A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sexta-feira, 23 de Agosto de 2019

28/06/2019 08:12

No tamanho e sabor, os extremos da cebola empanada na cidade

Lado B elegeu as cebolas do Make burgers e Rock & Ribs como as mais perfeitas da cidade

Danielle Valentim
Um ingrediente final é o “segredo” da steackhouse Rock & Ribs. (Foto: Kísie Ainoã)Um ingrediente final é o “segredo” da steackhouse Rock & Ribs. (Foto: Kísie Ainoã)

Os onions rings, os famosos anéis de cebola, integram a lista norte-americana de gordices internacionalmente conhecidas. Por aqui, também já virou aperitivo ou acompanhamento de carnes e lanches e está espalhada por hambuguerias, restaurantes e steakhouses. Mas se você só conhece a cebola que fez fama no Outback, esqueça. O Lado B elegeu dois extremos de tamanho e sabor na cidade, que parecem a perfeição em rodelas.

Especialista em waffles, sanduíches e muita fritura, a culinária americana costuma ser bastante calórica, mas a versão empanada, fritinha e crocante caiu no gosto até de quem não gosta de cebola.

Na Rock & Ribs Steakhouse, do Shopping Bosque dos Ipês, a cebola do tipo argentina chega à cozinha direto de uma estância de Campo Grande. O aperitivo surpreende quem chega pelo tamanho das rodelas, enormes, mas bem crocantes. Assim que cortadas, as rodelas vão direto para um líquido feito para a técnica “Frybatter”, que é um tipo de massa para empanar e fritar.

Assim que cortadas, as rodelas vão direto para um líquido feito para a técnica “Fry batter”. (Foto: Kísie Ainoã)Assim que cortadas, as rodelas vão direto para um líquido feito para a técnica “Fry batter”. (Foto: Kísie Ainoã)
O processo de empanamento é feito por duas vezes. (Foto: Kísie Ainoã)O processo de empanamento é feito por duas vezes. (Foto: Kísie Ainoã)
Os 20 anéis da porção são fritos de uma vez. (Foto: Kísie Ainoã)Os 20 anéis da porção são fritos de uma vez. (Foto: Kísie Ainoã)
Onions servidas como aperitivo em uma porção de 20 rodelas. (Foto: Paulo Francis)Onions servidas como aperitivo em uma porção de 20 rodelas. (Foto: Paulo Francis)

Muitos defendem que o processo de empanar não dispensa o leite, mas na steakhouse Rock & Ribs não funciona assim. A chef Thais de Lima Duarte, de 31 anos, que está à frente da cozinha há quatro meses abriu as portas do espaço para mostrar a preparação.

Publicitária, Thais se formou em gastronomia e é pós-graduada em gestão superior em gastronomia. Com experiência de outras steakhouses, ela explica que o segredo do aperitivo crocante e sequinho da Rock & Ribs está na forma de empanar.

Publicitária, Thais se formou em gastronomia e é pós-graduada em gestão superior em gastronomia. (Foto: Kísie Ainoã)Publicitária, Thais se formou em gastronomia e é pós-graduada em gestão superior em gastronomia. (Foto: Kísie Ainoã)

“As rodelas são mergulhadas na mistura de farinha, água, sal, fermento e um ingrediente que é o “segredo” da steackhouse Rock & Ribs. A temperatura para fritar é permanente entre 160 e 170 graus para que a cebola não queime. Ela cozinha e depois frita”, pontua.

No espaço, as onions rings são servidas como aperitivo em uma porção de 20 rodelas ou como acompanhamento de carne com seis unidades.

Thais ressalta que a mistura líquida para o empanamento deve ser usada nas primeiras duas horas. A acidez da cebola azeda o conteúdo.

O Lado B também foi à Make Burgers, onde as rodelas de cebola aparecem em versão bem menores, mas são tão sequinhas que também valem a indicação para quem gosta do petisco. O empresário Evandro Garcia Caramalac, de 30 anos, conta que o primeiro segredo da hamburgueria está na seleção do fornecedores da cebola.

Na Make Burgers, as onios rings acompanham o combo de hambúrguer. (Foto: Paulo Francis)Na Make Burgers, as onios rings acompanham o combo de hambúrguer. (Foto: Paulo Francis)

Com qualidade escolhida exclusivamente por Evandro, as onios rings mantêm o padrão do processo de empadamento à fritura. “O cuidado na fritura é muito grande, principalmente com o tipo do produto que será utilizado. Nós trabalhamos com a gordura vegetal hidrogenada”.

Outro truque da hamburgueria é a constância da temperatura em 200 graus.“O maior erro da galera é encher a fritadeira de produtos. Quando se coloca muitos itens para fritar a temperatura baixa. Se não tiver um equipamento eficiente e robusto para alto volume, a próxima leva perde qualidade”, garante.

“O cuidado na fritura é muito grande, principalmente com o tipo do produto que será utilizado. Nós trabalhamos com a gordura vegetal hidrogenada”, diz Evandro. (Foto: Paulo Grancis)“O cuidado na fritura é muito grande, principalmente com o tipo do produto que será utilizado. Nós trabalhamos com a gordura vegetal hidrogenada”, diz Evandro. (Foto: Paulo Grancis)

Diferente do Rock & Ribs, a cebola é entregue pré-processada para se manter padrão e o tamanho dos aneizinhos chamam a atenção. Segundo Evandro, uma produção totalmente artesanal poderia oscilar a qualidade. Na Make Burgers, as onios rings acompanham o combo de hambúrguer.

Para quem quiser conhecer o Make Burgers fica na Rua da Paz, 410, esquina com a rua Rio Grande do Sul. O horário de funcionamento é a partir das 18h.

Curiosidade - O aperitivo teria sido criado acidentalmente, nos anos 30 pelo norte-americano Royce Hailey, mesmo criador do sistema "drive-thru" nos Estados Unidos. Ele teria deixado cair algumas rodelas de cebola em uma tigela com farinha e depois jogado no óleo. O resultado é o petisco sucesso quase 90 anos depois. 

E você, tem uma preferida na cidade?

Curta o Lado B no Facebook e Instagram.

imagem transparente

Classificados


Copyright © 2019 - Campo Grande News - Todos os direitos reservados.