ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 20º

Sabor

Após 19 testes, chef cria lanche de sobá com sabor do caldo e do macarrão

O lanche leva fatias de lombo suíno, omelete e a cebolinha, além de creme com sabor do caldo e gengibre batido para acompanhar

Thailla Torres | 04/12/2019 08:06
Sobá Burger servido com lombo suíno, omelete, cebolinha e até gengibre batido. (Foto: César Bennett)
Sobá Burger servido com lombo suíno, omelete, cebolinha e até gengibre batido. (Foto: César Bennett)

Prato que fala muito do campo-grandense e da cultura nipônica centenária da região, o sobá é patrimônio que vive gerando inspirações por aí. Agora, uma versão inusitada ganhou nome e endereço. Uma lanchonete no Jardim TV Morena serve o “Sobá Burger”, lanche que traz sabor e ingredientes do menu tradicional na cidade.

O lanche é inspiração do chef de cozinha César Bennett que já foi dono de restaurante e levou a iguaria até para Brasília. Após assumir uma hamburgueria em Campo Grande e questionado se apostaria novamente na cidade, ele decidiu se reinventar.

“Havia uma limitação de espaço para deixar tudo à disposição e uma possível perda de produtos, por conta da validade das produções necessárias. Então resolvi criar uma forma de atender os clientes e divulgar o sobá de forma mais prática, assim nasceu o Sobá Burger”, conta.

O lanche une todos os sabores do sobá tradicional, garante. “Conseguimos passar toda a textura de um lanche tradicional, mas com o tempero e sabor da iguaria que está em todos os cantos da cidade”.

E a receita oficial não foi nada simples, César conta que testou muito. “Fizemos 19 testes”, diz. A criação do pão foi em parceria com a chef de cozinha Rô Oliveira, que até emprestou seu espaço para os testes. “Chegamos ao ponto de dar gosto de macarrão de sobá, sendo leve e em formato de pão de hambúrguer, com equilíbrio entre o seco e o líquido para dar crescimento e a textura que desejávamos”, explica.

Após o ponto do pão dar certo, o chef criou um creme que tem o gosto do caldo que aquece e dá sabor aos outros componentes do lanche. “Usando técnicas da cozinha francesa, criamos um creme com uma leve cor escura, mas com o sabor de todos os elementos do caldo de sobá”.

O lanche se completa com os outros itens do prato tradicional. No lugar do hambúrguer de carne moída, o sanduíche leva fatias de lombo suíno, omelete e a cebolinha. Para finalizar e garantir um “sobá completo” à mesa, o cliente pode saborear com gengibre batido.

Durante os testes com clientes que não sabiam da receita, o chef diz que foi surpreendido. “Teve gente que perguntou se era sobá, ou seja, deu certo”.

O lanche custa R$ 24,90 e começa a ser vendido hoje na Rua Santana, 1150 – Jardim TV Morena, a partir das 20 horas.

Curta o Lado B no Facebook e Instagram. 

Nos siga no Google Notícias