança e pilates. (Foto: Divulgação)

Flexibilidade, coordenação motora, queima de calorias e melhora na autoestima. Todos esses fatores são trabalhados no Pilates Dance, modalidade criada pela master teacher paulistana Marcela Piston em 2016. Em Campo Grande, a novidade chega no mês de abril, quando a profissional ministra um curso de formação para profissionais, com dois dias de duração.

O Pilates Dance é uma aula coreografada, dura 1 hora e úne exercícios de Mat Pilates aos movimentos da dança, com destaque para o balé e a dança contemporânea, o que permite a liberdade de movimento.

Quem escolhe o nível da aula é o professor, por isso, quando mais intensa, mais eficiente para quem deseja emagrecimento e condicionamento físico. "Muito gente imagina que seja bem tranquilo, mas gasta em média 500 a 600 calorias", comenta Marcela.

Ela é bailarina desde os 3 anos, formou-se em Educação Física, quando se interessou pela área do fitness. "Conheci o método pilates por meio da dança e de lá pra cá eu passei a utilizá-lo muito com bailarinos pensando em prevenção e a reabilitação de fraturas e traumas", explica.

Só que como bailarina por formação e amor, suas aulas de pilates sempre eram acompanhadas de uma trilha sonora. Assim, naturalmente, surgiu o Pilates Dance e em 2016 ela lançou a metodologia como um workshop para pessoas conhecerem uma técnica nova.

"Acabava sempre fazendo as coreografias nas aulas com os alunos bailarinos e aí comecei a aplicar com alguns alunos normais, que não são da dança. Montei uma aula para apresentar no Congresso Brasileiro, do qual também sou organizadora, foi um suceso e as pessoas começaram a querer o curso de formação", explica Marcela.

A master teacher uniu suas duas paixões em uma técnica poderosa. (Foto: Divulgação)
A master teacher uniu suas duas paixões em uma técnica poderosa. (Foto: Divulgação)

É uma oportunidade para as pessoas que sempre quiseram fazer aula de dança, mas não tiveram a oportunidade. Também é um alternativa ao pilates tradicional que para muito é calmo demais.

De acordo com a master teacher, a aula pode ser feita por qualquer pessoa. Metade do tempo é dedicado só ao pilates, de forma coreografada, com os princípios básicos do pilates original e o repertório original também. "Pensando em progressões didáticas pra que facilidade a aprendizagem de todos os alunos", completa.

Cada coreografia tem um foco, como explica Marcela. "A primeira foca no aquecimento, a segunda tem um foco no Power House. Tem uma coreografia pra membros inferiores, outra pra superiores, outra pra mobilidade".

A segunda parte da aula é em pé, momento no qual a turma utiliza tudo que foi aprendido anteriormente para fazer os movimentos da dança de forma segura e eficiente. Mas, ao mesmo tempo, reproduzindo tudo de forma divertida, com as músicas do momento, relacionadas à divas pop como Beyonce, Jennifer Lopez e Rihanna. "Uso movimentos relacionados ao balé, ao jazz, à dança contemporânea e ainda alguns exercícios como agachamento para fortalecimento de membros inferiores".

Como resultado, a melhora da postura, de consciência corporal, equilíbrio, resistência muscular, assim como a parte cardiovascular são trabalhados. "As alunas acabam perdendo medidas, emagrecendo, por conta dessa combinação. E como são movimentos delicados a gente trabalha muito a questão de feminilidade, a autoestima delas, o visual e a sensualidade".

Para saber mais acesse o site aqui. Hoje existem aulas da técnica nas principais capitais brasileiras e no Chile. Em Campo Grande a novidade chega em abril no workshop realizado pela Arquitetura do Corpo.

Curta o Lado B no Facebook  e no Instagram.

Na aula são utilizados colchonetes, peso corporal, pode ser utilizado também a barra de balé, as bolas, o toning ball. (Foto: Divulgação)
Na aula são utilizados colchonetes, peso corporal, pode ser utilizado também a barra de balé, as bolas, o toning ball. (Foto: Divulgação)
Nos siga no Google Notícias