ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 27º

Moda

Estilista cria coleção inspirada em lendas pantaneiras e leva MS a GO

Elverson Cardozo | 07/05/2012 17:10
Coleção "Mitos, Lendas e Histórias: Os Bichos D´Água". (Foto: Montagem/Divulgação)
Coleção "Mitos, Lendas e Histórias: Os Bichos D´Água". (Foto: Montagem/Divulgação)
Estilista terminou a gradução no ano passado. (Foto: Divulgação)
Estilista terminou a gradução no ano passado. (Foto: Divulgação)

Representante de Mato Grosso do Sul no BFD (Brasil Fashion Designers) da região Centro Oeste, Eduardo Inácio, de 21 anos, é um dos jovens talentos da moda selecionados para participar de um desfile em Goiás. O estilista leva às passarelas uma coleção inspirada nos mitos e lendas pantaneiras.

O evento acontece nesta quarta-feira (8), às 20h30, no Centro de Convenções de Goiânia, no primeiro dia da Tecnotêxtil – uma feira de tecnologias para a indústria têxtil, que será realizada até a próxima sexta-feira (11).

Eduardo Inácio leva a coleção "Mitos, Lendas e Histórias: Os Bichos D´Água". O trabalho,composto por quatro looks - sendo dois masculinos e dos femininos - é inspirado nos mitos e lendas das águas Pantaneiras.

Trata-se de uma coleção mista, formada por peças de alfaiataria com silhueta alongada e ajustada ao corpo. São dois vestidos, duas camisas, uma calça e uma bermuda.

“Eu procurei retratar um pouco do misticismo, da fé, das crenças populares do povo sul-mato-grossense e mato-grossense”, afirmou, acrescentando que tem preferência por temas culturais, que além da moda, passa conhecimento através das peças que cria.

Eduardo Inácio terminou a graduação em moda no final do ano passado. Atualmente é aluno do curso de acabamento têxtil do Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial), no Rio de Janeiro, cidade onde está morando.

Soube do concurso ainda na universidade. É a primeira competição que participa como profissional. Diz que está ansioso, mas confiante no trabalho. “É muito gratificante você ver que está indo pelo caminho certo. Está correndo atrás e dando fruto”, declarou.

As peças para o desfile de amanhã ainda nem chegaram ao Rio, porque os últimos acabamentos estão sendo feitos em Campo Grande.

Concurso - O evento é um concurso promovido pela FCEM (Feiras, Congressos e Empreendimentos) de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul. O objetivo é reunir em um mesmo local, criação e produção de moda, além de aproximar o jovem estudante ao mercado de trabalho.

O tema deste ano é “majestades pantaneiras do mar interior”. Dos 67 pré-inscritos, apenas 10 estudantes do centro-oeste – sendo seis de Goiás, dois do Distrito Federal, um do Mato Grosso e um do Mato Grosso do Sul - foram selecionados para participar do concurso.

Looks de outros participantes. (Foto: Divulgação)
Looks de outros participantes. (Foto: Divulgação)

A proposta desta edição foi a de criações que passeiam pela fauna, flora, população, lendas, crendices, poesia, geografia e outras características do universo pantaneiro.

Modelagem, corte e todo o processo de produção, além da preparação para apresentação ficou por conta dos estudantes. O vencedor ganha uma viagem com todas as despesas pagas para a Expotextil Peru 2012. Além disso, vai desfilar como estilista convidado e receber uma licença avaliada em mais de R$ 21 mil.

O Brasil Fashion Designers envolve, além dos acadêmicos, profissionais instituições e indústrias. A primeira edição do concurso, em 2004, teve como tema “A Identidade Art Déco de Goiânia”.

Coleção "Kadiwéu: A arte de guerreiros" foi apresentada à universidade como Trabalho de Conclusão de Curso. (Foto: Divulgação)
Coleção "Kadiwéu: A arte de guerreiros" foi apresentada à universidade como Trabalho de Conclusão de Curso. (Foto: Divulgação)
Nos siga no Google Notícias