ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 31º

Sabor

Sardinhada incrementa menu com linguiça portuguesa e segredos no preparo

Festa tradicional da Colônia Portuguesa será realizada neste domingo (6)

Thailla Torres | 02/10/2019 07:55
Linguiça especial é preparada à moda portuguesa. (Foto: André Patroni)
Linguiça especial é preparada à moda portuguesa. (Foto: André Patroni)
Sardinhada é festa tradicional há 16 anos. (Foto: André Patroni)
Sardinhada é festa tradicional há 16 anos. (Foto: André Patroni)

Neste ano o Clube Estoril completa 90 anos. Para manter vivas as tradições portuguesas, em Campo Grande, a Associação Luso Brasileira não abre mãos das tradicionais festas que envolvem toda colônia. Neste próximo domingo (6), a expectativa é reunir amigos para a tradicional “Sardinhada”.

Essa é a 16ª edição da festa que acontece anualmente com mais de 450 kg de sardinha para alimentar os convidados. Neste ano, o cardápio é incrementado com as linguiças portuguesas que estão sendo preparadas desde o início da semana em um processo 100% artesanal.

A linguiça que será vendida em porções para consumo no local e também na opção embalada a vácuo no azeite para ser levada pra casa, começou a ser feita uma semana antes.

Defumação é feita no próprio clube. (Foto: André Patroni)
Defumação é feita no próprio clube. (Foto: André Patroni)
Linguiça será servida no fim de semana. (Foto: André Patroni)
Linguiça será servida no fim de semana. (Foto: André Patroni)

Aproximadamente 150 quilos de pernil de porco foram cortados, temperados e rechearam as 300 peças de linguiça, que após descansar passaram nesta terça-feira (1˚) para etapa da defumação. “Utilizamos lenha de angico. Agora as peças ficarão defumando por seis, sete horas, em uma temperatura constante de 70 graus” explica Mário Nelson, um dos responsáveis pelo preparo. Um dos segredos do sabor, segundo ele, é que, quando a lenha esta bem acesa é acrescentada peças de madeira molhadas com suco de pêssego.

As sardinhas devem chegar nesta quinta-feira, para serem limpas na sexta. Os pimentões serão fatiados e assados no sábado, tudo para que no domingo o almoço esteja do jeitinho português.

Além da sardinha e seus acompanhamentos, a organização venderá as linguiças e parceiros ofertarão de doces tradicionais portugueses a produtos importados de Portugal, como pimenta, vinho e azeite.

Primeira mulher a presidir a associação, Maria de Fátima Corado Gabriel, não esconde a emoção na hora dos preparos. “Essa festa é muito importante para nossa colônia. É a oportunidade de estar divulgando para toda sociedade campo-grandense a cultura portuguesa. E o mais importante: reunir amigos e aproximar familiares e portugueses”.

Ele conta que cresceu dentro da associação e, hoje, ser a primeira mulher na presidência tem peso. “É uma conquista e um orgulho. Tenho muita satisfação em lutar para manter viva nossas tradições e eu espero chegar ao 100 anos do clube como também na presidência”, diz.

O evento será no domingo (6), no Clube Estoril, a partir das 12h. O valor do convite é R$ 25,00. Informações pelo telefone 3312 0400.

Curta o Lado B no Facebook e Instagram.

Equipe já prepara a decoração. (Foto: André Patroni)
Equipe já prepara a decoração. (Foto: André Patroni)
Nos siga no Google Notícias