ACOMPANHE-NOS    
AGOSTO, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 21º

Sabor

Do “Caribéu” ao “Beijo do Cerrado”, Festival de Bonito vai ensinar 8 receitas

A participação nas oficinas é gratuita; confira a programação

Por Thailla Torres | 29/07/2022 09:59
O chef Paulo Machado escolheu um prato que representa muito a comida de inverno no Pantanal, o Caribéu.
O chef Paulo Machado escolheu um prato que representa muito a comida de inverno no Pantanal, o Caribéu.

A gastronomia regional estará presente nesta 21ª edição do Festival de Inverno de Bonito, que será realizado de 25 a 28 de agosto. Uma cozinha show será montada na Praça da Liberdade para abrigar as oficinas de gastronomia,

Programação - Nos dias 26/08 (sexta) e 27/08 (sábado), os chefs Edu Rajala, Sylvio Trujillo, Patrícia Ayres Marques, Leonardo Zonitta, Letícia Krause e Paulo Machado irão se revezar para ensinar a fazer receitas com sabor sul-mato-grossense, como Mojica de Pintado, Croqueta de Peixe e Carne Oreada em Especiarias Pantaneiras, Mandioca em Texturas, PANCs e Alho Negro, além de iguarias como Cheesecake de Tereré e Brownie da Floresta com Sorbet de Guavira.

A proposta do Cozinha Show tem como tema "Um mergulho no Imaginário", uma referência ao turismo sustentável, à biodiversidade e ao Patrimônio Cultural e Natural. Os pratos apresentados ao público terão ingredientes da culinária regional.

O chef bonitense Sylvio Trujillo vai apresentar a Mojica de Pintado, um prato muito tradicional de Mato Grosso do Sul por conta de ter suas raízes indígenas. Mojica, em Guarani, significa ‘engrossado’, seria algum cozido no caldo da mandioca para utilizar esse amido proveniente do caldo do cozimento da mandioca, para que ele fique um caldo consistente, engrossado. A receita original é basicamente pintado cozido no caldo da mandioca com urucum, pimenta dedo de moça e banana da terra e a própria mandioca em seu caldo.

O prato é uma releitura dessa receita, cada ingrediente é feito num processo de cozimento diferente, todos eles utilizando o caldo da mandioca, que é a matéria prima da receita.

O chef Paulo Machado escolheu um prato que representa muito a comida de inverno no Pantanal, o Caribéu, com a mandioca em três texturas diferentes, uma mais pastosa e outra mais crocante. Junto com isso, no prato, carne oreada em especiarias. É uma técnica que é patrimônio da cidade de Aquidauana, um processo de cura da carne bovina pantaneira, que é uma carne de animais que pastam, criados a campo, que têm um sabor mais forte, mais intenso da carne.

Se você é fã da gastronomia e gostaria de participar do Cozinha Show durante o festival, o evento é aberto ao público, gratuito, e não necessita de inscrição prévia. Confira abaixo a programação:

Sexta-feira- 26 de agosto

Chef Edu Rejala (Campo Grande/MS) e Associação Juliano Varela

  • Receita: O Beijo do Cerrado. O encontro da Bocaiúva com o Baru

Chef Sylvio Trujillo - Abrasel (Bonito/MS)

  • Receita: Mojica de Pintado

Chef Patrícia Ayres Marques - Docente SENAC (Campo Grande/MS)

  • Receita: Cheesecake de Tereré

Chef Leonardo Zornitta - Docente SENAC (Campo Grande/MS)

  • Receita: Pastelzinho de Pintado

Sábado - 27 de agosto

Chef Patrícia Ayres Marques - Docente SENAC (Campo Grande/MS)

  • Receita: Pirulito de Biscoito

Oficina Kids (25 crianças de 9 a 14 anos)

Chef Leticia Krause (Bonito/MS)

  • Receita: Brownie da Floresta com Sorvete de Guavira

Chef Leonardo Zornitta - Docente SENAC (Campo Grande/MS)

  • Receita: Croqueta de Peixe

Chef Paulo Machado - Sebrae  

  • Receita: Caribéu: Carne Oreada em Especiarias Pantaneiras, Mandioca em Texturas, PANCs e Alho Negro

Acompanhe o Lado B no Instagram @ladobcgoficial, Facebook e Twitter. Tem pauta para sugerir? Mande nas redes sociais ou no Direto das Ruas através do WhatsApp (67) 99669-9563 (chame aqui).

Nos siga no Google Notícias