ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 28º

Games

Novidades de Sony, Microsoft, desenvolvedores indie e mais do 1º dia da BGS 2015

Edson Godoy | 09/10/2015 13:30
Novidades de Sony, Microsoft, desenvolvedores indie e mais do 1º dia da BGS 2015

Começou ontem a Brasil Game Show 2015, em São Paulo/SP, no Expo Center Norte. A feira vai até o dia 12 de outubro, trazendo as últimas novidades do mercado de jogos eletrônicos. Nesse primeiro dia, que é mais voltado para o trabalho de imprensa, já tivemos uma boa amostra do que vai rolar por lá durante os cinco dias de feira. Por isso, vamos aos principais destaques da BGS 2015. Que tal começarmos pelas duas grandes do ramo de videogames na atualidade?

A Sony trouxe um estande ainda maior do que em 2015, mostrando muitos de seus jogos, com destaque para a coletânea remaster de Uncharted: The Nathan Drake Collection, que está sendo lançada hoje, e também para o game Dark Souls III, jogo previsto para abril de 2016, que sem dúvida era um dos mais procurados no estande da feira. O jogo demonstra ótima qualidade gráfica e seus fãs podem ficar tranquilos, pois a alta dificuldade da saga estará presente.

Mas não ficou só nisso: durante a conferência principal da empresa japonesa, foi mostrado o novo game baseado no anime Cavaleiros do Zodíaco, Alma dos Soldados, outro game que está sendo lançado hoje. Além dos belos gráficos, o jogo conta com as vozes dos mesmos dubladores do desenho no Brasil, algo que promete mexer com a nostalgia dos fãs da saga. Como já era esperado, foi anunciado pelo produtor executivo de Street Fighter, Yoshinori Ono, o mais novo personagem brasileiro da saga, que estará no game Street Fighter V. Trata-se de Laura, irmã mais velha de Sean, que foi um dos lutadores de Street Fighter III.

Aliás, Yoshinori Ono merece um capítulo à parte nesta matéria. Ele levantou a todos os presentes na coletiva de imprensa, mostrando um carisma incrível, brincando o tempo todo com os jornalistas e fãs presentes, sem deixar de lado as informações referentes a Street Fighter V, que é sem dúvida um dos jogos mais aguardados. Não se negava a tirar foto com ninguém, chegando até a fazer uma “selfie” com os jornalistas simulando o famoso “shoryuken” ao fundo.

Durante duas conferências fechadas, foram mostrados trailers de Uncharted 4: a Thief’s End e também de Horizon: Zero Dawn. Uncharted 4 está magnífico, mostrando clara evolução em relação à geração passada. O game se passa em um mundo aberto e além dos ótimos gráficos, o que mais chamou à atenção no trecho mostrado é que praticamente o cenário todo pode ser destruído, passando a sensação de realismo com bastante intensidade.Já em Horizon: Zero Dawn pudemos conferir uma versão pré-alfa jogável, mostrando clara melhoria gráfica em relação aos vídeos mostrados durante a E3. O game, um jogo de ação em terceira pessoa em mundo aberto, tem lançamento previsto para 2016.

Já a Microsoft acabou adotando uma postura diferente. Ela realizou às vésperas da feira, no dia 07/10/15, um evento pré-BGS, onde realizou a sua conferência, apresentando todos os grandes lançamentos previstos para os próximos meses, dentre eles Halo 5: Guardian, Rise of the Tomb Raider e Quantum Break. Sem dúvida alguma, um line-up de peso.

Já na BGS, o estande da empresa estava cheio de jogos disponíveis para o público experimentar, mas dentre eles sentimos falta de Halo 5 e Quantum Break, que aparentemente estavam sendo mostrados apenas em eventos fechados e extremamente restritos. Apenas o Rise of the Tomb Raider estava mais acessível e para quem curte a série, com certeza é um jogo imperdível. Gráficos de primeira e boa jogabilidade são algumas das qualidades da nova aventura de Lara Croft. Importante destacar a presença de Phil Spencer, CEO da divisão Xbox.

Um jogo em especial chamou minha atenção: Cuphead. Trata-se de um jogo de tiro em plataforma, no estilo run’n gun, com gráficos baseados nos desenhos da década de 50 e 60 e uma jogabilidade extremamente retrô. Sem dúvida uma pérola escondida dentre os lançamentos mais cultuados da empresa. Importante também ressaltar a iniciativa da Microsoft chamada ID@XBOX, que permite que desenvolvedores indie brasileiros criem e publiquem seus jogos sem grandes custos ou dificuldades no Xbox One e também para Windows 10. Um fruto já dessa iniciativa é o jogo 99 Vidas, um jogo de luta estilo beat’n up que lembra muito Scott Pilgrim, com aqueles gráficos pixelados no melhor estilo retrô.

Falando em desenvolvedores indie, eles sem dúvida foram um show à parte na BGS 2015. A começar pelo excelente Horizon Chase, do estúdio brasileiro Aquarius, que ganhou diversos prêmios pelo seu lançamento em plataformas mobile e que chegará ao Playstation 4 no primeiro trimestre de 2016. Ainda no Playstation 4, o game My Night Job, da produtora nacional Webcore Games, que mistura os gêneros beat'nup e run'ngun com gráficos pixelados bem ao estilo retrô, com uma pegada divertidíssima, satirizando os filmes de terror dos anos 80.

Outro destaque fica com a desenvolvedora indie Smyowl, que lançará um jogo do astro do futebol Neymar Jr., todo desenhado por Maurício de Sousa da Turma da Mônica: o Neymar Jr. Quest. Além disso, a empresa lançou no evento o jogo de futebol de botão Super Button Soccer, extremamente criativo e divertido.

Não podemos deixar de citar a Warner Bros., que em seu estande mostrava como principais destaques o incrível Star Wars Battlefront, sem dúvida um dos jogos mais aguardados da nova geração (foi uma das estrelas da última E3), e o novo jogo da série Need for Speed. Também estavam por lá a Activision, com o novo Call of Duty: Black Ops 3 e o Guitar Hero Live que será lançado ainda neste mês. Citamos também a Ubisoft, com Assassin’s Creed Syndicate, Rainbow Six Siege, Just Dance 2016 e The Division.

Na parte de PC’s, destacamos o estande da Nvidia, que trouxe a experiência com seu óculos de realidade virtual. A evolução atingida pela empresa é incrível. Testamos o óculos e a sensação de realidade virtual está presente com bastante força. Destaco o som embutido no próprio óculos, o que ajuda muito na imersão, além da melhora da experiência como um todo. A previsão de lançamento é fevereiro de 2016, com preço estimado em 350 dólares.

Com certeza não falamos de tudo o que rolou nesse primeiro dia. Mas não se desespere (risos...). A partir da terça-feira que vem, traremos matérias detalhadas sobre os principais destaques citados aqui e também sobre os que ainda iremos conferir nos próximos dia de feira, além de um novo episódio do Vídeo Game Data Show em meu canal, mostrando os vídeos feitos na feira, contando com ainda mais detalhes como foi a BGS 2015.

A coluna de games do Lado B tem o apoio da loja Press Start, que está com uma campanha no site de financiamento coletivo Kickante, buscando fundos para um novo projeto de games em Mato Grosso do Sul. Clique no link, confira e apoie o projeto. Visite também o meu site, o Vídeo Game Data Base.

Nos siga no Google Notícias