ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
AGOSTO, TERÇA  25    CAMPO GRANDE 23º

Sabor

Quer um pedaço do bolo gigante? Veja como será a distribuição

Produzido em 20 dias, ele terá massa chiffon e recheio de doce de leite para celebrar os 127 anos da Capital

Por Amanda Ferreira | 25/08/2026 18:13

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

O Senac MS preparou um bolo de 32 metros para celebrar os 127 anos de Campo Grande, com recheio de doce de leite e massa chiffon. A produção envolveu professores e alunos ao longo de 20 dias e 160 horas de trabalho. O bolo será distribuído gratuitamente após o desfile cívico do dia 26 de agosto, no trecho entre a Avenida Calógeras e a Rua 14 de Julho. Aproximadamente 2.500 pedaços serão servidos à população.



Quer um pedaço do bolo gigante? Veja como será a distribuição
Equipe de docentes e dicentes levou duas semanas para preprar o bolo de aniversário da cidade (Foto: Paulo Francis)

Em celebração aos 127 anos de Campo Grande, o Senac MS realizou nesta terça-feira uma coletiva de imprensa acompanhada de degustação do bolo comemorativo que será oferecido à população. O encontro reúne professores e alunos envolvidos na produção, além de Juliano Wertheimer, presidente do Sistema Comércio, e Roberta Francis, gerente do Senac de Gastronomia.

Na ocasião, foram apresentados detalhes da receita, do processo de produção e da complexa logística necessária para levar à cidade um bolo de dimensões especiais, preparado como parte das comemorações do aniversário da Capital.

Quer um pedaço do bolo gigante? Veja como será a distribuição
O bolo será servido em pratinhos e com garfinhos, além do suporte da Solurb. (Foto: Paulo Francis)

A produção do bolo comemorativo envolveu uma verdadeira força-tarefa ao longo de 20 dias, totalizando cerca de 160 horas de trabalho. Alunos e professores se revezaram em diferentes horários, incluindo períodos à tarde e à noite, para dar conta de todas as etapas da produção. A organização exigiu um cronograma detalhado, com a participação da equipe técnica e a distribuição dos estudantes por turnos, conciliando a preparação do bolo com as demais atividades desenvolvidas pelos professores, que também atuam em consultorias, na carreta-escola e em outros projetos do Senac.

Logística - Logística - Levar o bolo até a população também exigiu uma operação especial. As 18 letras que formam a produção foram montadas nas cozinhas didáticas e transportadas pelo elevador até um único caminhão frigorífico, previamente higienizado e preparado pela equipe de nutrição para manter a temperatura adequada durante o trajeto.

Para receber a população, o bolo de 32 metros será montado no trecho entre as ruas Calógeras e 14 de Julho, em frente ao Banco Bradesco, ocupando praticamente metade da quadra. O caminhão frigorífico deixará o Senac por volta das 7h e a previsão é de que chegue ao local entre 7h30 e 8h, quando a equipe técnica do Senac dará início aos trabalhos de organização e montagem da estrutura para que tudo esteja preparado para a chegada do público.

Quer um pedaço do bolo gigante? Veja como será a distribuição
Escrita  Com o restante da massa que não for utilizado na composição das letras do bolo, serão preparados potes para degustação e distribuição à população. (Foto: Paulo Francis)

A previsão é que entre 9h30 e 10h as letras sejam retiradas do caminhão e organizadas nas mesas, para que o bolo esteja completamente montado até aproximadamente 10h30. A estratégia busca reduzir o tempo de exposição, preservar a qualidade do alimento e garantir que a produção esteja pronta para o corte e o tradicional parabéns para Campo Grande.

O caminhão, originalmente destinado ao transporte de sorvetes, recebeu todas as partes do bolo, acomodadas em duas etapas: cerca de 10 letras na parte inferior e outras 8 na parte superior. Ao todo, serão distribuídos aproximadamente 2.500 pedaços, com cerca de 100 gramas cada, servidos em pratinhos, colheres e garfinhos sustentáveis. O restante do bolo que sobrar e não for usado na composição das letras será distribuído em potes para a população.

Quer um pedaço do bolo gigante? Veja como será a distribuição
Caminhão que será encarregado de transportar as letras dos bolos de Campo Grande (Foto: Paulo Francis)

Após o encerramento do desfile, a programação segue com uma celebração especial para a população. A dispersão acontece nas proximidades das ruas 15 de Novembro e 26 de Agosto e, na sequência, será realizada uma fala antes da chegada do bolo, quando autoridades, professores, alunos e o público serão convidados a cantar parabéns para Campo Grande.

Próximo aos 32 metros de bolo, um pequeno palco será montado para receber as autoridades e acompanhar a confraternização, enquanto a população poderá se aproximar para degustar o pedaço da produção preparada especialmente para comemorar os 127 anos da Capital.

Para organizar a chegada do público e garantir a segurança durante a celebração, será montada uma estrutura de contenção de filas próxima ao palco, com apoio da Guarda Municipal, Polícia Militar, brigadistas e equipe de segurança do evento. Haverá uma fila exclusiva para pessoas com prioridade, como idosos e cadeirantes, e outra destinada ao público em geral.

Em cada uma das 18 letras do bolo, cinco pessoas estarão envolvidas no atendimento; duas responsáveis pelo corte e três pela distribuição. A entrega acontecerá somente ao final da fila, evitando que o público precise retornar ao mesmo ponto e garantindo maior fluidez.

Quer um pedaço do bolo gigante? Veja como será a distribuição
A receita do bolo foi desenvolvida pelos professores do Senac Gastronomia e executada por professores e alunos da instituição (Foto: Paulo Francis)

Receita do bolo - O bolo preparado pelo Senac foi pensado para ter uma textura leve e macia, com recheio de doce de leite.A escolha do recheio também levou em consideração a conservação do alimento.

“Ele é um bolo muito leve, macio. Essa é a proposta do bolo. O recheio dele é de doce de leite. Muitas pessoas perguntam: mas por que vocês não colocaram frutas? As frutas são muito mais perecíveis. Então, o doce de leite dura mais tempo e nós podemos garantir uma qualidade e uma segurança melhor para o bolo”, contou Roberta.

A receita foi desenvolvida pelos docentes do Senac, que avaliaram diferentes possibilidades antes de definir a massa chiffon como base da produção. A partir da definição da receita, os alunos passaram a participar de todas as etapas, acompanhando o processo desde a ficha técnica até a execução.

“Quando as docentes se reuniram para fazer a ficha técnica, a receita desse bolo, elas determinaram que poderiam ter feito um pão de ló ou outro tipo de bolo, mas a massa escolhida foi a chiffon pela praticidade e leveza dessa massa.“Apesar de ser feito por mãos humanas, é um trabalho industrial, digamos assim, que a gente preparava”, afirmou Roberta.

O bolo dos 127 anos de Campo Grande será distribuído gratuitamente no dia 26 de agosto, depois do desfile cívico, no trecho entre a Avenida Calógeras e a Rua 14 de Julho, em frente ao Banco Bradesco.

Acompanhe o Lado B no Instagram @ladobcgoficial, Facebook e X. Tem pauta para sugerir? Mande nas redes sociais ou no Direto das Ruas através do WhatsApp (67) 99669-9563 (chame aqui).

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para entrar na lista VIP do Campo Grande News.