A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Quarta-feira, 23 de Outubro de 2019

28/02/2018 07:24

Aula mescla técnicas do Mat Pilates, com balé e dança contemporânea

Pilates Dance é uma modalidade nova que chega a Campo Grande em abril

Thaís Pimenta
Marcela Piston foi quem criou a nova modalidade de dança e pilates. (Foto: Divulgação)Marcela Piston foi quem criou a nova modalidade de dança e pilates. (Foto: Divulgação)

Flexibilidade, coordenação motora, queima de calorias e melhora na autoestima. Todos esses fatores são trabalhados no Pilates Dance, modalidade criada pela master teacher paulistana Marcela Piston em 2016. Em Campo Grande, a novidade chega no mês de abril, quando a profissional ministra um curso de formação para profissionais, com dois dias de duração.

O Pilates Dance é uma aula coreografada, dura 1 hora e úne exercícios de Mat Pilates aos movimentos da dança, com destaque para o balé e a dança contemporânea, o que permite a liberdade de movimento.

Quem escolhe o nível da aula é o professor, por isso, quando mais intensa, mais eficiente para quem deseja emagrecimento e condicionamento físico. "Muito gente imagina que seja bem tranquilo, mas gasta em média 500 a 600 calorias", comenta Marcela.

Ela é bailarina desde os 3 anos, formou-se em Educação Física, quando se interessou pela área do fitness. "Conheci o método pilates por meio da dança e de lá pra cá eu passei a utilizá-lo muito com bailarinos pensando em prevenção e a reabilitação de fraturas e traumas", explica.

Só que como bailarina por formação e amor, suas aulas de pilates sempre eram acompanhadas de uma trilha sonora. Assim, naturalmente, surgiu o Pilates Dance e em 2016 ela lançou a metodologia como um workshop para pessoas conhecerem uma técnica nova.

"Acabava sempre fazendo as coreografias nas aulas com os alunos bailarinos e aí comecei a aplicar com alguns alunos normais, que não são da dança. Montei uma aula para apresentar no Congresso Brasileiro, do qual também sou organizadora, foi um suceso e as pessoas começaram a querer o curso de formação", explica Marcela.

A master teacher uniu suas duas paixões em uma técnica poderosa. (Foto: Divulgação)A master teacher uniu suas duas paixões em uma técnica poderosa. (Foto: Divulgação)

É uma oportunidade para as pessoas que sempre quiseram fazer aula de dança, mas não tiveram a oportunidade. Também é um alternativa ao pilates tradicional que para muito é calmo demais.

De acordo com a master teacher, a aula pode ser feita por qualquer pessoa. Metade do tempo é dedicado só ao pilates, de forma coreografada, com os princípios básicos do pilates original e o repertório original também. "Pensando em progressões didáticas pra que facilidade a aprendizagem de todos os alunos", completa.

Cada coreografia tem um foco, como explica Marcela. "A primeira foca no aquecimento, a segunda tem um foco no Power House. Tem uma coreografia pra membros inferiores, outra pra superiores, outra pra mobilidade".

A segunda parte da aula é em pé, momento no qual a turma utiliza tudo que foi aprendido anteriormente para fazer os movimentos da dança de forma segura e eficiente. Mas, ao mesmo tempo, reproduzindo tudo de forma divertida, com as músicas do momento, relacionadas à divas pop como Beyonce, Jennifer Lopez e Rihanna. "Uso movimentos relacionados ao balé, ao jazz, à dança contemporânea e ainda alguns exercícios como agachamento para fortalecimento de membros inferiores".

Como resultado, a melhora da postura, de consciência corporal, equilíbrio, resistência muscular, assim como a parte cardiovascular são trabalhados. "As alunas acabam perdendo medidas, emagrecendo, por conta dessa combinação. E como são movimentos delicados a gente trabalha muito a questão de feminilidade, a autoestima delas, o visual e a sensualidade".

Para saber mais acesse o site aqui. Hoje existem aulas da técnica nas principais capitais brasileiras e no Chile. Em Campo Grande a novidade chega em abril no workshop realizado pela Arquitetura do Corpo.

Curta o Lado B no Facebook  e no Instagram.

Na aula são utilizados colchonetes, peso corporal, pode ser utilizado também a barra de balé, as bolas, o toning ball. (Foto: Divulgação)Na aula são utilizados colchonetes, peso corporal, pode ser utilizado também a barra de balé, as bolas, o toning ball. (Foto: Divulgação)
imagem transparente

Classificados


Copyright © 2019 - Campo Grande News - Todos os direitos reservados.