ACOMPANHE-NOS    
JUNHO, DOMINGO  20    CAMPO GRANDE 24º

Faz Bem!

Restaurante abre espaço para todo mundo aprender compostagem

Há oficinas sobre compostagem e cuidados com hortas, além de exposição de Ilton Silva

Por Bárbara Cavalcanti | 18/05/2021 06:23
Os resíduos orgânicos são compostados e usados na hortinha do restaurante. (Foto: Bárbara Cavalcanti)
Os resíduos orgânicos são compostados e usados na hortinha do restaurante. (Foto: Bárbara Cavalcanti)

O Sesc Sabor e Arte, no Restaurante do Camilo Boni na Afonso Pena, agora tem muito mais a oferecer do que a comida gostosa elaborada pela equipe de nutricionistas. A partir de agora, quem quiser aprender sobre compostagem e descartar esponjas e óleo de cozinha da forma correta, poderá adquirir esse conhecimento lá. Além disso, o restaurante também conta com um espaço para exposição de arte. Agora, há réplicas de quadros do artista Ilton Silva por todo o salão, pois os originais estão em outro espaço cultural.

De acordo com a diretora regional do Sesc Regina Ferro, o objetivo é ressignificar todo o espaço que durante a pandemia permaneceu fechado. “A gente aproveitou o momento e se reposicionou. Então a gente continua sendo um restaurante popular, mas a gente organizou de forma a ser também sustentável, ter essa preocupação com o meio ambiente”, explica.

Parte do resíduo orgânico a ser gerado no local vai ser compostado no local por meio de uma composteira elétrica, além da separação do lixo reciclável, que terá destinação correta com a ajuda de parceiros. A composteira elétrica, que opera a 300 graus celsius, permitirá a transformação diária de 100 quilos de resíduos orgânicos do restaurante em adubo e a água vai para o reuso.

Para a população, a maior novidade é que lá agora também é Ecoponto para descarte de esponjas e óleo de cozinha. Além disso, há também oficinas gratuitas para que a pessoa possa aprender a fazer compostagem em casa ou cuidar de uma horta caseira. “É possível aprender a separar lixo, fazer compostagem doméstica, cuidar de uma horta urbana. É um espaço para educar as pessoas, para que elas, mesmo longe daqui, possam ter esse cuidado com a alimentação e com o planeta”, detalha.

Réplicas das obras do artista Ilton Silva decoram todo o salão. (Foto: Bárbara Cavalcanti)
Réplicas das obras do artista Ilton Silva decoram todo o salão. (Foto: Bárbara Cavalcanti)

A parte da arte inclui uma exposição que decora todo o salão do restaurante. Agora foram escolhidas réplicas das obras do artista Ilton Silva. A exposição original se encontra na unidade do Sesc Cultura. “As obras do Ilton têm toda essa temática voltada ao trabalhador. Então essa intervenção serve para isso também, para a valorização dos trabalhadores, além da arte nesse espaço todo voltado à educação, alimentação de qualidade e sustentabilidade”, reforça Regina.

O Sesc Sabor e Arte fica na Avenida Afonso Pena, 3469. A programação das oficinas ainda será divulgada, mas estarão disponíveis na aba do Restaurante Sabor e Arte no site do Sesc.

Curta o Lado B no Facebook. Tem uma pauta bacana para sugerir? Mande pelas redes sociais, e-mail: ladob@news.com.br ou no Direto das Ruas através do WhatsApp do Campo Grande News (67) 99669-9563.

Oficinas gratuitas estarão disponíveis no site do Sesc, na aba do Sabor e Arte. (Foto: Assessoria/Divulgação)
Oficinas gratuitas estarão disponíveis no site do Sesc, na aba do Sabor e Arte. (Foto: Assessoria/Divulgação)


Nos siga no Google Notícias
Regras de comentário