ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, DOMINGO  28    CAMPO GRANDE 31º

Lado Rural

Associações de criadores já podem se cadastrar no programa Precoce MS

Associação deverá dispor de equipe técnica qualificada para auditar e validar o processo de produção

Por José Roberto dos Santos | 07/02/2024 10:27
Rebanho de novilho precoce da raça nelore, criado a pasto em MS. (Foto: Divulgação/Semadesc)
Rebanho de novilho precoce da raça nelore, criado a pasto em MS. (Foto: Divulgação/Semadesc)

A Semadesc (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação) abriu credenciamento para que organizações associativas de criadores interessadas em participar do Programa Precoce MS façam seu cadastro. Para isso, as instituições deverão atentar-se quanto aos requisitos e documentação necessários que estão estabelecidos em resolução da Semadesc em conjunto com a Secretaria de Fazenda de MS.

A resolução prevê que as organizações e associações devem cumprir os seguintes requisitos:  trabalhar com grupos de produtores rurais adotando alianças mercadológicas para o comércio da carne e seus produtos, requisito comprovado mediante a apresentação do estatuto e/ou regimento da organização/associação; possuir um protocolo de produção, adotado por estabelecimento rural, similar ao “Protocolo Precoce em Conformidade”, vigente e registrado na CNA (Confederação Nacional da Agricultura e Pecuária do Brasil), avaliado e reconhecido pela Semadesc de acordo com a compatibilidade dos critérios técnicos, requisito comprovado mediante a apresentação do Protocolo de Produção da organização/associação

A associação deverá dispor de equipe técnica qualificada para auditar e validar o nível de conformidade do “Protocolo Precoce em Conformidade”, nos estabelecimentos rurais solicitantes, requisito comprovado mediante a apresentação da composição do seu quadro técnico, com suas respectivas habilitações e capacitações e dispor de software que contemple todos os procedimentos de controle e gestão das atividades relacionadas ao protocolo executado nos estabelecimentos rurais.

Os requisitos deverão ser comprovados à Semadesc, em periodicidade semestral, após o credenciamento da organização/associação, por meio da apresentação de uma série de documentos e certidões.

Bovinos classificados como novilho precoce são abatidos em frigorífico de MS; produção já representa 40% dos abates da pecuária. (Foto: Arquivo/Semadesc)
Bovinos classificados como novilho precoce são abatidos em frigorífico de MS; produção já representa 40% dos abates da pecuária. (Foto: Arquivo/Semadesc)

Programa já representa 40% dos abates em MS

O Programa Precoce/MS que busca valorizar a produção de animais com qualidade de carcaça superior e uso de boas práticas agropecuárias, fechou 2023 com aumento no volume de gado abatido e ganhos de eficiência na pecuária estadual. No ano passado, segundo dados da Coordenação de Pecuária da Semadesc o abate dentro do programa ficou em 1.395.610 animais, com 46.923 bovinos a mais em relação a 2022, ou alta de 3,4%.

O total de bovinos abatidos em todo o ano passado ficou em 3.523.827 reses, sendo 3.452.310 cabeças processadas em frigorífico dentro do MS. Considerado o número de animais abatidos no Programa, o índice de abate de precoces ficou em 40,4% deste montante.

Já os produtores rurais tiveram quase R$ 117 milhões de incentivos pagos no ano passado. O Precoce MS conta hoje com 969 profissionais responsáveis técnicos habilitados; 3.557 estabelecimentos rurais cadastrados e 26 frigoríficos credenciados.

Nos siga no Google Notícias