ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 19º

Sabor

Sorveteiro mais antigo de Três Lagoas preserva máquina e sabor dos velhos tempos

Anny Malagolini | 29/12/2013 07:01
Máquina "perdida" no meio de vários objetos, mas a mesinha azul continua como velha companheira (Foto: Elenilda Merlo)
Máquina "perdida" no meio de vários objetos, mas a mesinha azul continua como velha companheira (Foto: Elenilda Merlo)

Em Três Lagoas, a máquina de sorvetes feito com suco em pó, ainda funciona e faz o tradicional tipo americano, com gosto da infância de anos atrás. Mas o que era popular, hoje divide o espaço em uma loja de antenas e atrai pouca freguesia.

Joaquim de Moraes, de 79 anos, lembra que comprou a máquina, a primeira da cidade e uma novidade na época, e se instalou na praça principal, por mais de 20 anos. “Comprei para ver se dava certo, era moderno”.

Três Lagoas cresceu, virou o município de maior potencial de desenvolvimento no Estado, graças as indústrias, e Joaquim acompanhou tudo, tanto o lado bom, quanto o ruim.

Ele vende agora para gente que deixou a cidade há muitos anos para buscar uma oportunidade em locais maiores, como Campo Grande e municípios de cidades do lado de São Paulo, que fazem divisa com Mato Grosso do Sul.

Com o tempo, o negócio passou a render quase nada e ficou só o romantismo de quem volta a se lembrar da pequena cidade quando passa e vê seo Joaquim.

Com problemas de reumatismo, há dez anos ele divide a tarefa. Nas horas vagas, quem vende o sorvete é o filho. Como a procura é pouco, ele consegue administrar as vendas. “São poucos fregueses, é coisa antiga, 'os modernos' não gostam muito", explica.

E por curiosidade, o sorveteiro mais antigo da cidade não toma sorvete ” Não tomo há anos, me faz mal tomar gelado”, justifica.

Agora, a máquina faz duas opções de sorvete, morango e uva. O sorvete é feito com gelatina e com suco em pó, que fica depositado em uma garrafa ao lado da máquina. Os sorvetes custam R$ 1,50 e R$ 2,00.

Outra diferença, segundo Joaquim, é que o sorvete tipo americano é menos gelado e derrete mais rápido. “Quem gosta vem de longe comprar”, afirma.

E apesar de praticamente aposentado do ofício, ele diz que a máquina ainda vai trabalhar, e que vender o aprelho não é uma opção.

A loja fica ao lado do Pronto Atendimento Médico da cidade.

.

Sorvete hoje vai no copinho descartável mesmo (Foto: Elenilda Merlo)
Sorvete hoje vai no copinho descartável mesmo (Foto: Elenilda Merlo)
Nos siga no Google Notícias