ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 31º

Moda

Profissional dá dicas para um make poderoso nas festas de fim de ano

Aline dos Santos | 22/12/2011 09:24

Prepare pincéis, base, blush, sombra e mãos à obra

Para a noite, dica é caprichar no olho preto. (Foto: João Garrigó)
Para a noite, dica é caprichar no olho preto. (Foto: João Garrigó)

Quer brilhar nas festas de fim de ano com um make poderoso como o da foto? Então prepare pincéis, base, blush, sombra e mãos à obra. O primeiro passo é limpar bem a pele do rosto.

“Sugiro o Leite de Colônia. Ele é adstringente, muito antigo e barato”, afirma a maquiadora Fernanda Amorim. Com auxílio de algodão, o produto deve ser aplicado em movimentos circulares. Limpa, a pele pede hidratação. A dica da profissional é usar protetor solar, desde que seja pouco oleoso.

O próximo passo é a aplicação da base. Para as peles maduras, o ideal é a versão líquida do cosmético, antecedido por um pré-base, também chamado de primer. De acordo com a maquiadora, o melhor resultado é obtido com a versão em pó da base. O produto custa em média R$ 74 e tem absorção mais rápida.

Outro ponto primordial é nunca aplicar os cosméticos com as mãos. “Em vez de espalhar, passar a mão no rosto vai retirando o produto. Fora que, às vezes, fica até a marca de digitais na face”, alerta.

A base deve ser passada em todo o rosto. Primeiro na testa, em direção ao couro cabeludo e têmporas. Depois na maçã do rosto e queixo. “É muito importante fazer uma boa correção da pele. As mulheres gostam de destacar os olhos, mas, um ‘olhão’ só dá mais destaque às imperfeições da pele”, ensina Fernanda.

Outra dica é não usar a base com a cor abaixo do tom do rosto. O cosmético deve ter a mesma tonalidade da pele ou um tom acima. “Nunca use uma base mais clara”, diz.

Mágica - Na próxima etapa, entra em cena o corretivo. Ele “apaga” olheiras, manchas, marcas de expressões e imperfeições da pele. O produto deve ser aplicado abaixo da olheira e espalhado para cima e para baixo. A intenção é não marcar ainda mais o defeitinho.

O cosmético é encontrado em sete cores. O amarelo vai para as olheiras enquanto a cor bege corrige imperfeições. Um dos pontos que também merece atenção é ao redor dos lábios, partindo dos cantos externo das narinas. O produto também “apaga” a boca. Que depois será refeita com contorno labial e batom.

Em seguida, o rosto ganha cobertura de pó compacto translúcido, que tem a vantagem de ser utilizado em diferentes tons de pele.

Batom rosado dá impressão de dentes mais brancos, afirma maquiadora. (Foto: João Garrigó)
Batom rosado dá impressão de dentes mais brancos, afirma maquiadora. (Foto: João Garrigó)

Este teu olhar – A maquiagem dos olhos começa com uma sombra bege recobrindo as pálpebras. A versão cintilante do cosmético garante mais evidência ao olhar.

O produto deve ser aplicado do canto interno para o externo. Em seguida, a sombra marrom é aplicada no côncavo do olho, de fora para dentro. Para achar o ponto de exato, basta levantar o queixo e passar o pincel na linha logo abaixo do osso da testa.

O próximo passo é usar lápis marrom para delinear. Os cílios ganham generosas camadas de rímel. Nas sobrancelhas, é passado sombra marrom, que corrige as imperfeições.

Para quem gosta de um visual mais básico, a maquiagem dos olhos termina por ai. A sugestão de make também é opção para o dia. Já um olhar marcado por sombra preta, exige um pouco mais de trabalho. O primeiro passo é escolher uma sombra com textura bem compacta.

O cosmético também deve ser aplicado na linha do côncavo, do canto externo até o meio e, posteriormente, esfumaçado. Em seguida, deve ser usada uma sombra clara na parte interna da pálpebra e rente a sobrancelha.

O contraste ilumina o olhar. Agora, é a vez do delineador líquido. A dica é retira o excesso do produto e aplicar. Desta forma, é possível controlar melhor a quantidade, reduzindo o risco de borrar.

Depois, o lápis preto (kajal) é aplicado na parte inferior, dentro e fora da linha d’água dos olhos. O próximo passo é aplicar sombra com glitter no centro das pálpebras.

A maquiadora Fernanda Amorim aconselha a usar cotonete para ir limpando os excessos. Caso, a pessoa ache que a sombra preta ficou muito escura, pode aplicar uma cintilante por cima para diminuir a intensidade da cor. O curvex finaliza o trabalho de turbinar o olhar.

Jogo de cores dá constraste entre as sombras e destacam os olhos. (Foto: João Garrigó)
Jogo de cores dá constraste entre as sombras e destacam os olhos. (Foto: João Garrigó)

Dicas – Na maquiagem mais básica, a boca ganha contorno de lápis e gloss. Para a noite, o gloss é trocado por batom. A dica é usar tons rosados.

“O batom rosa tem um pigmento azul, que deixa os dentes mais brancos”. Já o blush segue a seguinte regra: mais laranja para as pele brancas e tons mais rosados para morenas. O produto garante o ar de saúde ao rosto.

“Ao se maquiar, é importante saber o que você quer passar para as pessoas. Pode ser mais romântica, fashion. Você ressalta o que tem de melhor e esconde o que não gosta”, salienta a maquiadora.

Nos siga no Google Notícias