ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 27º

Faz Bem!

Restaurante abre espaço para todo mundo aprender compostagem

Há oficinas sobre compostagem e cuidados com hortas, além de exposição de Ilton Silva

Bárbara Cavalcanti | 18/05/2021 06:23
Os resíduos orgânicos são compostados e usados na hortinha do restaurante. (Foto: Bárbara Cavalcanti)
Os resíduos orgânicos são compostados e usados na hortinha do restaurante. (Foto: Bárbara Cavalcanti)

O Sesc Sabor e Arte, no Restaurante do Camilo Boni na Afonso Pena, agora tem muito mais a oferecer do que a comida gostosa elaborada pela equipe de nutricionistas. A partir de agora, quem quiser aprender sobre compostagem e descartar esponjas e óleo de cozinha da forma correta, poderá adquirir esse conhecimento lá. Além disso, o restaurante também conta com um espaço para exposição de arte. Agora, há réplicas de quadros do artista Ilton Silva por todo o salão, pois os originais estão em outro espaço cultural.

De acordo com a diretora regional do Sesc Regina Ferro, o objetivo é ressignificar todo o espaço que durante a pandemia permaneceu fechado. “A gente aproveitou o momento e se reposicionou. Então a gente continua sendo um restaurante popular, mas a gente organizou de forma a ser também sustentável, ter essa preocupação com o meio ambiente”, explica.

Parte do resíduo orgânico a ser gerado no local vai ser compostado no local por meio de uma composteira elétrica, além da separação do lixo reciclável, que terá destinação correta com a ajuda de parceiros. A composteira elétrica, que opera a 300 graus celsius, permitirá a transformação diária de 100 quilos de resíduos orgânicos do restaurante em adubo e a água vai para o reuso.

Para a população, a maior novidade é que lá agora também é Ecoponto para descarte de esponjas e óleo de cozinha. Além disso, há também oficinas gratuitas para que a pessoa possa aprender a fazer compostagem em casa ou cuidar de uma horta caseira. “É possível aprender a separar lixo, fazer compostagem doméstica, cuidar de uma horta urbana. É um espaço para educar as pessoas, para que elas, mesmo longe daqui, possam ter esse cuidado com a alimentação e com o planeta”, detalha.

Réplicas das obras do artista Ilton Silva decoram todo o salão. (Foto: Bárbara Cavalcanti)
Réplicas das obras do artista Ilton Silva decoram todo o salão. (Foto: Bárbara Cavalcanti)

A parte da arte inclui uma exposição que decora todo o salão do restaurante. Agora foram escolhidas réplicas das obras do artista Ilton Silva. A exposição original se encontra na unidade do Sesc Cultura. “As obras do Ilton têm toda essa temática voltada ao trabalhador. Então essa intervenção serve para isso também, para a valorização dos trabalhadores, além da arte nesse espaço todo voltado à educação, alimentação de qualidade e sustentabilidade”, reforça Regina.

O Sesc Sabor e Arte fica na Avenida Afonso Pena, 3469. A programação das oficinas ainda será divulgada, mas estarão disponíveis na aba do Restaurante Sabor e Arte no site do Sesc.

Curta o Lado B no Facebook. Tem uma pauta bacana para sugerir? Mande pelas redes sociais, e-mail: ladob@news.com.br ou no Direto das Ruas através do WhatsApp do Campo Grande News (67) 99669-9563.

Oficinas gratuitas estarão disponíveis no site do Sesc, na aba do Sabor e Arte. (Foto: Assessoria/Divulgação)
Oficinas gratuitas estarão disponíveis no site do Sesc, na aba do Sabor e Arte. (Foto: Assessoria/Divulgação)


Nos siga no Google Notícias