ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SÁBADO  27    CAMPO GRANDE 33º

Lado Rural

MS registra o maior crescimento do PIB do agro entre os estados brasileiros

Levantamento do BB indica que PIB da indústria avançou 1,1% e, no setor de serviços o crescimento foi de 4,3%

Por José Roberto dos Santos | 04/03/2024 12:50
Colheita da soja em propriedade rural de MS; no ano passado os bons preços da oleaginosa garantiram faturamento recorde. (Foto: Divulgação/Semadesc)
Colheita da soja em propriedade rural de MS; no ano passado os bons preços da oleaginosa garantiram faturamento recorde. (Foto: Divulgação/Semadesc)

O PIB (Produto Interno Bruto) do agronegócio de Mato Grosso do Sul teve o maior crescimento entre os estados brasileiros no ano passado, com taxa de 32%. O resultado coloca o MS a frente do Tocantins (25,6%) o Mato Grosso (23,5%) e o Paraná (22,9%). Os dados são da Resenha Regional do Banco do Brasil que faz o acompanhamento dos indicadores econômicos dos estados, divulgados nesta segunda-feira, 4, através de nota técnica da Semadesc (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação.

 “A liderança de Mato Grosso do Sul na geração de riquezas no agronegócio reflete a política robusta de apoio às cadeias produtivas do setor amplamente defendida pelo Governo do Estado. Com ações consistentes, incentivos fiscais e linhas de crédito oferecidas por meio do FCO (Fundo Constitucional do Centro-Oeste) a produção agropecuária continua em evolução e abrindo novas perspectivas em trabalho e sustentabilidade no Estado”, destacou o secretário  da Semadesc, Jaime Verruck.

Já no PIB da Indústria, MS avançou em 1,1%, no setor de Serviços 4,3% e, no total crescimento de 8,4% no PIB, segundo o levantamento do Banco do Brasil.

Em termos de participação nas riquezas, MS teve presença em 7,6% da agropecuária nacional, com destaque para a soja com 7,2%, no milho de 12,3% e no algodão de 1,8%.

Para 2024, mesmo com a estiagem no ano passado, o Estado mantém a estimativa de uma safra de soja 6,5% maior em relação ao ciclo passado (2022/2023), atingindo a área de 4,265 milhões de hectares. A produtividade estimada é de 54 sacas por hectare, o que deve gerar uma expectativa de produção de 13,818 milhões de toneladas.

Nos siga no Google Notícias