ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
OUTUBRO, SÁBADO  05    CAMPO GRANDE 26º

Faz Bem!

Corrida mudou a vida de Cláudia, que correu 42 km quando fez 42 anos

Claudia recomenda a todos a prática do esporte: “O esporte muda vidas"

Por Thailla Torres | 01/10/2024 06:44
Cláudia comemora ao lado da filha e de dois amigos ao completar o desafio. (Foto: Arquivo pessoal)
Cláudia comemora ao lado da filha e de dois amigos ao completar o desafio. (Foto: Arquivo pessoal)

No fim de semana, Claudia Moreira Borges, consultora em sustentabilidade, foi guerreira ao celebrar seus 42 anos: ela correu uma maratona de 42 quilômetros pelas ruas de Campo Grande. Nem o forte calor, nem o tempo seco, que tem gratinado o sul-mato-grossense, foram obstáculos para a conquista dela. Inspirada por uma amiga que havia corrido 36 quilômetros no próprio aniversário, Cláudia decidiu se lançar no desafio.

“Este ano tinha dito que me planejaria para correr os 42  km. Mas surgiu um casamento em Minas Gerais no mesmo dia, e em maio mudei os planos. Decidi correr 30 km no Trail Run de Bodoquena, o equivalente a uma maratona por ser uma trilha com muita subida e desafios”, explicou.

Ela correu 42 quilômetros em Campo Grande (Foto: Arquivo pessoal)
Ela correu 42 quilômetros em Campo Grande (Foto: Arquivo pessoal)

No entanto, após completar a prova de Bodoquena em 14 de setembro, ela percebeu que estava mais preparada do que imaginava. “Depois que fiz esta prova, olhei meu app de treinos e vi que meu treinador tinha colocado ‘Maratona da Claudinha’. Pedi para ele apagar, já que não iria mais fazer, e ele me disse: você está treinada. Foi assim que decidi, faltando duas semanas, correr meus 42 km no dia que completei 42 anos".

Para Cláudia, a corrida é muito mais do que uma prática esportiva — é uma ferramenta de transformação. A disciplina exigida pelos treinos longos trouxe mudanças na rotina. “A corrida me exige disciplina no dia a dia, dedicação e toda uma preparação. Como só consigo treinar bem cedo, no último ano comecei a acordar mais cedo. Antes, começava a treinar às 6h, agora foi para 5h... alguns dias até antes. Fazer atividade física me dá mais disposição e energia. É um momento só meu, em que reflito, planejo e até faço planos futuros".

E olha que nem sempre ela foi assídua no esporte. "Nunca fui de esporte, até minha filha nascer. Quando ela fez 2 anos, comecei a me dedicar. Primeiro, fui para a musculação, depois para o crossfit, e foi lá que descobri a corrida. Nunca me vi correndo! Achava uma loucura, mas, conforme fui melhorando meu condicionamento, vi que a corrida me ajudava."

Cláudia correndo ao lado de Jess, amiga que a inspirou no desafio. (Foto: Arquivo pessoal)
Cláudia correndo ao lado de Jess, amiga que a inspirou no desafio. (Foto: Arquivo pessoal)

Durante a pandemia, Claudia intensificou seus treinos e, com o incentivo de um coach, completou suas primeiras provas de 5 e 10 quilômetros. Desde então, não parou mais.

Os desafios enfrentados durante os treinos de maratona em Campo Grande foram imensos. Claudia detalha como lidou com o clima quente e seco: “Eu fiz treinos longos em dias muito quentes e secos. Tive que prever tudo o que precisava ao longo dos treinos — água, suplemento, proteção. Nós, que treinamos em trilhas, temos que ser autossuficientes. Foi desafiador! Nos primeiros treinos, o corpo sente bastante, mas desistir? Não... As dificuldades me incentivam a querer ir mais longe.”

Para Cláudia, a corrida vai além do físico. Ela destaca o impacto emocional e mental que o esporte trouxe para sua vida. “Sim! O esporte mudou minha vida! Além dos ensinamentos diários, das redes de amizades, do espírito cooperativo e do apoio mútuo, o esporte me proporciona um momento só meu. Me permite fazer terapia todos os dias, tendo eu mesma como paciente e analista".

Ao completar a maratona, o sentimento foi de realização. “O sentimento não foi de dever cumprido, mas de uma realização inimaginável até o começo deste ano. Quem me conhece sabe que eu não tinha pretensões de fazer uma maratona. Mas parece que tudo conspirou para que eu realmente fizesse este feito. E foi maravilhoso. Fácil não é. Chega uma hora que dói tudo, a perna parece não responder, e você se vê diante de dilemas. Eu ia terminar de qualquer jeito... era minha meta".

Com uma mensagem inspiradora, Claudia recomenda a todos a prática do esporte: “O esporte muda vidas, nos prepara para momentos difíceis e nos mostra que somos capazes. E que somos mais fortes do que imaginamos.”

Claudia recomenda a todos a prática do esporte: “O esporte muda vidas", diz. (Foto: Arquivo pessoal)
Claudia recomenda a todos a prática do esporte: “O esporte muda vidas", diz. (Foto: Arquivo pessoal)

Acompanhe o Lado B no Instagram @ladobcgoficial, Facebook e Twitter. Tem pauta para sugerir? Mande nas redes sociais ou no Direto das Ruas através do WhatsApp (67) 99669-9563 (chame aqui).

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para entrar na lista VIP do Campo Grande News.

Nos siga no Google Notícias