ACOMPANHE-NOS    
JUNHO, SEGUNDA  27    CAMPO GRANDE 18º

Games

Seu videogame corre risco de vida devido à sujeira

Por Patrick Weiller | 27/05/2022 06:40
Limpeza e troca de pasta térmica são pontos necessários na manutenção.
Limpeza e troca de pasta térmica são pontos necessários na manutenção.

Hoje o maior agente causador de problemas nos videogames modernos se deve a sujeira, mas como isso ocorre?

Os videogames de hoje usam chips de processamento gráfico e processador de altíssima tecnologia para criar gráficos, mundos gigantescos e imersivos. Isso acaba gastando uma alta tensão de energia na placa dos consoles, o que ocasiona os mesmo a aquecerem como computadores e necessitarem de dissipadores pra espalhar a temperatura em uma massa de ar que o cooler consiga jogar isso pra fora.

Material pode acumular sujeira se não for bem cuidado. (Foto: Arquivo pessoal)
Material pode acumular sujeira se não for bem cuidado. (Foto: Arquivo pessoal)

No meio disso, os consoles possuem entradas de ar na sua frente, e que na maioria dos casos é onde mais acumula poeira no móvel com o passar dos dias, com o console ligado o cooler acaba puxando esse ar pra passar por dentro do console para o resfriar e mandar o ar quente pra fora, porém é nesse trajeto que fica a poeira fina que vai se acumulando até formar uma parede espessa de poeira e pelos que impossibilita o cooler de remover a massa de ar quente do console, fazendo o cooler trabalhar numa velocidade acima do normal desgastando mais rápido a peça e nisso, com o console quente e a placa com milhares de micro-soldas, acaba virando um forno em que essas soldas acabam derretendo, perdem contato com os componentes ou elas acabam trocando de temperatura e causam o efeito “solda fria” em que não passa a condutividade necessária.

É indicado deixar os videogames em espaços arejados. (Foto: Arquivo pessoal)
É indicado deixar os videogames em espaços arejados. (Foto: Arquivo pessoal)

Ou seja, a alta temperatura no seu videogame novo é tudo o que você deve evitar, seja prevenindo de o deixar em um móvel fechado sem circulação, o espaço mais arejado sempre é o mais indicado e sempre mantendo o local limpo antes de ligar o seu videogame. Outra dica muito importante é logo após terminar de jogar, fechar o aplicativo pelo menu e voltar pro menu inicial do videogame e lá o deixar por pelo menos 3-5 minutos para que a massa de ar quente saia inteira com a ajuda do cooler ainda ligado.

De toda forma, mesmo essas prevenções não são eficazes se você não levar seu aparelho para uma manutenção básica em uma assistência de confiança e com conhecimento que irá limpar por completo seu aparelho, lubrificar o cooler e o mais importante de tudo é a troca da pasta térmica, esse material é de suma importância em transferir a alta temperatura gerada pelo processador para o dissipador que irá espalhar a caloria para ser retirada pelo cooler.

A manutenção do seu console é algo muito sério e pode levar a vários problemas no videogame e alguns até mesmo irreversíveis, o correto é que isso seja feito a cada 1 ano no mínimo, podendo ser um prazo inferior ao mesmo dependendo do local onde pega a sujeira e frequência de uso, mesmo que o console não aparente estar muito sujo ou que você tenha cuidado, a pasta térmica deve ser trocada pois ela com mais de 1 ano começa a empedrar e já perde toda sua função de transferência de calor.

A manutenção do aparelho é indispensável para o melhor funcionamento. (Foto: Arquivo pessoal)
A manutenção do aparelho é indispensável para o melhor funcionamento. (Foto: Arquivo pessoal)

Cuide de seu videogame em imediato e não quando ele começar a dar problemas ou disparar o cooler em velocidade máxima, esses já são indícios que já passou do prazo da manutenção e o risco é enorme em avarias no seu console.

Videogame é como carro e até o corpo humano, temos que cuidar de saúde e manutenção para manter tudo funcionando dentro dos conformes e não sermos surpreendidos com uma dor de cabeça desnecessária.

Esta matéria tem apoio e criação da Retro Gamers: Video Games Concept, que fica no Shopping Campo Grande - (67) 99264-4005.

Acompanhe o Lado B no Instagram @ladobcgoficial, Facebook e Twitter. Tem pauta para sugerir? Mande nas redes sociais ou no Direto das Ruas através do WhatsApp (67) 99669-9563 (chame aqui).

Nos siga no Google Notícias