ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, TERÇA  19    CAMPO GRANDE 26º

Games

Em evento inédito em Campo Grande, o desafio é desenvolver jogo em 48h

As inscrições estão abertas para a Global Game Jam, que acontece em Campo Grande de 25 a 27 de janeiro

Tatiana Marin | 22/01/2019 17:46
Global Game Jam acontece simultaneamente no mundo inteiro. (Divulgação)
Global Game Jam acontece simultaneamente no mundo inteiro. (Divulgação)

Com um tema e a criatividade, programadores terão 48 horas para desenvolver um jogo. Este é o desafio da Global Game Jam (GGJ), evento que acontece simultaneamente no mundo inteiro e vem a Campo Grande pela primeira vez. A maratona acontece a partir das 15h desta sexta-feira (25) e vai até às 15h de domingo (27), no Living Lab, com parceria da produtora Wagging Tail.

O objetivo é reunir e integrar os mais diferentes desenvolvedores de jogos de diversas áreas, afirma o músico e produtor musical Rodrigo Faleiros, da Wagging Tail. Autor de trilhas de diversos games, ele já participou de outras edições da GGJ e é o responsável pelo evento chegar à Capital.

“É muito legal”, diz Rodrigo, entusiasmado. O tema do jogo a ser desenvolvido ainda é mistério e será anunciado somente no início do evento, mas o músico adianta que deve ser algo bem abstrato. Segundo ele, em outras edições os temas foram, por exemplo, “ondas” e “som da batida do coração”. O resultado final pode ser tanto um jogo educativo, de estratégia ou RPG.

E o jogo desenvolvido tem vida após uma Game Jam? Apesar de não ser o objetivo principal, Rodrigo diz que sim. “Na maior parte das vezes, os desenvolvedores terminam a Jam e deixam o jogo, mas conheço uma equipe que participou, desenvolveram pelas 48 horas, e o resultado foi tão positivo que decidiram levar adiante. Eles passaram mais um mês programando, liberaram na Steam e o jogo virou sucesso”, conta. Ele fala sobre What The Box.

Inscrição

Para se inscrever basta acessar o site globalcgms.tumblr.com e seguir as instruções. Há uma taxa simbólica de R$ 5,00, além da doação de 1kg de alimento não perecível. Tudo deve ser levado no primeiro dia do evento, durante a abertura.

De acordo com Rodrigo, a procura é grande e surpreendeu, já que é a primeira edição que acontece em Campo Grande. As equipes serão montadas durante a concentração da Jam, que acontece uma hora antes do início oficial do evento.

“Iniciaremos a concentração para a Global Game Jam às 14h de sexta-feira, para networking e orientações. O tema, no entanto, só será dado às 15h e os trabalhos encerram às 15h de domingo”, lembra Rodrigo Faleiros.

“Programadores que se conhecem podem se inscrever e já chegar com a equipe pronta, mas o legal é acontecer a integração e a troca de experiências”, explica o músico. O objetivo é que cada contribua com seus conhecimentos e habilidades da melhor forma possível para que o projeto seja concluído e entregue no prazo.

Sobre a GGJ

A Global Game Jam é uma ação colaborativa e sem fins lucrativos. Os participantes são motivados pelo desafio, pelo networking e o desenvolvimento de novos materiais para seus portfólios. Para participar é necessário ter no mínimo 18 anos e ser interessado na área de produção de jogos eletrônicos.

O projeto foi originalmente criado pela IGDA (International Game Developers Association) e se tornou a maior Game Jam em nível mundial

Atualmente a organização sem fins lucrativos Global Game Jam Inc é a atual responsável pelo evento que ocorre anualmente no mês de Janeiro.

Serviço:
Global Game Jam
Data: 25 a 27 de Janeiro
Horário: das 15h de sexta-feira (25) às 15h de domingo (27)
Local: Living Lab – Rua Brasil, 205

 

Nos siga no Google Notícias